Vista sua casa com patchwork

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Técnica combina estampas e tecidos

O tecido atravessa a história da humanidade cumprindo diversas funções além da simples cobertura do corpo. Importante na afirmação da identidade cultural e status social, o tecido também é utilizado para enfeitar ambientes desde a invenção do tapete no século 16.

Dentre as práticas têxteis, uma se destacou nos Estados Unidos pela colagem de retalhos através da técnica de acolchoamento ou quilting. O patchwork foi a solução encontrada pelas costureiras em momentos de crise econômica para evitar o desperdício de tecidos e teve seu processo de confecção acelerado e disseminado com o advento da máquina de costura.

A absorção do patchwork pelos profissionais de decoração consolidou uma tendência que une a alegria das cores à economia. Ciça Mora, artista têxtil curadora da exposição "Tecidos: impressões e expressões" da quinta edição do Brazil Patchwork Show (05 a 08 de abril de 2011, em São Paulo), observa que a técnica está em alta por conta do paradigma de sustentabilidade que predomina na sociedade. "Todo reaproveitamento, reutilização e reciclagem são bem-vindos. E quando se faz agregando beleza e o uso utilitário, isso adquire força", ressalta.

Embora mantenha sua essência, o patchwork é constantemente repaginado e enriquecido com novos materiais e efeitos finais, o que permite a especialização do profissional e a exclusividade do artista. Ciça reforça a liberdade de criação de quem trabalha com a técnica para combinar quaisquer tecidos. "O artista têxtil usa de tudo. Mistura tecido couro, fios diversos, metais, pedras, tintas e até papel", explica.

Quadros de parede, revestimentos de sofás e poltronas, cortinas, toalhas e tapetes fazem parte do rol de maneiras de aplicar o patchwork em casa. Na próxima página, veja como o patchwork pode colorir e personalizar os ambientes da sua casa. Os preços devem ser consultados junto à loja ou fabricante.

Patchwork em móveis, paredes e objetos decorativos

Com design assinado pelo designer gráfico, cenógrafo e artista plástico Mutza, a chaise C-104 reúne cores e estampas que refletem as tendências da moda. As almofadas do encosto apresentam diferentes inclinações, umas maiores do que as outras e em alturas diferentes. Os pés em madeira cedro são torneados em estilo colonial mineiro, com detalhes pintados à mão em dourado e vermelho. E, para completar, um cordão na cor preta contorna toda a estrutura do sofá.

 Linha de azulejos

A linha de azulejos Kit Colors da Pavão Revestimentos explora o conceito cromático do patchwork. Desenhadas pela designer gráfico Carine Canavesi, as estampas lembram uma colcha de retalhos e podem ser combinadas de acordo com o gosto do cliente. O kit de um metro contém 50 peças.

 Objetos revestidos com patchwork

O patchwork pode revitalizar um cantinho esquecido da cozinha. A artesã Ignêz Bordados decorou as prateleiras à esquerda com frutas e galinhas confeccionadas com enchimento e tecido, e toalhas com apliques de abóboras. À direita, almofada trabalhada em patchwork e quilt pela artesã Doris Teixeira.

 Guarda-sol e almofada

Esse guarda-sol indiano feito à mão da By Kamy tem design marcante composto por uma miscelânea de cores e estampas. O tecido Suzani tem base de algodão com diversos trabalhos bordados com características tribais. À direita, a almofada da Tecdec contrasta duas estampas.

Papéis de parede também podem levar cor e criatividade a sua casa. Saiba como usá-los.

Tags:

Comentários


  • 18 de março de 2011 às 00:00
    olá!
    preciso da sua ajuda... minha sala é pequena, pintei uma parede de vermelho e as outras de branca...na parede vermelha coloquei o home teatcher todo branco... na outra parede branca, coloquei um sofá de 3 lugares de tecido preto c/ almofadas soltas e na lateral coloquei uma cadeira decorativa vermelha... gostaria de saber que cor de cortina devo colocar? se possivel me envie modelos, pois a janela fica em frente ao sofá, e a cor do tapete?... por favor aguardo anciosa por sua resposta....obrigada e bjusssss
  • 9 de abril de 2011 às 00:00
    Linda a colcha de patchwork, mas gostaria de ver fotos e vídeos da 5ª feira de patchwork no Rio, pois moro no interior de SP, e o Rogério Chiaravalli do programa Arte Brasil que não perco um dia, qdo não consigo assisti-lo a tarde vejo pela manhã ou pelo site...www.programaartebrasil.com.br, ele faz propaganda e como não posso ir, procuro fotos do evento e vídeos com ele.
    Obrigada pela atenção
Ir para o topo