Você sabe qual é a distância correta entre o sofá e a TV?

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Veja o que dizem médicos e fabricantes de televisão

Não adianta investir em uma televisão grande se a sala de estar de sua casa não permitir que entre ela e sofá seja mantida a distância mínima indicada pelos fabricantes. Segundo Kairós Nunes, responsável pelo marketing técnico da divisão de televisores da Philips Brasil, ficar perto demais da tela, independente se aparelho é fabricado com tecnologias como LED, LCD, plasma e alta definição, acaba fazendo com que o telespectador perceba durante a transmissão falhas e defeitos da imagem.

Kairós explica que hoje as novas tecnologias permitem que as pessoas sentem-se mais próximas da televisão. Isso é possível porque os pixels que formam a imagem nos aparelhos de tubo são maiores do que aqueles das televisões de alta definição, por isso, no caso de televisores antigos, os telespectadores precisam ficar mais distantes para que os pixels não sejam percebidos. "Hoje em dia é difícil ver o pixel, mas defeitos de imagens são recorrentes, como no caso de filmes que foram feitos em película e digitalizados", destaca Kairós.

Antonio Miadaira, analista de produto da Panasonic do Brasil, também ressalta que a proximidade entre telespectador e tela pôde aumentar pela maior da velocidade de atualização do painel. "O cansaço visual é muito reduzido e não há necessidade de forçar a visão", menciona. Na página a seguir veja como calcular a distância ideal entre sofá e TV.

Como calcular a distância

Existem duas maneiras de calcular qual a distância é preciso deixar entre a televisão e o sofá e ambas envolvem o tamanho da tela. A fórmula mais conhecida é a seguinte: número de polegadas x 2,5 x 3,5. Assim, uma TV de 32 polegadas deveria ser colocada a 2,8 metros do sofá.

Ao multiplicar as polegadas por 2,5 você vai descobrir quanto, em centímetros, mede a diagonal da tela, que é o parâmetro usado para definir a distância (uma polegada corresponde a 2,5 cm). Essa medida precisa ser multiplicada por algo entre 2 e 4 para se chegar a distância ideal. Usa-se entre 2 e 4 porque existem variantes para o cálculo, por exemplo o grau de definição e o formato da tela. O valor mais utilizado é o de 3,5.

Outra maneira é medir com uma régua qual é a altura da sua televisão em centímetros e multiplicar esse número por uma valor entre 4 e 6. Por exemplo, uma Tv de 32 polegadas costuma ter 49 cm de altura e por isso precisa ficar no mínimo dois metros e no máximo três distante do sofá.

Para Antonio Miadaira, da Panasonic do Brasil, os dois tipos de cálculos podem ser usados tanto televisões de alta definição quanto para as de tubo. Kairós Nunes da Philips Brasil, afirma que o cálculo baseado na altura da televisão é mais preciso para os aparelhos com tecnologias recentes. Na próxima página, leia qual a distância ideal na opinião dos médicos.

Saúde dos olhos

Do ponto de vista médico, a distância ideal entre a pessoa e a televisão é aquela na qual o telespectador tem em seu campo de visão toda a extensão da tela, sem que haja a necessidade de mexer os olhos ou o pescoço de um lado para o outro para enxergar as extremidades. O oftalmologista Wilmar Silvino, do Hospital Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, explica que isso pode ocorrer mesmo quando a pessoa está à distância de um braço esticado da televisão.

Pode parecer perto demais para você, mas Wilmar e o oftalmologista Leonardo Gontijo, diretor da clínica Oftalmológica Laser e assistente da Clínica de Olhos da Santa Casa de Belo Horizonte (MG), afirmam que a crença de que ver televisão perto demais da tela causa prejuízos à visão é um mito. Ambos destacam que a proximidade da tela causa desconforto, mas não danos de maior extensão ou problemas permanentes.

"O que ocorre é que ao ver televisão de perto a pessoa pisca menos vezes do que o normal e isso leva à secura das lágrimas, fazendo com que as pessoas tenham a sensação de ardência nos olhos e por isso acham que os raios da tela da televisão estão 'queimando' os olhos", observa Wilmar Silvino. O médico ressalta que esse efeito termina quando a pessoa sai de frente da tela por alguns minutos, por isso ele recomenda que não se passe mais de uma hora e meia vendo TV sem pausas.

Leonardo Gontijo comenta que nem as crianças têm o funcionamento da visão afetado por ficar muito perto da televisão. Segundo ele, até a sensação de desconforto é menor para elas, já que suportam mais a proximidade com a tela devido ao fato de a capacidade de seu músculo ocular se adaptar para fazer a convergência da luz é ainda maior do que em adultos.

Leia também sobre como escolher o melhor sofá para sua sala.

Tags:

Comentários


  • 2 de abril de 2012 às 00:00
    A utilizdade da materia era informar e ensinar o leitor a calcular a sua situacao em casa.Infelizmente o Ig nem se preocupou testar a formula apresentada, que pelo exemplo das 32 polegadas, esta errada.Mais uma materia para fingir que informa.
  • 2 de abril de 2012 às 00:00
    E tem mais estou com a SKY e ao mesmo tempo com a mesma distançia da patroa ah ah ha ha ha ha ha ha.
  • 2 de abril de 2012 às 00:00
    Eu não sabia e tem mais eu estou a uma distançia boa da tv da sala porque me encontro no quarto onde tem outra televisão ai esse estudo é a mesma coisa pra quem esta deitado ha ha ha ha ha ha.
  • 2 de abril de 2012 às 00:00
    Para nooooooooooooooooooooooooooooossa alegria...
  • 2 de abril de 2012 às 00:00
    oi
    para seu conhecimento
  • 2 de abril de 2012 às 00:00
    Esta informação foi muito util pra quem oque é longe é oque é perto ....TV com tubos de raios catodicos distancia minima 3mts nos tVs atuais tem que se manter as mesmas distancia minima...sem esta a qualidade da imagem é pessima..
  • 2 de abril de 2012 às 00:00
    hahhaaha!! Em muitos apartamentos, geralmente, essa distância não chega a 1 metro!!
  • 2 de abril de 2012 às 00:00
    nossa uma empresa grande como o uol deveria ampliar mais esse assunto de saude e para mulher tambem. voçes sao 10000.
  • 2 de abril de 2012 às 00:00
    e muito bom savber disso o uol deveria ampiar mais esse assunto de saude e mulher.
  • 3 de abril de 2012 às 00:00
    Essas medidas estão OK para uma TV antiga. Para TVs de alta definição as distâncias precisam ser menores, do contrário não se aproveita a alta definição.
  • 4 de abril de 2012 às 00:00
    Depende imagine que voçe brigou com a veinha e com isso ela não fez o rango e pra ajudar a sua tv passa propaganda do mec donaudis e tenho certeza que essa diatançia se encurta bastante to certo ou to errado me ajuda ai o .
  • 5 de abril de 2012 às 00:00
    EW voçe ja imaginou né eu bem la no meio parecendo o ronand golias com o bunezinho virado gritando euclides olha eu aqui.
  • 5 de abril de 2012 às 00:00
    O meu amigo voçe gostou da propaganda que fiz com piadinha acoplada e multipla entre a distançia da tv da esposa que é uma fera e junção da SKY é isso ai quanto mais união mais força o deixa eu te falar uma coisa meu sogro e minha sogra tiveram 14 filhos ja os avos da minha esposa 21 ja o alemão e a africana la de jacarei eu não fiquei sabendo só sei que com ceeteza não tiveram televisão ou não perderam esse tempo que dira SKY essa distançia causou uma multiplicação não é engraçado.
  • 24 de julho de 2012 às 00:00
    Parabéns pelo estudo e desenvolvimento do metodo de calculo rápido. Me ajudou muito a definir o que eu precisava.
  • 29 de setembro de 2012 às 00:00
    se la entende pareçe que não sei ve direito ai voçe me complica a distançia entre o que pra que não sei po a incronha não sai da frente ha ha h ah ah ah aha.
  • 3 de fevereiro de 2013 às 00:00
    Matéria toda errada. É impressionante. Cada um escreve uma besteira diferente. A fórmula está errada.
  • 6 de abril de 2013 às 00:00
    polegadas x 2,5 x 3,5

    Por que não polegadas x 8,75?
Ir para o topo