13 dicas para receber hóspedes de forma impecável

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Olá, pessoal! Eu sei que a chegada de um familiar ou amigo que vai passar alguns dias em nossa casa pode gerar ansiedade e até estresse. Vai dar tudo certo? A pessoa vai se adaptar à rotina da casa? Será que ela vai se sentir à vontade?

Bem, só o convínio no dia a dia trará a resposta de algumas questões. Mas uma delas eu sei responder: sim, seu hóspede ficará muito à vontade se você seguir essas treze dicas de organização para receber visitantes em casa de forma impecável. Algumas são fundamentais, outras são mimos que deixarão a pessoa encantada. Inclusive há o risco de ela não querer mais ir embora, ou fazer muita propaganda positiva, transformando sua casa num point, rs. Mas falando sério, vamos às dicas!

Deixe uma chave reserva para que seu hóspede sinta-se à vontade

Mariana Raphael/BBel

Deixe uma chave reserva para que seu hóspede sinta-se à vontade

Mariana Raphael/BBel

1 - Caso você não tenha chaves extras da(s) entrada(s) da residência, faça uma cópia para deixar com seu hóspede. Assim ele não dependerá de você para entrar e sair de casa, e ficará mais à vontade.

2 - Deixe o hóspede localizado no espaço, assim que ele chegar. Se a sua cidade tem vocação turística, disponibilize um guia e um mapinha para ele. Mostre onde é sua casa e onde ficam os principais pontos de visitação. Uma medida simples para evitar que ele se perca na hora de voltar para casa é imprimir um cartãozinho com o endereço e os pontos de referência do local. Assim, se ele tiver dúvidas poderá perguntar a qualquer pessoa na rua.

Aromatize os ambientes em que seu hóspede se instalará

Mariana Raphael/BBel

Aromatize os ambientes em que seu hóspede se instalará

Mariana Raphael/BBel

3 - Enfeite o quarto em que seu hóspede vai ficar com flores. É uma forma delicada de demonstrar o quanto essa visita é bem-vinda.

4 - Aromatize o quarto e o banheiro que o hóspede vai usar com essências. Só tome cuidado para não exagerar na dose.

Roupa de cama limpa e confortável fazem a diferença

Mariana Raphael/BBel

5 - Separe roupa de cama limpa, travesseiros confortáveis e uma colcha, edredom ou cobertor para seu hóspede (mesmo que esteja calor). Se estiver frio, disponibilize uma quantidade maior de cobertas.

Reserve toalhas de banho apenas para visitas para mantê-las em bom estado

Mariana Raphael/BBel

6 - Separe roupa de banho limpa para seu hóspede. Uma toalha de banho, uma de rosto e um sabonete perfumado formam um trio ideal. Quanto mais você caprichar nos detalhes (exemplo da florzinha na toalha), mais seu hóspede se sentirá acolhido. Dica: mantenha jogos de cama e banho específicos para visitantes em casa. Assim, você garante que terá jogos em boas condições para oferecer quando preciso.

Kit de higiêne é sempre bom para evitar apuros

Mariana Raphael/BBel

Kit de higiêne é sempre bom para evitar apuros

Mariana Raphael/BBel

7 - Faça um pequeno kit com itens básicos de higiene e deixe no banheiro que seu hóspede vai usar. Caso ele tenha esquecido alguma coisa, não passará apuros até ir à farmácia. Sugestões: amostras de xampu e condicionador, escova de dentes nova, creme e fio dental, cotonetes, algodão e curativo simples. Se for uma hóspede mulher, acrescente absorventes, removedor de esmaltes e uma pinça.

8 - Verifique se há papel higiênico extra em local de fácil visualização no banheiro que seu hóspede vai usar. Nada mais constrangedor do que ficar sem papel na casa dos outros.

Detalhes fazem a visita se sentir especial

Mariana Raphael/BBel

Detalhes fazem a visita se sentir especial

Mariana Raphael/BBel

9 - Deixe água disponível no quarto em que seu hóspede vai ficar. Uma moringa é perfeita para a circunstância.

10 - Deixe opções de leitura disponíveis para seu hóspede. Revistas, livros de contos, de poesia ou de fotografia (especialmente se for da cidade onde vocês estão) são boas opções para quem vai ficar pouco tempo.

Espaço no armário e cabides não podem ser esquecidos

Mariana Raphael/BBel

Espaço no armário e cabides não podem ser esquecidos

Mariana Raphael/BBel

11 - Abra espaço no quarto em que seu hóspede vai ficar para que ele acomode minimamente as coisas dele. Não precisa ser um armário inteiro, mas tente disponibilizar pelo menos alguns cabides, uma gaveta e um local para ele colocar as malas.

Preocupação com o clima é fundamental

Mariana Raphael/BBel

Preocupação com o clima é fundamental

Mariana Raphael/BBel

12 - Ajude seu hóspede a enfrentar as condições climáticas da sua cidade. Se estiver muito calor, disponibilize um ventilador, se o frio for intenso, um aquecedor cai bem, e se o ar estiver seco demais, coloque um umidificador no quarto em que ele vai ficar.

Ideias criativas para disponibilizar senha de wi-fi e recados são bem-vindas

Mariana Raphael/BBel

13 - Deixe a senha do wi-fi anotada num local visível. Que tal um quadrinho simpático, que de quebra dá as boas-vindas, como na foto? Mas um cartãozinho fixado num móvel do quarto já resolve a questão.

Curtiram? Tenho certeza que a estadia na sua casa será um sucesso se você pensar nesses detalhes de organização. De resto, é só relaxar e aproveitar a companhia do visitante.

Beijocas estaladas!

Tags:

Comentários


  • 2 de maio de 2015 às 00:00
    Qdo hospedam os alguem em nossas casas, é porque são pessoas de confiança, então desse modo,não precisamos trancar portas...mudar aparelhos de telefones de um ambiente para outro..#dica só achei q faltou esses #itens..,mas #amei
  • 25 de maio de 2015 às 00:00
    Guia e mapinha? Quando hospedamos alguem em nossa casa o minimo que ele espera e que tenhamos um tempo pra sair com ele, contratar um estranho pra fazer isso no lugar dos anfitrioes da a impressao de que o hospede nao merece atencao, ou seja, sua visita tanto faz como tanto fez, sem contar que contratar um servico desses dependendo o lugar e muito caro e muitas vezes perigoso, se vamos receber alguem em casa ele espera que nos sejamos seu guia... sem nocao essa parte do guia e do mapinha
Ir para o topo