A trilha sonora da cerimônia de casamento

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Clássica ou ousada? As músicas fazem diferença na cerimônia do casamento

Pensar nos preparativos do casamento dá trabalho, mas ao mesmo tempo é muito prazeroso para os noivos. Decisões como local da festa, buffet e decoração acabam sendo mais fáceis de tomar e contratar do que detalhes como arte do convite e escolha de docinhos, por exemplo. Isso porque são os pequenos detalhes que ajudam a deixar o casamento marcante e todos eles devem ser pensados com muito cuidado.

Um dos detalhes que faz diferença e dá charme e personalidade ao casamento é a trilha sonora da cerimônia. Ligia Siqueira, sócia-proprietária da assessoria Fada do Casamento, comenta que a trilha sonora ajuda a mexer com as emoções dos convidados. "A trilha sonora é extremamente importante, pois ela é a alma da cerimônia e sempre confere uma grande emoção a todos que compartilham desse momento", comenta Ligia.

Veja na próxima página opções clássicas e ousadas de músicas para a cerimônia.

Clássica ou ousada?

A trilha sonora tradicional é ainda a escolha feita pela maioria dos noivos, mas diferenciar incluindo músicas fora do padrão feitas por uma orquestra emociona e dá um toque especial à cerimônia. Para o maestro Renato Zanuto, da Dynamic Coral e Orquestra, os casais mais jovens estão fugindo cada vez mais do repertório tradicional. "Já se tornou comum receber pedidos de músicas diferentes para a cerimônia. Os noivos escolhem o que querem e fazemos arranjos personalizados com a música na orquestra", afirma o maestro.

E os motivos para essa escolha vão além de apenas diferenciar. "O ideal é que a trilha sonora tenha a personalidade dos noivos e de alguma maneira remeta a momentos marcantes da vida e da história do casal", aconselha Ligia Siqueira. Isso tudo tornará a cerimônia ainda mais emocionante tanto para quem está se casando quanto para os convidados. Renato Zanuto completa dizendo que, normalmente, os convidados têm uma reação diferente diante de uma trilha sonora personalizada. "Há uma aceitação e reação muito legal dos convidados quando escutam músicas diferentes na cerimônia. Todos curtem bastante", completa o maestro.

Na próxima página, veja alguns cuidados a serem tomados na hora da escolha das músicas.

Cuidados na escolha

A escolha da trilha sonora da cerimônia pode ser a mais ousada possível, mas é importante ter em mente alguns fatores na hora de definir essas músicas. Renato Zanuto lembra que, se a cerimônia do casamento for na igreja, é importante ter uma conversa com o padre e com as pessoas da sacristia antes de definir qualquer música. "As igrejas têm restrições com músicas muito ousadas. Normalmente, eles preferem que os noivos escolham clássicos ou hinos da própria igreja. É importante ter a autorização deles para mudar drasticamente a trilha sonora", explica. Renato menciona que esse problema não acontece se o casamento for em buffets ou chácaras.

Ligia Siqueira ainda ressalta a importância de a trilha sonora estar em harmonia com o estilo do casamento e perfil dos noivos. "A trilha deve estar em harmonia com o estilo da cerimônia, se ela for mais formal ou mais descontraída. O perfil dos convidados também deve ser considerado na hora dessa escolha", afirma.

É importante tomar cuidado com o tipo de música que será tocada na cerimônia. Renato Zanuto conta que recebe muitos pedidos inusitados e que as músicas solicitadas vão desde clássicos do rock até músicas da Lady Gaga e da Britney Spears. "Já fiz algumas cerimônias apenas com clássicos do rock. Outro gênero que faz sucesso são as trilhas sonoras de filmes. Sempre me pedem o tema do Super Homem, Poderoso Chefão e até do filme Missão Impossível", relata o maestro.

Renato conta que sempre que recebe um pedido diferente prefere deixar claro para os noivos que isso eternizará o casamento deles. A música escolhida estará no DVD do casamento para sempre, então essa escolha é muito importante e deve ser bem pensada. "Quando me pedem para tocar músicas pop, sempre prefiro deixar claro que essa música é popular agora, mas daqui a dez anos pode não ser nem lembrada mais. Os noivos têm que saber que uma música diferente e marcante ficará eternamente na memória e no DVD do casamento", adverte.

Será o fim do clássico?

Mas a trilha sonora clássica acabou? Para Ligia Siqueira, isso não aconteceu e nunca acontecerá. "Haverá sempre uma parcela dos noivos fiel à realização de uma cerimônia clássica, que também tem seu charme por ser tradicional. Entretanto cerimônias com trilhas sonoras mais ousadas estão sim ganhando cada vez mais espaço na preferência dos jovens casais", finaliza a organizadora.

Leia também sobre a lista de preparativos para o casamento.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo