Chá de enxoval para noivas

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Ótima opção para complementar o enxoval dos noivos e acrescentar presentes que não são recebidos no tradicional chá de panela

É tradição toda noiva fazer um chá de panela, comemoração que funciona como uma despedida de solteira e que marca a nova vida de casada. No entanto, algumas mulheres agora optam por fazer o chá de enxoval ou então os dois chás, assim completam não apenas a cozinha, mas também o enxoval da casa.

"Antigamente, a elaboração e confecção de um enxoval era feita durante anos. Hoje, tudo mudou. Quase sempre são as próprias noivas que escolhem e compram seu enxoval, tornando-o menor e mais prático. Exatamente por esse motivo surgem várias falhas que só são percebidas na rotina diária de uma casa. Por isso, o chá de enxoval é muito útil para a complementação das peças úteis para o bom funcionamento da casa", explica Marina Godoy, proprietária da loja Matiz Enxoval, em Araçatuba (SP).

O chá de enxoval, além de ser uma ótima forma de reunir amigas e familiares, é também uma questão de praticidade. "Quando se faz mais tarde a lista de casamento, a noiva percebe que muitos itens são repetidos do chá de panela, porque as lojas que vendem os itens deste chá e do casamento são as mesmas. Só depois o casal percebe que faltou um bom lençol, uma toalha macia e uma mesa bem posta, que faz toda a diferença no dia a dia", afirma Adelle Abdalla, diretora de marketing da loja Doural, de São Paulo (SP).

"A procura pelo chá de enxoval ainda é pequena, porque falta divulgação e ele ainda não faz parte dos eventos para preparação do casamento. Penso que ele deve ser feito quando a noiva marca o casamento e não perto dele, como o chá de panela", sugere Marina. Já Susana Fujita, proprietária da Susana Fujita Convites Especiais, afirma que a procura por convites de chá de enxoval tem aumentado. "Isso porque muitas noivas não querem ficar restritas a ganhar apenas utensílios de cozinha no chá de panela. O chá de enxoval pode englobar uma lista mais completa com itens de cama, mesa, banho além dos tradicionais itens de cozinha", comenta a empresária.

Convite

Se a noiva não abre mão do chá de panela, é possível fazer também o chá de enxoval sem deixar a tradição. "Afinal, são dois chás completamente distintos. O chá de panela é feito em função dos objetos para o funcionamento da cozinha, que também pode ser complementado com peças de enxoval para a cozinha. O chá de enxoval é mais abrangente, pede peças para qualquer parte da casa", avisa Marina Godoy.

Para que seu chá de enxoval seja um sucesso, é importante cuidar de todos os detalhes, principalmente do convite e da lista de presentes. No geral, a dinâmica é a mesma do chá de panela em relação à decoração, brincadeiras e entrega dos presentes. Mas algumas coisas são específicas do chá de enxoval.

Comece com um convite diferente e criativo, que vai chamar a atenção de suas amigas e parentes. "O convite criativo cria uma expectativa interessante entre os convidados. Dizem que a festa inicia na entrega do convite e é exatamente o que acontece. Ele tem o poder de definir o clima do evento, as roupas que os convidados irão escolher e até o presente que irão levar no dia da comemoração", esclarece a empresária Susana.

"Existem inúmeros estilos de convites para chá de enxoval. O de maior sucesso é o de estilo saquinho de chá. Além do formato inusitado, com um sachê de chá dentro de um envelope transparente, personalizamos cores e ilustrações, que tornam o convite alegre, diferente e único", comenta Susana.

Lista de presentes e lembrancinha

Depois do convite pronto, procure uma loja especializada em enxoval para fazer sua lista de presentes. "Tudo depende do estilo do casal, e também de suas necessidades e prioridades. Normalmente, são incluídas na lista peças para lavabo, itens para mesa que incluem jogos americanos, guardanapos de boca, porta guardanapos, além de peças para a cozinha e outras partes da casa. Por isso, é importante o funcionário da loja conversar com a noiva a respeito de suas necessidades e prioridades", sugere Marina Godoy.

Alguns itens são essenciais para que seu enxoval fique completo. "Para peças de cama, coloque na lista jogos de lençóis, cobertor, manta, travesseiros, edredon, jogo de banho e roupões. Já para mesa, os itens indispensáveis são toalhas de mesa para uso diário, jogos americanos finos com guardanapos, além de panos de prato. Para banho, escolha toalhas de lavabo, jogos de banho, tapete para box e toalhas de praia e de piscina", recomenda Adelle Abdalla.

Além disso, procure uma bela lembrancinha para agradar seus convidados. Uma sugestão é o pano de pia, que presenteia suas amigas e combina com a ocasião. Algumas lojas, como a Matiz, oferecem não apenas as peças para o chá de enxoval, como também a lembrancinha e a decoração da festa. "A decoração é feita especialmente para cada noiva, mas sempre focada na reunião informal, descontraída e alegre que é o chá de enxoval. Como lembranças, sugiro algo relacionado à casa, sem grandes preocupações com o valor", indica Marina.

Veja também brincadeiras para chá de cozinha, que podem inspirar a diversão do seu chá de enxoval.

Tags:

Comentários


  • 29 de março de 2012 às 00:00
    NOIS VAMOS SE CASAL ATE
  • 29 de março de 2012 às 00:00
    EU VOU FAZEM O MEU CHÁ DE COZINHÁ ESPERO QUE DÁR JENTO OBRIGANDO
  • 16 de julho de 2012 às 00:00
    :)
  • 3 de novembro de 2012 às 00:00
    Adooooooorei as dicas. Si Deus quizer vou fazer concerteza..........
Ir para o topo