Colocando a mesa e seus talheres

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Você gosta de uma mesa bem arrumada? Confira as orientações

Quando estivermos colocando a mesa do dia a dia em nossa casa, devemos  fazê-lo com todo o carinho, pois nós e nossa família merecemos uma mesa bem arrumada . É uma questão de hábito.

Usando jogo americano na mesa do dia a dia:

No dia a dia o uso de jogo americano facilita o serviço da casa. Procure ter dois ou três jogos americanos que não precisem ser lavados. Se forem de junco, de madeirinha envernizada ou de plástico, que com o tempo ficam feio e velho. Você pelo hábito e correria nem repara.

Colocando a mesa e seus talheres

Este jogo americano é de plástico. O pássaro é um enfeite da sala, os guardanapos eram de uma toalha chinesa que já não uso mais e as flores foram a sobra de um arranjo que fiz para o living.

Pronto! Que mesa linda!

Colocando a mesa e seus talheres

Se usar jogo americano, coloque a parte reta faceando a mesa e bem em frente a cada cadeira. Deixe espaço entre uma cadeira e outra para quando as pessoas se sentarem possam se movimentar confortavelmente.

Colocar os pratos bem no centro de cada jogo americano.

Usando toalha na mesa do dia a dia:

Colocando a mesa e seus talheres

Se usar toalha, que ela esteja bem passada e esticada na mesa. Use, por baixo da toalha, um forro fofo para que a mesa fique mais agradável ao toque além de ficar protegida do calor das travessas de comida.

Distribuição das pessoas à mesa em sua casa

Coloque os lugares, sempre a uma distância confortável um do outro. Se forem poucas pessoas e a mesa for grande, coloque-as concentradas em uma metade da mesa para que elas possam conversar.

Colocando a mesa - Serviço de mesa simples (talheres, pratos, copos...)

Colocando a mesa e seus talheres

E - O garfo de comida do lado esquerdo bem ao lado do prato.

F - A faca do lado direito bem ao lado do prato, e com a lâmina voltada para dentro.

D- Na ponta da faca coloca-se o descansa talher (serve de apoio para os talheres usados). Usa-se na mesa do dia a dia para evitar sujar o jogo americano ou a toalha.

Quando colocamos uma mesa mais sofisticada, não usamos descansa talheres; a não ser que tenhamos um bem bonito e combinando com a decoração da mesa.

A - ao lado do garfo do lado esquerdo coloca-se o guardanapo sempre dobrado (a dobradura retangular é muito elegante). Se você tiver uma argola bonita e que combine com a decoração da mesa, use-a para prender o guardanapo.

Colocando a mesa - Talheres de sobremesa

Os talheres de sobremesa devem ser colocados à mesa na parte superior do prato, sendo o garfo próximo a borda com o cabo para o lado esquerdo; a colher em cima do garfo com o cabo virado para o lado direito e a faca em seguida com a lâmina cortante virada para a colher, com o cabo virado para o lado direito.

O copo de água logo acima da faca e do descansa talher.

Colocando a mesa - Motivos para que os talheres sejam colocados desta maneira

Colocando a mesa e seus talheres

Existe um motivo para a colocação dos talheres como mostramos acima. A importância de você conhecer estes motivos é poder ensinar sua empregada de uma maneira lúdica, para que ela não esqueça e coloque a mesa sempre da maneira correta:

- Faca de comida: Deve ficar do lado direito, pois sempre a pegamos com esta mão (a maioria das pessoas é destra)

- Garfo de comida: Como a faca ficou do lado direito, o garfo deve ficar do lado esquerdo. Pois nós o usamos com as duas mãos.

- Colher de sopa: Se mais de um prato for ser servido na refeição, como, por exemplo, uma sopa de entrada devemos colocar a colher do lado direito, pois esta, sempre pegamos com a mão direita. Ela deve ficar logo depois da faca que está perto do prato.

Colocando a mesa - Talheres de sobremesa

Veja que sempre usamos os talheres de fora para dentro, conforme a ordem com que os pratos forem sendo servidos.

Colocando a mesa e seus talheres

Os talheres de sobremesa são colocados acima do prato e bem centralizados como este.

- Garfo de sobremesa: Bem perto do prato colocaremos o garfo com o cabo virado para o lado esquerdo, pois o usamos com as duas mão.

- Colher de sobremesa: A colher vem logo em seguida com o cabo virado para o lado direito, pois sempre a pegamos com esta mão (a maioria das pessoas é destra)

- Faca de sobremesa: A faca de sobremesa deve ter seu cabo virado para o lado direito, pois é sempre com esta mão que o pegamos.

Colocando a mesa - Mais talheres, mesa formal

Quando você vai a um jantar de cerimônia com muitos talheres, não se afobe e analise:

Colocando a mesa e seus talheres

1. Se houver uma colher: uma sopa será servida como primeiro prato.

2. Se do lado direito tiver duas facas ou até três e do lado esquerdo dois ou três garfos: teremos depois da sopa uma entrada, depois um primeiro prato e ainda outro.

3. Se o talher for de peixe, teremos esta comida como segundo prato.

4. Quando temos mais de um prato geralmente o último é uma carne, portanto o talher mais interno é aquele que usamos por último.

Porque usar um descansa talher?

Colocando a mesa e seus talheres

O descansa talher é usado no serviço franco americano que é mais informal. Nele a própria pessoa se serve. Caso ela queira repetir algum alimento, como seu garfo e faca estão sujos, utiliza-se o descansa talher para não manchar a toalha. Descansamos a ponta suja do talher no descansa talher.

O "porque" do local dos copos e guardanapos:

Colocando a mesa e seus talheres

Pelo mesmo motivo do cabo dos talheres, colocamos os copos do lado direito, pois nós os pegaremos com a mão direita. Assim não precisaremos cruzar o braço por cima do prato para pegá-los.

No dia a dia colocamos apenas um copo de água, suco ou refrigerante do lado direito. Se formos servir vinho, devemos colocar o copo de água que é maior mais no alto e o de vinho mais em baixo.

- Galheteiro: Tenha um bem bonito e prático, pois fará parte da decoração da mesa.

- Vaso de flor: Procure sempre ter em cima da mesa um vasinho com flores do jardim. Só folhagem também fica bonito.

Mesa bonita no dia-a-dia: Para que sua mesa do dia a dia fique muito bonita saiba combinar toalha ou jogo americano com a louça, com o descansa talher e com tudo que está em cima da mesa. O serviço de mesa deve ser um conjunto harmônico. Dê preferência aos tons neutros que sempre combinam entre si.

Mesa de todos os dias esta bem colocada! Ensine a copeira como servi-la.

Tags:

Comentários


  • 6 de março de 2008 às 00:00
    Adorei esta matéria sobre como arrumar uma mesa.Já havia lido alguma coisa,mas nesta matéria há dicas que não conhecia,como espaços entre as pessoas para que se sintam confortáveis.Então devemos tomar cuidado com o número excessivo de convidados.





    Abraços Fernanda



  • 18 de agosto de 2008 às 00:00
    OLÁ BOA TARDE!

    OLHA ADOREI ESTA MATÉRIA SOBRE COMO ARRUMAR UMA MESA.

    HOJE TENHO UMA PROFISSÃO QUE NESCESSITA DESTA PRÁTICA, E COMO NÃO SOU MUITO EXPERIENTE NESTA ÁREA, PRA MIM ESTA SENDO MAIS FÁCIL.

    OLHA A MINHA PATROA E MUITO EXIGENTE E NOTÁVEL, TEMOS QUE ESTAR SEMPRE IMPECÁVEL, MAS SÓ COM ESTA AJUDA DE VCS E QUE ESTOU TENDO SUSCESSO POIS AQUI AS PESSOAS QUE TEM EXPERIENCIA NÃO GOSTA DE ENSINAR O QUE SE SABE.

    ENTÃO GOSTARIA DE SABER MAIS TÉCNICAS, DE COMO USAR OS GUARDANAPOS CORES COM CORES, ENFIM SABER MAIS OU SE TEM ALGUM CURSO.

    ATT.

    LAINE
  • 14 de outubro de 2008 às 00:00
    achei ótimo pena que é muito pequena esta matéria, adoro ler sobre etiqueta. Moro em Brasília e gostaria de saber onde posso ter aulas .

    PARABÉNS!!!!!!!
  • 11 de novembro de 2008 às 00:00
    Esta matéria é muito interessante,agradável e útil não só para

    as domésticas, mas para todas nós que gostamos de uma mesa bonita e correta.Obrigado pelas dicas.
  • 13 de dezembro de 2008 às 00:00
    Excelente! Parabéns!!!
  • 28 de dezembro de 2008 às 00:00
    Olá, adorei tudo que li, mas tenho uma dúvida, no almoço informal, coloco a faca na mão direita e o garfo na mão esquerda, na hora de cortar a carne, posso descansar a faca na borda do prato e comer com o garfo na mão direita?
  • 25 de março de 2009 às 00:00
    Adorei a matéria!!!Simples e objetiva...muito esclarecedora, parabéns!
  • 2 de abril de 2009 às 00:00
    Amei essas dicas. São ótimas para quem não tem muita prática nas coisas do dia a dia no lar (é o meu caso ainda), quando a gente recebe visita, não pasa vexame, né?!

    Manda no meu e-mail mais dicas, por favor!!!



    Obrigada!!
  • 12 de maio de 2009 às 00:00
    Parabéns pela matéria. Excelente!!!

    Gostaria de algumas dicas para o casamento da minha filha que será em um sítio pois estou em dúvida a respeito do vestido dela, das madrinhas, pajéns e sapatos que devemos usar. O casamento será entre 17 e 18hs. Obrigada.



  • 20 de julho de 2009 às 00:00
    Olá, boa noite!!!

    Adorei as dicas.

    Gostaria de saber no casa da mesa ser de vidro devo usar toalhas ou seria melhor optar por jogos americanos? Obrigada.

  • 4 de setembro de 2009 às 00:00
    OLa, adorei a materia, mas ainda tenho uma duvida, a faca de mesa pode ser de ponta? quando devo utiliza-la?
  • 1 de fevereiro de 2010 às 00:00
    Olá Rute
    Faca de ponta só é usada para churrasco.
    Use a faca grande do faqueiro para colocar na mesa.
    Eventualmente na mesa do dia a dia, se voc6e quiser descascar uma laranja na mesa, a faca de serrinha dev vir junto com a laranja e no local do talher de sobremesa use a faca de sobremesa normal do faqueiro.
    Espero ter esclarecido.
    Bebel
  • 29 de maio de 2010 às 00:00
    Gostaria que alguém me indicasse um curso prático de arrumação de mesas e onde comprar esses materiais. Sou professora e também trabalho com locação de mesas, cadeiras e toalhas e gostaria de trabalhar com a locação de pratos e talheres, etc.
  • 12 de julho de 2010 às 00:00
    Esqueci de fazer uma pergunta: o guardanapo depois de usado é colocado do lado esquerdo ou direito? Sem que esteja todo "dobradinho", ou estou enganada?
    Em relação ainda ao guardanapo, ao arrumarmos uma mesa, podemos colocá-lo também em cima do prato?
    Mais uma vez, obrigada,
    Idalina
  • 12 de julho de 2010 às 00:00
    Adorei tudo que li e vi.
    Tenho uma dúvida: ao se arrumar uma mesa, o garfo e a faca já podem ser colocados no descansa talheres, ou eles são utilizados apenas para talheres usados, para que possamos não sujar a toalha ou jogo americano? Essa dúvida surgiu em função de eu ter visto a foto de uma mesa posta, linda, numa revista, e os talheres já dispostos em cima do descansa talheres (antes de a refeição ser servida) - não sei se estou sendo clara. Outra dúvida: quando nos servem o cafezinho e água - qual dos dois tomamos primeiro?
    Desde já, agradecida,
    Idalina
  • 12 de julho de 2010 às 00:00
    Adorei tudo que li e vi.
    Tenho uma dúvida: ao se arrumar uma mesa, o garfo e a faca já podem ser colocados no descansa talheres, ou eles são utilizados apenas para talheres usados, para que possamos não sujar a toalha ou jogo americano? Essa dúvida surgiu em função de eu ter visto a foto de uma mesa posta, linda, numa revista, e os talheres já dispostos em cima do descansa talheres (antes de a refeição ser servida) - não sei se estou sendo clara. Outra dúvida: quando nos servem o cafezinho e água - qual dos dois tomamos primeiro?
    Desde já, agradecida,
    Idalina
  • 15 de julho de 2010 às 00:00
    Estou fazendo curso de copeira na Faetec, e breve tem umas provinhas,sua página foi de grande serventia, e no mais gostei de tudo. Obrigada.
    SUCESSO!!
  • 28 de julho de 2010 às 00:00
    Muito obrigado por toda orientação... acredito que com a formação obtida, alcanço o ápice do meu objectivo profissional. Veja que bastou você acreditar nas suas ideias para alcançar milhares e milhares de pessoas que como eu que nasceram, querem e tem o dom de bem servir, servir com maestria e profissionalismo. Thank's
  • 3 de agosto de 2010 às 00:00
    Amei essa matéria sobre como arrumar uma mesa,eh bastante interessante,principalmente para quem não tem a minima idéia de como preparar um jantar com um toque sofisticado,sem falar que ajuda quem não tem condições de pagar um curso preparatório nessa aréa.Parabéns para equipe toda,sei que por de trás dessa matéria tem muita fera!!!bjoks para todos
  • 22 de setembro de 2010 às 00:00
    Estou fazendo curso de ''Recepcionista de Eventos'' adorei esse modo tão nobre de organização. parabéns!
  • 7 de novembro de 2010 às 00:00
    gostava de aprender como se serve á mesa com os talheres,quando vou a um casamento, os serventes servem-nos com os talheres e eu fico a pensar como é que eles fazem aquilo.
  • 13 de novembro de 2010 às 00:00
    Adorei as informações, mais ainda tenho duvidas, por exemplo: eh elegante utilizar porta pratos nos dias d hj???com o jogo americano??


    Petra Calistro
  • 19 de dezembro de 2010 às 00:00
    Olá Parabéns pelo site, muito útil e boa as matérias !!!
    Att,
    Sabrina Stocker
  • 13 de março de 2011 às 00:00
    bebel,sou amiga de anamaria ,moro em orlandia ,caminhava com a Ana qdo ligou pra ela .Falou sobre seu site entrei e estou estarrecida com tanta organização,parabens é tudo que ela contou e mais um pouco bj
  • 2 de abril de 2011 às 00:00
    Olá!
    Boa tarde!
    Estou amando todas as dicas!
    Estou para receber algumas amigas e gostaria de saber, que espátula e faca devo usar para servir torta salgada ?
    Grata,
    Fátima
  • 23 de junho de 2011 às 00:00
    Amei a matéria ,acredito que irá me ajudar muito no dia a dia a ter a mesa mais alegre e sofisticada,com bons modos, e é claro com o incentivo da BBel um estilo de vida.
    Estarei lendo sempre!!
    Obrigada
    Ana.
  • 2 de agosto de 2011 às 00:00
    Estou enviando para meu e-mail, para que tenha este site em meus favoritos.
  • 8 de agosto de 2011 às 00:00
    Oi, adorei a matéria. Eu tenho um trabalho do dia do estudante para fazer com minha turma, nós precisamos montar uma mesa para churrasco, gostaria de algumas dicas, os talheres que devo usar e se posso por alguns enfeites de couro, como argolas para guardanapo, etc. Minha professora falou que foi em um restaurante na grande São Paulo e sobre a mesa havia uma toalha branca e trilhos de couro, mas não sei se está correto usa-los, porque, na minha opinião, couro não combina muito com comida. Hehehe.
    Abraços, Laís
  • 29 de agosto de 2011 às 00:00
    adoria tambem esta trabalho ate porque eu estou fazendo um curso de garçom eu ja trabalho muioto tempo
  • 17 de outubro de 2011 às 00:00
    olha eu gostei muito ,e por que quero montar,a mesa do cafe da manhã para padres ,e gostaria de saber como montar.
  • 15 de dezembro de 2011 às 00:00
    adorei estas dicas de arrumasao de mesa do dia dia .
  • 14 de janeiro de 2012 às 00:00
    amei voces beijos deus abeçoes
  • 14 de março de 2012 às 00:00
    gostei muito da materia, pois sempre atento p/ materias que envolve a gastronomia e turismo, tambem pois essa é minha praia. sou Maitre de Hotelaria e eventos. meus cumprimentos a ekipe organizadora...
  • 31 de março de 2012 às 00:00
    eu posso usar toalha e jogo americano por cima da toalha em um chá da tarde?
    posso usar também guardanapo de pano?
  • 14 de junho de 2012 às 00:00
    Adorei, sempre gostei de uma mesa bem organizada e linda, obrigada!
  • 9 de agosto de 2012 às 00:00
    adorei a materia, Nos mulheres temos muito o que aprender.Parabens pelo site
  • 24 de agosto de 2012 às 00:00
    Boa tarde!
    Parabéns. Feliz de quem teve e terá a oportunidade de aprender e repassar essas maravilhosas dicas que é e será sucesso. Obrigada por nos proporcionarem este site.
  • 22 de novembro de 2012 às 00:00
    Parabens as mesas estão lindas.Fiz um curso tecnico de hotelaria entrei no site para ver as novidades , estou surpresa com tanta elegancia obrigada
  • 9 de fevereiro de 2013 às 00:00
    eu fiquei encantadopelo modo que voces me ensinaram colocar a mesa muito obrigada !!!
Ir para o topo