Como organizar a festa de noivado

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Festa mais simples deve contar com a presença dos familiares e amigos mais íntimos

O noivado geralmente é uma festa mais íntima que conta com a presença apenas de familiares e amigos mais próximos dos noivos, mas também precisa de cuidados nos detalhes para agradar todos os convidados e ser um momento especial para o casal e para toda família.

Evento simples, mas bem organizado

A organização deve ser feita desde os fatores mais importantes, como o lugar que acontecerá a festa e os comes e bebes, até os últimos detalhes, como decoração das mesas e lembrancinhas. "Uma festa de noivado deve ser organizada, em média, com dois meses de antecedência. Nesse tempo os noivos conseguirão organizar o aluguel do salão de festas, a contratação de garçons, cozinheira, entre outros profissionais e fazer os convites", diz Grace Zainho, cerimonialista. "Na casa de alguém da família também é uma opção bem aconchegante, ou em um restaurante onde possa reservar uma área apenas para os convidados", atenta Manuela Tricca Duraes, do ateliê de doces e bolos Le Malu.

Segundo Grace, alguns noivos não abrem mão de uma cerimonialista para a organização de todos os eventos, desde o início até o grande dia que é o casamento. Porém, no noivado, por ser uma festa menor e mais intimista, a noiva pode ousar e fazer os próprios enfeites e decoração, sem precisar da ajuda de um profissional. "Uma especialista em cerimônias pode ajudar na escolha dos profissionais que trabalharão na festa, nos quitutes, música e alertar a futura noiva inexperiente nos detalhes que podem passar despercebidos", explica a cerimonialista.

O noivado, por ser um evento mais informal, não necessita de convite, a não ser que os noivos façam questão. "Pode ser avisado por e-mail ou mesmo através de um convite ou carta, mas a forma mais delicada de se convidar para um noivado é pela voz dos próprios noivos. Por esse motivo é importante que eles reservem um dia liguem para cada um dos convidados", orienta Grace.

Veja na próxima página como fazer a decoração e preparar os quitutes.

Decoração e quitutes

A festa de noivado não pode ser confundida com a sofisticação do casamento. Um menu mais simples é o mais indicado para esse tipo de evento. "É possível sim contratar um bufê, porém, é ideal servir petiscos como pão de metro, pastinhas e torradinhas, mesa de frios e docinhos, que são opções menos formais. Outra sugestão é um almoço com uma boa sobremesa para tornar o ambiente descontraído, onde as pessoas possam conversar e comemorar", indica Grace.

O número de convidados também é importante para saber o que servir e como será a comemoração. "A lista de convidados é essencial para definir o tipo de festa, se será um almoço, churrasco à tarde ou um jantar íntimo, apenas para a família dos noivos. A quantidade também vai influenciar no tamanho do bolo, quantidade de doces, etc", atenta Manuela Tricca Duraes, confeiteira do ateliê de doces e bolos Le Malu.

A mesa do bolo também pode ser decorada de forma simples para que os convidados fiquem à vontade para apreciá-los. "A mesa do bolo e doces pode ser decorada com travessas de porcelana ou cristal e pequenos enfeites" diz Manuela. "Flores sempre deixam o ambiente com vida, bonito e elegante. Um arranjo modesto pode ser uma boa pedida", indica Grace.

Veja as opções de lembrancinha e o pedido oficial na próxima página.

Pedido Oficial e lembrancinhas

O momento mais esperado da festa é a oficialização do noivado, ou seja, o pedido oficial, geralmente feito pelo noivo. Esse momento de como será feita a troca de alianças pode ser combinado pelo casal.

Pode ser feito na mesa do bolo, acompanhado de um brinde dos noivos e dos pais. "Também pode ser feito de surpresa pelo noivo, em uma ocasião especial, e depois marcar para fazer o pedido oficial no jantar ou na festa. Nesse momento não existem regras, apenas ser romântico, adequado ao motivo da festa", diz Grace.

Lembrancinhas com clima de descontração

Para agradecer a presença dos convidados os noivos podem elaborar uma simples lembrancinha. "É uma forma de agradecer aos familiares e amigos que estiveram presente nesse momento importante do casal. Algumas opções são caixinhas de doces, macarrons ou minibolos personalizados", orienta Manuela. "Bem casados, Brownies, Cupcakes enfeitados e até ímãs de geladeira personalizados também podem ser entregues", indica Grace.

Segundo a cerimonialista, a festa de noivado deve ser feita em clima de descontração e informalidade, com comidas e bebidas mais leves. "O que não pode faltar e também pode ser entregue como lembrancinhas são as amêndoas de casamento, dizem que dá sorte aos noivos", atenta Grace.

Após o noivado, inove com um casamento sustentável.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo