Como organizar open house

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Olá, pessoal! Meu post de hoje é especialmente para quem acabou de se mudar e quer receber a família e os amigos na casa nova. Uma boa e usual saída para inaugurar o cantinho é fazer open House. O evento 'casa aberta' serve para mostrar sua nova conquista, com menos formalidade, sem estresse, criando um ambiente confortável e com muita hospitalidade. Confiram algumas dicas para organizar o encontro.

Planejamento e antecedência

Open house

Shutterstock / MilanMarkovic78

Para não cometer nenhum erro é preciso planejar, de preferência com 45 dias de antecedência. Comece pela lista de convidados. Saber exatamente quantas pessoas comporta seu novo endereço é importante para evitar superlotação, por isso leve em conta em chamar apenas os mais íntimos.

Caso sua nova moradia seja um apartamento, atente-se aos horários do condomínio, pois nada pior que começar um relacionamento com os vizinhos com problemas de barulho fora do horário.

Convite

Redes sociais

Shutterstock / Quka

Com a lista de convidados pronta é hora de convidá-los. Convites informais por telefone, e-mail ou redes sociais podem ser feitos com até uma semana de antecedência. Mas vale mandar um save the date com pelo menos 20 dias de antecedência.

O que servir no open house

Finger food

Shutterstock / svry

Fique sempre por dentro do que os convidados comem ou não, se alguém é intolerante ou alérgico a algum tipo de alimento, vegetariano, etc. Por ser um evento mais tranquilo, não há necessidade de fazer aquele jantar chique, o open house pode ter um clima mais descontraído, tipo, mesa com petiscos que podem ter sidos comprados ou preparados anteriormente (alguns até espalhados em locais estratégicos no ambiente) e pequenos
finger foods ou canapés (comidinhas em pequenas porções, que podem ser servidas em panelinhas, copos, tacinhas ou até mesmo em um palito diferente), que além de práticas ficam charmosas.
Para as bebidas, cervejas, sucos e refrigerantes são as mais comuns, porém caipirinhas, vinhos, águas saborizadas tem lugar garantido na festinha.

Cálculo comida X bebida

Para que não haja desperdício, o importante é saber quais opções serão servidas. Assim, é possível calcular média de 10 salgados (ou fingerfoods) para cada pessoa e 8 doces por convidado. Se a sua opção for o churrasco, a média é de 350 a 450g por pessoa. Para as bebidas, caso sirva vinho, o ideal é uma garrafa a cada três pessoas, um litro de suco para cada quatro pessoas e 1,5 litro de refrigerante para cada 4 pessoas.

Outro item que não pode ser esquecido é o gelo! Coolers também são bem-vindos e estilosos.

Música

Caixa de som para celular

Shutterstock / Frank Gaertner

Hora da trilha sonora. Faça uma seleção especial e sempre animada, afinal a música é capaz de mudar o pique do seu evento. O mais difícil é agradar a todos, então, a sugestão é deixar algumas playlists prontas ou utilizar aplicativos que já tenham esse recurso. Hoje em dia existem caixinhas de som próprias para smartphones, elas são muito bacanas e ideais para deixar o som ambiente.

Decoração

Vasos de flores

Shutterstock / Tomas Loutocky

Não se esqueça: você quer mostrar sua casa ou espaço da forma que você montou, mas talvez precise alterar algumas coisas de lugar para melhor acomodá-los. Assim, aproveite e deixe plaquinhas espalhadas com mensagens de boas vindas, além de apostar em flores que completam o astral da casa, distribuídas em vasinhos elas ficam um charme! É bacana também estar atento a organização das mesas e acessórios escolhidos, como também nas toalhas sempre passadas na mesa evitando vincos de dobras, o que deixa muito feia a mesa. Verifique a organização do lavabo com toalhas de mão, sabonetes líquidos.

Prontinho, agora é só receber os convidados e aproveitar a festa!

E então, curtiram as dicas? Comentem!

Beijocas estaladas!

Dicas: Paula Lima, professora do curso de Eventos da Universidade Anhembi Morumbi e Moreno, designer de interiores

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo