Como organizar um almoço formal

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Dicas para a decoração e o cardápio

Oferecer um almoço formal requer os mesmos cuidados de organização dispensados a um jantar formal. Sempre que estiver comemorando um noivado, casamento, batizado, aniversário especial, ou mesmo fazendo uma reunião de negócios durante o almoço, a formalidade deve dar o tom do encontro, seja ele em casa, em um sítio, na praia ou em um local destinado a realização de eventos.

Antes de começar a organização, lembre-se de que em função do horário a decoração do ambiente e das mesas deve ser mais leve, a música mais alegre, o cardápio menos elaborado, as flores mais delicadas e de cores fortes.

Se um casamento for o motivo da comemoração, não descuide de todos os detalhes que envolvem uma festa deste tipo e que devem ser mantidos mesmo que a reunião seja durante o almoço. Prepare a lista de convidados, os convites, a decoração, o cardápio, as lembrancinhas e a música. Para isso, você pode consultar nosso artigo sobre a lista de preparativos para um casamento.

Se o seu almoço for grande, ele deve começar a ser programado com no mínimo dois meses de antecedência.

Cardápio de um Almoço Formal

Se a reunião for durante a semana ou de negócios deve ser marcada para as 13 horas e servida meia hora depois, mesmo que algum convidado, desde que não seja o homenageado, ainda não tenha chegado. Isso é importante porque todos terão de retornar a seus locais de trabalho. Segundo todas as regras de etiqueta o serviço de um almoço formal deve ser rápido e eficiente.

Por ser um almoço, as saladas devem se destacar no cardápio. Também é adequado servir um prato de massa, pois agrada a todos, e uma carne com seus acompanhamentos. Esta composição é o suficiente para um almoço formal. A sobremesa deve ser um sorvete com calda quente, um doce e uma fruta em fatias.

A bebida, vinho branco ou tinto, acompanha o tipo de comida, não se esquecendo do aperitivo antes da refeição. Se achar mais fácil, comece servindo champanhe ou prosecco desde o aperitivo até o fim da refeição. O champanhe vai servir também para os brindes.

Tenha em quantidade suficiente todos os tipos de refrigerantes normais e lights, além de água com e sem gás. No final do almoço devemos oferecer café e chá acompanhados de um biscoitinho.

Veja como organizar as taças de vinho à mesa.

Tags:

Comentários


  • 23 de janeiro de 2010 às 00:00
    Adorei a decoração das mesas deste deste almoço. Leve e alegre, como você falou no artigo. E a mesa do bufê então maravilhosa!
    Bebel, você e sua equipe estão de parabéns!
    Thereza Helena
  • 8 de maio de 2010 às 00:00
    Adoro suas dicas, vc é maravilhosa, sempre presente nas horas que eu mais peciso.Obrigada por ter esse site, pois quando tenho alguma dúvida venho logo aqui, isso é um prazer muito grande em saber que tenho sempre uma amiga para mim servir sempre.
    Vlw mesmo!!!
    Muito sucesso!!
    Bjuss!!!
  • 5 de outubro de 2010 às 00:00
    gostei das dicas agora ja cei quando for fazer um almoço tenho onde buscar a juda
  • 28 de fevereiro de 2012 às 00:00
    Para um almoço formal o cardápio também deve ser elaborado, porém com comidas leves. A dica é servir uma boa entrada (como uma salada ceasar com salmão defumado), o prato principal leve (conchiglione de bacalhau, por exemplo) e para fechar com "chave de ouro": uma deliciosa sobremesa! Porém, essa mais sofisticada, ao invés do repetido chocolate, pode ser servido, por exemplo, um creme de manga batido com sorvete de iogurte e pistaches por cima, que além de muito saboroso, ganha pontos na elegância!
  • 1 de novembro de 2012 às 00:00
    OI SOU GOSTOSO VITOR DA IMBIRIBEIRA MAO VCS
Ir para o topo