Como organizar um chá de casa nova

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Dicas para a comemoração

A chegada à casa nova, seja ela comprada ou alugada, merece comemoração com as pessoas mais próximas. Primeiro, defina o local da festa. Se for um open house, quando se reúnem amigos e familiares, deve ser realizada na casa dos donos. Mas, de acordo com a cerimonialista Olidete Rotava, o chá de casa nova abre a possibilidade de ser realizado no salão de festas do edifício, caso more em apartamento.

"Fazer uma festa open house é trazer os amigos íntimos, os que participam de nossas vidas de forma intensa, os que nós conhecemos e nos conhecem, aqueles com quem convivemos e temos afinidades", ressalta.

É importante que a decisão em fazer uma festa seja tomada depois de os donos terem passado um tempo no novo imóvel, para não correr o risco de atrapalhar os outros moradores. "Só fazer este tipo de festa depois que estiverem há um tempinho na nova moradia, que tudo esteja funcionando e que os anfitriões estejam familiarizados com o ambiente. Se for apartamento, observar os horários de restrição de barulho", explica Olidete.

Neste tipo de comemoração não há restrições de participação. Tanto homens quanto mulheres podem ser convidados, desde que sejam acomodados confortavelmente.

Como toda festa requer um convite, a cerimonialista recomenda que se a casa ou apartamento for grande e comportar várias pessoas, é melhor optar pelo convite impresso. No entanto, se os anfitriões tiverem um estilo de vida moderno podem usar convites eletrônicos ou um convite impresso com marca própria.

Para a lista de presentes, os organizadores da festa podem listar objetos de decoração de todos os tipos, de cachepôs a obras de arte. "Vai depender do estilo da casa e dos donos dela. Pode ser também acessórios para os equipamentos da casa, como porta-CDs e porta-controles", diz.

Na próxima página confira como pode ser organizado o cardápio para o chá de casa nova.

Cardápio

O cardápio deve seguir o tipo de festa que está sendo organizada. Podem ser minicomidas (finger foods) ou canapés. Se estiver na época do inverno, Olidete recomenda que sejam servidos queijos e vinhos: "É uma boa opção e não dá tanto trabalho porque fica tudo montadinho e a reposição é fácil de ser feita".

Dependendo do número de convidados não é necessária a contratação de garçons, mas fica a critério dos donos da casa, caso prefiram comodidade. Se a ocasião for escolhida para servir almoço ou jantar e a casa tiver um jardim, a cerimonialista sugere que o cardápio seja mais elaborado.

"Se o tempo e a temperatura permitirem, pode ser feito no jardim da casa. Inicie com uma entrada leve e, depois, uma carne ou um peixe com dois acompanhamentos e uma salada", sugere. Para a sobremesa podem ser servidas frutas, se estiver no verão e, para o inverno, compotas com calda quente.

As bebidas irão variar conforme o cardápio. Uma festa pode oferecer desde o espumante até a cerveja. De acordo com Olidete, os drinks de início são indicados para anteceder o almoço ou jantar. Já durante a refeição, é importante que as bebidas harmonizem com os pratos escolhidos. "O que não se pode esquecer nunca são as bebidas sem álcool", recomenda.

Os convidados, se estiverem em pequeno número, podem ficar encarregados de levar os comes e bebes. Essa opção vai depender do grau de intimidade das pessoas convidadas com os donos da casa nova. No caso de os amigos levarem, eles podem combinar dois tipos de torta salgada, dois tipos de torta doce ou ainda salgadinhos.

Existe ainda a possibilidade de um deles mandar fazer os comes e bebes e, depois, todos pagarem. "Pode ser ainda um churrasco ou um prato único feito por um dos convidados. Quanto às bebidas, dependendo do prato, eles poderão levar cervejas de várias marcas para degustar e levar os copos que ficam como presente para os donos da casa", sugere.

Na próxima página veja as opções de brincadeiras e lembrancinhas.

Brincadeiras e lembrancinhas

Assim como a organização dos comes e bebes, as brincadeiras do chá de casa nova dependem também da intimidade com os donos da casa. Uma opção, segundo Olidete, é levar fotografias de quando eram crianças para que os anfitriões adivinhem quem são e, assim, ganharem o presente que a pessoa levou. Caso a pessoa erre, terá que pagar com um castigo, atribuído pela pessoa que está na fotografia.

Outra brincadeira que pode ser organizada é colocar bilhetinhos em um recipiente na entrada da casa com descrições não físicas da própria pessoa. "Por exemplo: sou feliz, adoro macarrão, quando criança usei gesso no pé, que quebrei caindo do patinete", explica Olidete. Depois, os donos da casa devem dizer o nome da pessoa que está sendo citada naquela descrição. Nesta brincadeira, todos irão ler o bilhete de outro participante preferencialmente.

Antes das brincadeiras, a cerimonialista sugere que os donos da casa abram um espaço para explicar o propósito do chá de casa nova: "Os anfitriões podem falar aos convidados como foi a busca, a compra ou a construção do imóvel".

As lembrancinhas da festa também são itens para atenção dos donos da casa. Podem ser desde uma caixinha com cupcakes até uma chave, que irá simbolizar que o convidado será sempre bem-vindo. "Estas chaves podem ser coloridas, antigas, em forma de chaveiro e grandes para pendurar outras chaves. O importante é que sejam entregues com um cartão de agradecimento", frisa.

Veja mais sobre lembranças para festas.

Tags:

Comentários


  • 1 de setembro de 2011 às 00:00
    Acabei de me mudar de cidade, e gostei da matéria, pois já havia pensado em organizar uma reunião em minha nova casa. Assim posso adequar as dicas a meu grupo de pessoas.
    Condiz sim com a realidade das pessoas que querem ser felizes e manter as amizades, é só adequar a realidade.
    Ninguém é tão rico que tenha tudo, e nem tão pobre que não tenha nada para dar. É só usar a criatividade.
  • 1 de setembro de 2011 às 00:00
    Não gostei, é pura ........
  • 1 de setembro de 2011 às 00:00
    Altamente burguesa essa matéria.
    Não condiz com a realidade da maioria.
    Achei muito ruim! Muito!
  • 1 de setembro de 2011 às 00:00
    Ola so gostaria de dizer q adorei tds as dicas!
    Moro fora do Brasil e onde estou e bem normal fazer este tipo de festa e, realmente muito emocionante,achei muito lindo.Espero poder ter a chance de voltar e fazer tbm para as pessoas q tanto amo...Esse tipo de organizacao com certeza nos coloca muito mais proximo de quem gostamos pois assim as pessoas se sentem mais amadas.
  • 8 de setembro de 2011 às 00:00
    Moro em Salvador Bahia , FIZ UM CHÁ DE CASA NOVA , FOI UM SUCESSO, REUNIR TODOS OS MEUS AMIGOS E FAMILIARES QUE ADORARAM O MEU AP. FIQUEI MUITO FELIZ, FIZ UMA DECORAÇÃO ESTILO UMA CASA DE CHÁ, COM TOALHAS XADREZ LARANJA E ARRANJOS DE FLORES NATURAIS NAS MESAS, O CARDAPIO FORAM VARIAS TORTAS DOCE E SALGADAS, DOCES E SALDAGOS E PAÕZINHOS , PARA BEBER CHOCOLATE QUENTE E SUCO E REFRIGERANTES E UMA CAFE COM LEITE DELICIOSO, FOI REALIDO NO MES DE SETEMBRO .
  • 29 de setembro de 2011 às 00:00
    compramos uma casa linda e vamos fazer um chá de casa nova adorei esse site
  • 5 de outubro de 2011 às 00:00
    VOU MUDAR DA CASA DA MINHA SOGRA E GOSTARIA DE DICAS PARA FAZER UM CHA PARA MINHAS COLEGAS E FAMILIA
  • 15 de novembro de 2011 às 00:00
    Ola estou me mudando da casa da minha sogra e tenho um filho.Qual seria a sua dica para um cha en familia?
  • 16 de novembro de 2011 às 00:00
    ola gostraia de algumas dicas, pois meus pais faleceram, então meus irmãos
    resolveram vender a casa, ai tenho que comprar uma e fazer um chá de casa nova.
  • 6 de janeiro de 2012 às 00:00
    Olá,
    vou casar e a minha casa ainda não está pronto, e quero fazer um chá de casa nova. Gostaria de saber se tem algum problema de fazer o chá antes da minha casa ficar pronta, pois vou me casa antes da casa ficar pronta.
    Agradeço a atenção.
  • 8 de janeiro de 2012 às 00:00
    Olá, estou casada á quase 3 anos! Ganhei muitos presentes quando casei, mas utensílios para cozinha, banheiro, e enxoval não ganhamos, embora tenha deixado apenas lista de casamento em lojas! (Não fiz chá de cozinha!!) Moramos na casa da minha que já tem tudo, mas este ano provavelmente vamos nos mudar para nossa casa, e ainda falta muita coisa das que descrevi antes não ter ganho.
    1 - Nosso orçamento está bem curto, é mais vantagem fazer um chá de casa nova ou comprar as coisas que falta?
    2 - Se fizermos, deve ser em nossa casa ou pode ser em outro local mais central?
    3 - Pode ser feito em família, homens, mulheres, filhos etc?
    4 - O que podemos servir? Almoço, churrasco, aperitivos, doces e salgados e tortas/bolos?
    5 - Nossa casa, a que vamos nos mudar, é bem pequena, se fizermos lá, deve ser após a mudança ou antes?
    Agradeço muitíssimo se alguém puder me ajudar!
    Meu e-mail: vy_rosa@yahoo.com.br
  • 9 de janeiro de 2012 às 00:00
    EU VOU ME CASAR EM JULHO (MELHOR VOU ME JUNTAR) GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO FAZER CHÁ DE PANELA E EU QUERIA FAZER EM MARÇO NO DIA DO MEU ANIVERSÁRIO PRA FAZER UMA COMEMORAÇÃO SÓ
  • 2 de maio de 2012 às 00:00
    sou casada ha 8 anos,mas quando casei nao fiz cha de panela nem de nada,agora vamos mudar p uma casa nova,gostaria de saber s faço um cha de casa nova so p minhas amiga?
  • 17 de maio de 2012 às 00:00
    Ola, sou casada a 10 anos e sempre morei com meus pais, gracas a deus consegui comprar a minha sonhada casa, nao tenho todos os moveis e nem eletrodomesticos, a minha casa vai ser entregue no mes que vem, seria legal se eu fizesse um churrasco so pra familia e os amigos mais intimos, na casa com ela vazia??? e a lista de presente poderia ser igual a de casamento pois, nao tivemos festa de casamento e nem cha de panela??.
  • 21 de maio de 2012 às 00:00
    Oi sou casada a 3 anos compramos nossa casa ela vai ser entregue agora em julho e gostaria de fazer um cha de casa nova gostaria de algumas sugestões.
  • 28 de maio de 2012 às 00:00
    vou receber minha casa daqui pro fim do mês de junho, e gostaria de fazer um chá de casa nova, mas não sei nem por onde começar gostaria que você me ajudasse a com dicas sobre tudo que deve ter na festa pra que corra tudo certo
  • 30 de maio de 2012 às 00:00
    Olá! Gostaria de uma dica, minha mãe e meu api estão se separando, mas vou morar com meu pai, e como minha mãe vai levar as coisas que são delas, estou pensando em fazer um chá de cozinha. Espero retorno. Bjus
  • 7 de junho de 2012 às 00:00
    AJUDÊ-ME A PREPARAR UM CHÁ DE CASA NOVA,O QUE COMPRAR PRIMEIRO O AP E PEQUENO E 1ªLOCAÇÃO,NÃO QUERO GANHAR OS UTENSÍLIOS PREFIRO ESCOLHER DO MEU GEITINHO.MT OBRIGADA!
  • 20 de julho de 2012 às 00:00
    tenho um relacionamemto ha dois ano e meio acora em setembro vou me casar
  • 1 de setembro de 2012 às 00:00
    estou mudando para uma casa nova e algumas pessoas enclussiveis minhas filhgas sugeriram um cha de casa nova so que sou casada a 20 anos e acho um pouco chato queria uma opiuniao
  • 13 de setembro de 2012 às 00:00
    eu vou me mudar agora em dezembro e minha amiga me sugeriu fazer um chá de casa nova , mas n é meu estilo o que devo fazer.
  • 12 de novembro de 2012 às 00:00
    estou mi madando agorar mais não sei o que fazer na minha nova casa então quero fazer um cha di casa nova mais uqe não tenho muita dispeza como faco ?:
  • 13 de novembro de 2012 às 00:00
    ESTOU EM FAZE DE ORGANIZAÇAÕ, MAS QUANDO ACONTECER PROMETO CONTAR TUDO COMO OCORREU.
  • 20 de janeiro de 2013 às 00:00
    Ola,gostaria de saber como faço um cha de cozinha sem muito gasto,vou me mudar e nao tenho condiçoes de comprar td que a casa nova precisa,como fazer?
  • 28 de março de 2013 às 00:00
    quero fazer um cha de casa nova e quero servir um almoço tem algum problema nisso o que pode ser o cardapio
Ir para o topo