Como organizar uma festa de batizado

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Todos os detalhes desta comemoração especial

O batizado dos filhos é um momento muito aguardado nas famílias cristãs. É uma data especial, de confraternização com os parentes e os amigos. Por isso, é importante organizar uma bela festa, marcada pela delicadeza que a ocasião exige.

Para preparar a comemoração do batizado do seu filho é fundamental escolher convite, decoração, tipo de buffet a ser servido e lembrancinhas. Os convites podem ser impressos, mas é muito comum a pessoa ser convidada por telefone mesmo ou até por e-mail. Afinal, geralmente os convidados são muito próximos da família.

Mas, se preferir o convite impresso, ele pode ser feito em alguma empresa especializada. Hoje há gráficas que produzem belos convites de batizado. Porém, se preferir conter gastos, faça-os de forma artesanal ou pelo computador . Através da internet você encontra opções disponíveis para confeccionar e por meio de programas como o Corel Draw você consegue personalizá-los.

Este tipo de convite também é vendido em papelarias e livrarias. Basta procurar as melhores lojas do ramo e comprar convites de batizado prontos. Isso vai poupar seu tempo e também seu dinheiro, pois costumam possuir preços acessíveis.

Decoração da festa

As festas de batizado sempre foram simples, mas isso tem mudado. Agora, as comemorações saíram do tradicional e são mais coloridas. Algumas até possuem temas, como borboletas ou anjinhos. Tudo depende da sua vontade e criatividade. Antes o batizado era um evento íntimo para os pais, os padrinhos e os avós. Hoje, a festa deixou de ser só familiar e passou a servir também como apresentação do bebê para os amigos .

Os decorações são cada vez mais criativas. Os pais buscam uma comemoração mais exclusiva, uma festa de acordo com o perfil da família. Mas é importante evitar excessos. Decore com flores naturais e elementos feitos à mão. Também resgate objetos que tenham um valor afetivo para a família, como uma toalha ou a louça. Quanto às cores, não é necessário ficar preso aos tons pastéis. Hoje mais cores são bem vindas.

Por ser um evento religioso, alguns detalhes não podem faltar. "Inclua elementos que representem a simbologia do batismo de acordo com a religião: água, óleo, anjos, representações do Espírito Santo, velas, elementos brancos, entre outros.

Outra novidade é que muitos pais esperam os filhos completarem um ano para batizá-los e, assim, fazer uma única festa. Este tipo de comemoração é recomendada quando os pais planejam uma reunião mais íntima, e não grandes festas de um ano. Neste caso, deve-se evitar temas muito específicos, como personagens de filmes infantis. E a decoração é mais simples.

Café da manhã, brunch, almoço ou coquetel?

A escolha do tipo de buffet servido na festa de batizado depende de alguns fatores. O que determina o cardápio é o horário da cerimônia e o perfil do cliente. Pode ser um brunch, um almoço ou, para as cerimônias à tarde, um coquetel .

Quando o batizado é bem cedo, a comemoração pode ser feita com um café da manhã especial. Além do café e do chocolate quente, sirva também chás, bolos e salgados. Se a comemoração ocorrer na metade da manhã, o recomendado é o brunch, uma refeição matinal que combina  o café da manhã com o almoço. Sucos, queijos e sanduíches frios, quiches, mousses salgadas são algumas das sugestões para fazer desta refeição um sucesso.

Já o almoço é interessante não só pelo cardápio mais variado, mas também pela hora. "Os pais não podem esquecer que o batizado é o primeiro evento social da criança e que é muito importante respeitar o horário dos pequenos. Muitas vezes, os bebês chegam cansados da celebração.

Na parte da tarde é possível fazer um coquetel como o de um aniversário de criança. Por ser um horário mais tranquilo, fique à vontade para servir as comidas conforme sua escolha. Salgadinhos, bolo, tortas e refrigerantes são ótimas opções.

Lembrancinhas

É usual oferecer lembrancinhas para os convidados que fizeram parte da festa de batizado. Ao entregar a lembrancinha, você agradece a presença das pessoas e festeja mais uma fase na vida do bebê é simpático oferecer uma lembrança aos convidados, mas que não é uma regra.

São diversas opções de lembrancinha de batizado, porém as mais procuradas são aquelas de cunho religioso, como miniterços e anjinhos. Mas não é necessário ficar preso só neste tema. Pode ser desde uma trufa até um produto com a simbologia do batismo.

Os produtos que podem ser utilizados pelos convidados depois. Os bloquinhos são minhas lembrancinhas de batizado preferidas, além daquelas que incluem doces. Os bloquinhos podem ser personalizados com a foto do seu filho ou então com desenho de anjinhos.

Há também outras opções, como garrafinhas de água benta com rótulo personalizado, caixinha de MDF com miniterço dentro, latinhas com minichocolates, marcadores de livros e caixinhas com bombons.

fonte: Lidiane, Sandra Cabas Franco, do Atelier Bell'Art

Tags:

Comentários


  • 16 de agosto de 2012 às 00:00
    Muito lindo!
    Quero apenas ressaltar que a delicadeza dos cuidados serve não só para batizados na igreja católica, mas também faem bonitos nos convites para apresentação de crianças nas igrejas evangélicas nas quais nos não batizamos crianças, o batismo só acontece após a mesma saber o que é e decidir se aceita ou não. As apresentações são igualemnte esperada pelas familias e comunidade e as comemorações sempre fazem bonito e alegram a todos.
Ir para o topo