Como organizar uma festa de Dia das Bruxas

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Dicas para a decoração e o que servir para os convidados

Você quer organizar uma festa de Dia das Bruxas, mas não sabe por onde começar? Preparamos dicas valiosas, do convite à lembrancinha, para que sua festa seja divertida e assustadora.

O convite da festa de Dia das Bruxas pode ser virtual ou impresso. Se você optar pelo convite eletrônico, há sites que disponibilizam gratuitamente convites com a arte pronta, em que você só precisa inserir as informações sobre a festa. No caso de convites de papel, você pode comprar um modelo pronto em lojas de festas ou mandar fazer um personalizado em gráfica.

Independente do formato escolhido, o importante é que o convite seja elaborado com o tema Halloween, nas cores tradicionais da festa (preto, roxo e laranja) e com personagens e figuras típicas, como abóboras, morcegos, teias de aranha, bruxas, fantasmas, monstros, vampiros, múmias e outros seres assustadores.

Além da data, do horário e do local da festa, não se esqueça de especificar o traje que a pessoa deve usar: roupas pretas, fantasias de terror ou outras fantasias.

Trajes, acessórios e maquiagem para festa de Halloween

Os trajes mais comuns para festa de Dia das Bruxas são fantasias relacionadas às figuras típicas do Halloween: bruxa, vampiro, zumbi, esqueleto, diabinho, monstro, entre outras criaturas bizarras.

O mercado disponibiliza fantasias sofisticadas, mas você não precisa gastar muito para compor seu visual, pois uma roupa preta e alguns acessórios já são suficientes para lhe deixar a caráter. Com um chapéu e uma vassoura você vira uma bruxa, com uma capa e dentes postiços você se transforma no Conde Drácula e com uma máscara você fica idêntico a um monstro.

Use a criatividade e capriche na maquiagem, pois é ela que dá o toque especial de terror. Pancake branco com pó de arroz deixa seu rosto pálido, lápis e sombras escuras deixam seu olhar carregado e com olheiras, enquanto batom vermelho ou tinta guache imitam sangue. Se preferir, compre um kit de maquiagem de terror, que é muito realista. Passar esmalte preto também cai muito bem.

Se preferir, sua festa pode ser à fantasia, sem se restringir ao tema do Dia das Bruxas. É importante definir isso antes de enviar os convites, para que todos os convidados tenham conhecimento e não fiquem fora do clima.

Decoração e iluminação para festa de Halloween

Antes de pensar na decoração, você precisa definir se na sua festa de Dia das Bruxas haverá crianças ou se o encontro será direcionado a adolescentes e/ou adultos.

Se houver participação de crianças, opte por uma decoração mais leve, que não deixe o ambiente tão assustador. Nesse caso, aposte em bruxinhas simpáticas, vampirinhos camaradas e personagens malvados dos contos de fadas. Se a festa for para adolescentes e adultos, você pode carregar na decoração de terror para deixar o ambiente bem sinistro.

Em lojas de artigos de festa você encontra enfeites e objetos relacionados às figuras típicas do Halloween: abóbora, caveira, chapéu de bruxa, teia de aranha, morcego, gato preto, rato, sapo, túmulo, fantasmas, múmia, espantalho, entre outros.

A decoração não precisa sair cara, basta usar a criatividade. Você pode pendurar bexigas, TNT, papel crepom ou fitas com as cores tradicionais do Halloween pelo ambiente, e colar figuras feitas de cartolina.

Além disso, algodão ou véus rasgados no teto e na parede dão a impressão de local abandonado, cheio de teias de aranha. Luvas de borracha, plástico ou silicone com algum tipo de enchimento (pode ser água) parecem mãos de mortos e livros antigos, caldeirões e vassouras de piaçava são artigos de bruxas. Bonecas enroladas em faixas de curativo viram múmias e pintadas com batom ou guache vermelho parecem mortos-vivos. Para completar a decoração improvisada, caixas de papelão encapadas com cruzes de cartolina se transformam em túmulos.

Uma ótima opção é esculpir caretas em abóboras e colocar lanternas ou pequenas velas dentro para que fiquem iluminadas. Outra ideia é deixar uma televisão ou um projetor exibindo filmes de terror no local da festa. Gelo seco e folhas secas espalhadas pelo chão também dão um toque especial.

O ambiente da festa deve ser pouco iluminado. Além das abóboras, use lâmpadas amareladas ou cor de laranja. Se encontrar um abajur em formato de caveira, melhor ainda. Você pode acender velas, mas coloque-as em locais seguros. Luzes negras também são uma boa pedida.

O que servir na festa de Dia das Bruxas

Nos países em que a tradição do Halloween é forte, as crianças costumam passar na casa dos vizinhos dizendo "trick or treat", que significa "guloseimas ou travessuras". Então, em uma típica festa de Dia das Bruxas não podem faltar guloseimas: doces feitos de marshmalows e de gelatina, doce de abóbora, balas e pirulitos.

Você pode até encomendar doces decorados com motivo de Halloween. Dica: prepare cupcakes de cenoura  e desenhe uma teia de aranha com calda de chocolate. Ou faça um bolo redondo, imitando uma abóbora, e decore a carinha com glacê.

Mas nem só de doces sobrevive uma festa, então você pode servir salgadinhos, tortas, cachorro quente e até sanduíche de metro. Outra opção é servir uma sopa em um caldeirão para parecer uma poção de bruxa. Se a festa for mais sofisticada, você pode preparar uma carne seca ou outra receita na moranga.

Para beber, prepare bebidas com cara de sangue fresco, ou seja, poncho e drinks vermelhos, com groselha ou morango. Cerveja e vinhos também são opções, ao gosto do freguês.

Música e lembrancinha para Festa de Dia das Bruxas

Para animar a festa de Halloween, você pode contratar um DJ ou deixar algum amigo responsável pelo som. Uma opção é intercalar uma seleção de músicas com sons assustadores, como gritos, passos, ranger de portas e risadas de bruxa, que podem ser baixados da Internet.

São indicadas trilhas sonoras de filmes de terror e rock pesado. Além disso, existem no mercado CDs específicos para festa de Halloween.

Se quiser surpreender os convidados, contrate atores para fazer uma performance na sua festa. Que tal eles ensinarem os convidados a dançar a música Thriller, do Michael Jackson?

Lembrancinha

 Biscoitos decorados

Depois de tanta diversão, entregue uma lembrancinha para que seus convidados não se esqueçam da festa e fiquem ansiosos para o próximo Halloween. Baldinhos com doces, anéis de caveiras, geleca, ímãs, chaveiros, enfeites ou biscoitos em formato de personagens típicos são boas opções.

Origem do Halloween

Antes de iniciar os preparativos, saiba um pouco sobre a história do Dia das Bruxas, comemorado em 31 de outubro. O Halloween é uma tradição de origem celta, disseminada nos países de cultura anglo-saxã. Os celtas foram povos guerreiros que viveram na Europa central e ocidental a partir do século 8 a.C e foram derrotados por exércitos romanos entre 58 e 43 a.C.

Existem diferentes versões para o significado do Halloween e de seus símbolos. Segundo o portal Klick Educação, os celtas acreditavam que na noite de 31 de outubro, em que eles festejavam a colheita e o fim do verão, a porta de ligação entre o reino dos vivos e dos mortos era aberta.

Então, os sacerdotes se disfarçavam com máscaras e ofereciam alimentos para que os espíritos não lhes fizessem mal. Daí veio o costume de as crianças se fantasiarem e pedirem doces na vizinhança, perguntando "gostosuras ou travessuras?".

Imigrantes irlandeses e escoceses levaram o Halloween para a América do Norte, de onde foi exportado para diversas localidades. No Brasil, o Dia das Bruxas é pouco tradicional, mas muitas pessoas gostam de participar de festas com a temática.

Agora que você já sabe como organizar sua festa de Dia das Bruxas, veja como preparar miniabóboras recheadas, que podem fazer parte do seu menu de Halloween.

Tags:

Comentários


  • 7 de outubro de 2011 às 00:00
    eu amei esssas dicas para a festas de helloween!!!
    sao muito boas!!!
  • 19 de outubro de 2011 às 00:00
    Até me animei a fazer uma festa!
  • 27 de outubro de 2011 às 00:00
    oi esse site e irado to loka que chegue o dia das bruxas BUUUUHHHHH
  • 3 de novembro de 2011 às 00:00
    gente vou dar uma festa dia 5 nesse sabado quem quiser ir falar com layla pelos comentaRIO VAI TER PONSH VAI TER VARIAS COISAS SOBRE AFESTA DOS DIA DAS BRUXA ESPERO VCS LÁ
  • 29 de maio de 2012 às 00:00
    amei tudo isso toloca para dar aminha festa
  • 12 de setembro de 2012 às 00:00
    Que coisa meia chata eu pensei q fosse como se fazer uma festa não como se fazer um convite.... affff
  • 14 de setembro de 2012 às 00:00
    eh tudo muito otimo mais qeria qe falaxe mais sobre como arrasar numa festa do dias das bruxas...kkkk
    ia das BRUXAS...UHHHHHH...n ta muito bom nao,,,,EI VENHAO A FESTA DE HALL
    ALLOWEEN DA MINHA ESCOLA..dia 27 ta galerinha...vai ter DJ dos melhores
  • 23 de outubro de 2012 às 00:00
    eu amei todos e naum vejo a hora de faser a minha festa...
  • 23 de outubro de 2012 às 00:00
    amei todas essas dicas e naum vejo a hora de a minha festa e feliz dia das BRUXAS HUUUUUUUUUUUUU
  • 23 de outubro de 2012 às 00:00
    eu adorei essa dicas para minha festa vai ser o massimo , vai ser a melhor festa que eu ja fiz
    amei amei thauzino

    beijos
  • 27 de outubro de 2012 às 00:00
    Adorei os passos de fazer uma festa de halloween
  • 29 de outubro de 2012 às 00:00
    maravilha
  • 12 de dezembro de 2012 às 00:00
    gente achei um maximo nao sei se vcs gostaram mas foi uma protiavidade integra kkkkkkkkkk adooogo
  • 17 de março de 2013 às 00:00
    adorei
  • 14 de outubro de 2013 às 00:00
    AMEI vou fazer para minha festa dia 30 vou convidar o colegio todo VAI...SER..O..MAXIMOOOOOOOOOOOOOOOO...BOOOOOOOO. KKKKKKKKKKKKKK
Ir para o topo