Como organizar uma festa junina

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Confira sugestões de comidas e decoração

As festas juninas já pipocam pelo país. Que tal aproveitar esse friozinho e organizar uma? Para ter sucesso na organização da festa junina é preciso planejá-la bem, usar a criatividade e entrar no clima.

Oferecer uma festa sempre tem um custo, mas se você não puder arcar com todas as despesas, pode organizar uma festa junina colaborativa sugerindo para que cada convidado traga um prato típico ou uma bebida.

Passo a passo para como organizar uma festa junina:

O convite

Pode ser por e-mail ou impresso em papel elaborado por você. As pessoas se animam quando recebem um convite criativo e temático. Lembre-se de colocar a data, o horário, o endereço e o mapa do local. Além disso, não se esqueça de solicitar a confirmação da presença.

Traje

Não tem graça uma festa junina sem vestido estampado, maquiagem e trancinhas para as mulheres e calça remendada, camisa xadrez e chapéu de palha para os homens. Mencione no convite que todos devem vir a caráter, pois a festa fica bem mais divertida.

Decoração

A decoração também tem que estar apropriada para a ocasião. Bandeirinhas de chita, balõezinhos, chapéus de palha pendurados pela casa, retalhos de juta para enfeitar a mesa, imagens de Santo Antônio, São João e São Pedro dão um toque especial. Se tiver um espaço isolado, uma fogueira ajudará para garantir que sua festa junina seja quente e todo o clima da festa. Mas todo cuidado com fogo é pouco. Isole a área e não deixe crianças por perto!

Veja mais ideias para decorar sua festa junina.

Quanto aos comes e bebes, sugerimos um cardápio variado. A dona da casa pode ser a responsável pelos pratos e bebidas mais difíceis de transportar como canjica, vinho quente, quentão e milho verde, assim fica mais fácil de os convidados colaborarem com a festa levando os pratos mais simples. As comidinhas típicas podem ser servidas em saquinhos de papel e potinhos descartáveis.

Você ainda pode organizar a festa estipulando o tipo de alimento conforme o sexo do convidado. Exemplo: homens levam pratos salgados e mulheres levam doces, ou o inverso. Além das bebidas "quentes", você pode sugerir que cada pessoa traga o que for consumir. Isso garantirá variedade de opções.

Festa junina infantil

menina vestida com roupa caipira

Você também pode organizar uma festa junina infantil. De acordo com a cerimonialista Olidette Rotava, deve ter brincadeiras, quadrilha e casamento caipira. Neste caso específico, deve-se trocar o quentão por chocolate quente. "Servimos cachorro quente, pasteis feitos na hora, pipoca, bolos de chocolate e fubá, e docinhos de amendoim", comenta Olidete.

Quem aniversariar em junho pode comemorar organizando uma festa junina. Olidette conta que o aniversariante pode estabelecer aos convidados que levem brinquedos educativos e lúdicos. "Organizei uma festa assim para uma pessoa que completou 60 anos. Em vez de ganhar os presentes, ela preferiu entregar a um projeto chamado 'Construindo o saber'. Isso a diferenciou das demais festas".

A cerimonialista sugere que sejam servidos dois ou três tipos de sopa e alguns pães feitos na palha de milho. "Na festa junina não podemos economizar nas cores, sejam elas na decoração ou das comidas", afirma.

Vamos organizar as brincadeiras? O correio elegante não pode faltar. Veja outras brincadeiras para animar a sua festa junina.

Organize os pares para uma quadrilha divertida e "simbóra" pro caminho da roça. Não esqueça as tradicionais músicas de um arraiá: "Pula a fogueira", "Cai, cai balão" e "Capelinha de melão". Selecione aqui a trilha sonora para a sua festa junina.

Tags:

Comentários


  • 4 de junho de 2012 às 00:00
    que tipo de comida tipica tem
  • 22 de junho de 2012 às 00:00
    Meu nome e victor Alecsander Filizzolae tenho 12 ,e sou da paraquia de santo antonio no municipio de Oriximiná- estado do pará, e eu e minha colega Ianara ficamos resonsáveis para a organização da festa junina de nossa perseverança e estou muito imprecionado com o potencal do site
    Desde já antecipo-me
    parabéns
  • 1 de julho de 2012 às 00:00
    legal
  • 1 de novembro de 2012 às 00:00
    quem amou minha resposta pode dizer obrigado
  • 1 de novembro de 2012 às 00:00
    meu nome e vitor fernando dos santos agora quero sua ajuda como faço uma festa com almoço com tipos de qual comidas se vc me ajudar agradeço eu sou evangelico e estou orando por vcrebeca , victore andrei me ajude que jesus vai te abemçoa mais e mais to orando por vcs beijose abraços moro longe mais meu amor por vcs vai alem, do que vc imaginam amem
  • 1 de novembro de 2012 às 00:00
    tem milo cuscus feijoada tutu bolo de milho bolo de fuba e muito mais acaraje e etc.....
  • 1 de novembro de 2012 às 00:00
    veja eu tenho 15 anos eu tanbemfiz esse trabalho veja e muito bom sou do recife imbiribeira se precisar de mais coisas pode dizer beijos amo vcs
Ir para o topo