Couvert - Como se servir

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Couvert - Como se servir

Os restaurantes servem alguns petiscos para serem degustados enquanto decidimos o que vamos pedir para a refeição ou enquanto ela está sendo preparada. Chama-se couvert e pode ser composto de vários tipos de petiscos. Use o bom senso para saber quais devem ser comidos com a mão e em quais deve`-se usar os talheres.

Azeitonas, tirinhas de cenoura, talos de salsão, rabanetes e picles devem ser comidos com a mão. Já queijinhos temperados, berinjela ao vinagrete e outros devem ser colocados no prato destinado ao couvert. Ou leva-se à boca com o garfo ou coloca-se em cima de uma torradinha ou pedaço de pão antes de levar à boca.

Pão

Couvert - Como se servir
O pãozinho do couvert não deve ser cortado com a faca, mas com os dedos, um pedaço de cada vez. A faquinha só servirá para passar a manteiga ou o patê.

Se você estiver em casa e quiser passar um pedaço de pão no molho do prato, poderá fazê-lo: ponha um pedacinho de pão no prato, fixe-o com o garfo e passe-o pelo molho.

Lembre-se: só em sua casa ou na de amigos íntimos.

Descendentes de Italianos tem o hábito de colocar na mesa, um pratinho com azeite estrangeiro temperado. Eles pegam um pedaço pequeno de pão, molham no azeite e levam-no à boca. Este é um hábito que aos poucos está se estendendo por todas as mesas brasileiras.

Patê

Couvert - Como se servirCouvert - Como se servir

Se o patê for servido como entrada, vindo no prato em fatia sobre folhas de alface, você deve comê-lo com garfo, colocando na boca um pedacinho de pão para acompanhá-lo.

Se for servido como antepasto, corte pedacinhos de pão, um de cada vez, e passe um pouco de patê com a faca. Neste caso, as porções não serão individuais.

Vinhos brancos e champanhe acompanham os patês mais suaves, porém, patês mais temperados devem ser acompanhados de vinho tinto.

Queijos

Couvert - Como se servir

Cortam-se com faquinha especial em pedaços pequenos, um a um. Coloca-se sobre uma torrada, bolachinha ou pedaço de pão e são comidos com a mão. Os apreciadores costumam saborear um Camembert com sua crosta esbranquiçada, cortando-o na forma de V.

Um bom queijo não deve ser oferecido muito gelado, mas fresco. Ao se servir de uma tábua de queijos, não se deve esquecer de que os mais leves precedem os mais temperados. Boursin, Camembert, Gouda e Danablu, por exemplo, formam uma boa combinação; Brie, Saint Paulin, Munster e Roquefort, outra.

É importante degustar os queijos com vinhos escolhidos apropriadamente. Um dos motivos de o queijo preceder a sobremesa no cardápio é para se seguir tomando o vinho da refeição.

Em geral, os vinhos brancos casam bem com os queijos mais suaves, como prato, requeijões de leite de cabra ou o Tilsit.

Queijos fortes, como o Roquefort, pedem vinhos tintos encorpados.

O vinho do Porto também é recomendado para acompanhar queijos, especialmente o Stelton, um queijo inglês, ou um Cheddar.

Ao organizar uma mesa de queijos e vinhos, vá até o link do artigo Espaço Gourmet Queijos e Vinhos, além dos pães, coloque na mesa manteiga e frutas frescas, como a uva.

Calcula-se 3/4 de garrafa de vinho e 300g de queijo por pessoa.

Se quiser continuar sabendo como devemos comer determinados alimentos clique no link: Como nos servimos de fondue.

Tags:

Comentários


  • 28 de março de 2011 às 00:00
    Adorei todas as dicas!
  • 11 de abril de 2011 às 00:00
    Olá,

    Amei isso gente,faço gastronomia,mas em matéria de arrumar a mesa,ainda sou "pedra"....heheh
    Muito bom!
    Abraços
  • 29 de maio de 2011 às 00:00
    Eu estava, por acaso, lendo algumas matérias sobre serviços de entrada, quando deparei-me com a BBel. Conforme eu ia passando pelas páginas, meu interesse só fez aumentar. Não consegui parar de ler, a menos que tenha sido com o final da matéria. Já guardei essa página no meu computador, deixando uma pasta para ele, junto com outras guloseimas. Além disso, já repassei o endereço da BBel para uma turma de amigos, e sugeri que a divulgassem a outras pessoas. O 'site' merece ser conhecido por mais e mais pessoas. Se depender de mim, muitas pessoas, embora não se cadastrem, visitarão o BBel com certeza. Parabéns!

    P.S.: Gostaria de uma explicação. Qual a diferença entre 'couvert' e 'hors d'ouvre'?
Ir para o topo