Dicas para organizar a festa infantil em casa

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Pais podem economizar e oferecer festa intimista para comemorar o aniversário do filho

Se você está pensando em fazer a festa de aniversário de seu filho em casa, veja as dicas que o Portal BBel levantou com duas especialistas em organização de eventos.

A lista de convidados

O primeiro passo é montar a lista de convidados e analisar bem se sua residência tem espaço suficiente para receber todas as pessoas ou se será necessário diminuir a lista. Tati Leme, produtora de festas infantis, explica que os aniversários em casa são uma tendência e fazem ainda mais sucesso quando o ambiente está charmoso, intimista e confortável. Então pense bem na hora de fazer os convites, criar conforto não é apenas garantir que cada pessoa tenha um lugar para se sentar.

Preparando o espaço

Um exemplo que envolve o conforto dos convidados é verificar de antemão se todo mundo vai conseguir vaga para estacionar o carro. Imagine o humor das pessoas ao chegarem em sua casa depois de passar meia hora tentando estacionar o carro? Uma dica é conversar e preparar os vizinhos, inclusive para o barulho.

Dependendo do tamanho da festa, você também pode verificar a possibilidade de alugar móveis para acomodar melhor os convidados. No dia da comemoração, não hesite em restringir o acesso das pessoas aos ambientes sociais. As áreas íntimas e os quartos não precisam estar abertos.

Na página a seguir, veja quais tarefas ou pais podem fazem e quais serviços contratar.

Decoração e cardápio

Para economizar

Se a sua intenção é economizar, verifique o que você consegue fazer sozinho, sem contratar um serviço especializado. A assessora de eventos Flávia Gurgel indica que convites, lembrancinhas e bolo são itens que podem ficar por conta dos pais, assim como comprar as bebidas e arrumar os móveis.

Decoração e cardápio

Muitas vezes, os pais preferem uma festa de aniversário em casa para que a comemoração seja mais espontânea e calorosa. Uma das tendências para isso é optar por uma decoração retrô. Que tal colocar uma cesta com produtos de marcas antigas no banheiro, como Leite de Rosas e pomadas Minâncora? Ou ainda optar por guloseimas como balas de coco, maria-mole, bicho de pé e assim por diante?

Recreação

As brincadeiras para animar as crianças também podem seguir este estilo. Deixe de lado as piscinas de bolinhas e games eletrônicos e contrate animadores especializados em brincadeiras antigas como peão, bola de gude, cabo de guerra, esconde e esconde e tudo mais. Tati Leme menciona que, se as crianças forem pequenas, uma alternativa de recreação é contratar um teatro de bonecos.

A seguir, veja a quais detalhes ficar atento na contratação do buffet.

Estrutura para buffet

Contratar um buffet para cuidar da preparação do cardápio e do atendimento aos convidados também combina com festas infantis em casa. Neste caso, a dica é não dispensar que a empresa faça uma visita técnica à residência na etapa de planejamento da festa, assim você e o buffet já ficam sabendo qual espaço eles vão precisar ocupar, qual a estrutura disponível e ajustes necessários.

Festa em casa não tem hora para acabar

Um ponto importante a ser levado em consideração pelos anfitriões é que, como a festa é em casa e a maioria dos convidados são pessoas íntimas da família, a comemoração pode não ter hora para acabar. Tati Leme conta que em festas deste tipo é comum, por exemplo, os avós e tios chegarem no começo da tarde e só irem embora no fim da noite, ou até no outro dia.

Se você mesmo vai cuidar do cardápio, a festa realmente pode não ter horário, mas se um serviço de buffet foi contratado, algumas medidas práticas precisam ser tomadas. Segundo a produtora de festas, o padrão é que o buffet trabalhe por quatro horas, com meia hora de tolerância. Mas quando a estrutura começa a ser recolhida, os funcionários costumam deixar algumas porções extras de comes prontas para servir.

Outro ponto que também tem a ver com a duração da comemoração é acertar com os fornecedores da decoração e de móveis alugados, se for o caso, em qual horário eles devem retornar para recolher a estrutura. O comum é que isso seja feito no mesmo dia da festa, mas não é raro em festas em casa que eles façam isso no dia seguinte.

Veja também quanto e o que servir em festas infantis.

Tags:

Comentários


  • 29 de abril de 2013 às 00:00
    Oi Samanta! Uma dica interessante que eu sempre dou para minhas amigas é enviar convites online. Você consegue ter a confirmação dos convidados (RSVP) e enviar o convite por e-mail e Facebook. Eu simplesmente adorei! Usei a InviteBox para os convites - http://www.invitebox.com.br
Ir para o topo