Fondue - Como se servir

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Dicas para você se sair bem.

Fondue - Como se servir
Fondue de Queijo

Serve-se com vinho branco. O fondue tradicional, de origem suíça, é o de queijo. É uma mistura de queijos fortes e um pouco de bebida alcoólica. Vem à mesa em panelas especiais, já derretido, e é colocado no centro da mesa sobre um réchaud aceso.

Cada convidado sentado recebe um pratinho de sobremesa e um garfo especial longo.

Com a mão, pegue pedaços de pão, que deve estar numa cesta cortado em quadradinhos, e coloque no seu pratinho individual. Mergulhe um pedaço de pão no queijo derretido e ponha no pratinho. Leve-o à boca com o garfo. Esta operação fará com que o fondue esfrie um pouco, podendo ser levado à boca imediatamente.

Todos comem de uma mesma panela. Em serviços menos sofisticados, apenas o garfo especial longo é apresentado; então leve-o à boca com cuidado para não queimá-la.

Fondue - Como se servirFondue de Carne

Serve-se com vinho tinto. Coloque alguns pedaços de carne no seu pratinho individual. Vários molhos picantes são apresentados à parte. Ponha um pouco dos seus preferidos no canto do seu prato individual. Use o garfo longo para espetar um pedaço de carne e fritar na panela que foi colocada cheia de óleo fervente sobre o réchaud, no meio da mesa. Depois de frito, leve-o ao prato individual e passe nos molhos de seu gosto, que já estão em seu pratinho.

Em serviços mais sofisticados, a carne é comida com garfo e faca.

Fondue - Como se servirFondue de Chocolate

Podemos oferecer um licor para acompanhar. Este fondue nada mais é do que chocolate derretido, que fica na panela sobre o réchaud no meio da mesa. Coloque pedaços de frutas no seu pratinho individual, corte-os de um tamanho que possa ir à boca e, com o auxílio do espeto, mergulhe um de cada vez no chocolate. Gire o garfo especial longo para que o chocolate não pingue na mesa e leve-o até o pratinho individual.

Em serviços finos, usa-se garfo para levar a fruta até a boca, senão leva-se o próprio espeto à boca, com cuidado para não se queimar. É uma sobremesa ideal para inverno.

Saiba também como fazer: Fondue de queijoFondue de carne e Fondue de Chocolate.

Por Bebel Ferreira

Tags:

Comentários


  • 6 de julho de 2008 às 00:00

    Ganhei um aparelho para fondue,mas, não sei que tipo de álcool devo usar: líquido ou gel?

    Uma dúvida quanto a reportagem sobre fondue: o mesmo garfo especial que é levado ao aparelho é o mesmo que comemos no pratinho individual?

    Bjs.
  • 8 de julho de 2008 às 00:00
    Alem do vinho,qual outro tipo de bebida pode ser servido junto com o fondue tanto de queijo quanto o de chocolate,obrigada
  • 28 de setembro de 2008 às 00:00
    ganhei um fondue e não tenho idéia de com utilizar e em q situação e recitas (como fazer )...por favor me ajudem...bjs
  • 15 de julho de 2009 às 00:00
    Vocês estão de parabéns! Sucesso! Bjs.
  • 7 de agosto de 2009 às 00:00
    Gostaria de saber qual é o queijo mais apropriado para fundue. E se aquelas massas de queijo que existem prontas no supermercado também são boas.

    Vi uma reportagem do Gilbert (aquele francês que mora no Brasil) e ele disse que não é "o fondue" , mas sim "a fondue". Sabia?
  • 29 de abril de 2010 às 00:00
    Amei a a reportagem esta tudo muito bem recitado,parabéns!!!!!!!
  • 27 de maio de 2010 às 00:00
    Obrigado pelas dicas!! Sucesso pra vcs!

    Abçs!
  • 1 de junho de 2010 às 00:00
    achei muito legal,pois sou estudante de eventos, estou cursando o terceiro semestre e temos uma disciplina específica de alimentos e bebidas.
    porém, acho que deveriam falar mais das louças que seriam usadas.
    obrigado!
  • 8 de agosto de 2011 às 00:00
    Gostaria de receber a receita dos molhos para o fondue de carne,OBRIGADA.
Ir para o topo