Saiba organizar um almoço para amigos

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Acerte no cardápio e envolva os convidados

Todo mundo sabe como é bom receber amigos para um almoço bem caprichado. A primeira coisa que se faz quando pensamos em oferecer um almoço em casa é pensar em quem convidar. Esta é a parte mais importante quando estamos organizando uma reunião.

O sucesso de uma refeição entre amigos não é a harmonização de vinho, mas a harmonização dos convidados. O astral do almoço depende do entrosamento de todos os presentes, principalmente se você convida uma pessoa que não é do grupo. As pessoas têm que ter algo em comum caso não sejam conhecidas entre si. Essa é a prerrogativa para que a conversa flua naturalmente.

Por isso, o anfitrião deve apresentar o convidado que não conhece os outros dando alguma informação a seu respeito. Por exemplo: "pessoal, quero lhes apresentar o Raul, meu amigo do clube. Ele é campeão de tênis". Pronto, como todos no almoço jogam tênis, você já criou um gancho para que a conversa caminhe bem.

Resolvido o número de convidados para o almoço, passamos a pensar no cardápio, afinal, receber em casa, e em grande estilo, requer atenção aos detalhes, organização, bom gosto e tempo. Leia mais sobre isso na próxima página.

O cardápio para receber os amigos

Atenção na escolha do menu. Se a maioria das pessoas convidadas são suas conhecidas, presumimos que você saiba de algumas coisas que elas não comam. Evite fazer estes pratos.

Se sua ideia for fazer um prato único, como uma feijoada, indique o cardápio para as pessoas que você menos conhece no momento em que for convidá-las. Você pode dizer, por exemplo: "Vou fazer uma feijoada em casa, você gosta? Gostaria muito que você viesse. Quero te apresentar alguns amigos meus que adoram jogar tênis".

Um prato único é muito prático em um almoço para muitas pessoas, pois pode ficar pronto com antecedência, como Bacalhoada, feijoada, strogonoff ou qualquer outra opção que possa ficar pronta de véspera. Lembre-se, você só terá o período da manhã para arrumar seu almoço em grande estilo. Se sua opção for por um cardápio variado siga a regra e sirva salada, massa, prato principal (qualquer carne) e seus acompanhamentos.

Perceba como até na hora de montar o cardápio para um almoço, mesmo sendo entre amigos, você já está garantindo o sucesso da reunião.

Pense no que vai servir como aperitivo. Nada de salgadinhos, que para ficarem bons têm de ser fritos na última hora. Queijos, patês, azeitonas, castanhas e algum antepasto são a melhor escolha, pois podem, e devem, ficar prontos de véspera.

Não esqueça de pensar na bebida que será oferecida junto ao aperitivo, assim como na bebida que acompanhará o almoço. Lembre-se de ter água com e sem gás, refrigerantes normais, dietéticos e cerveja bem gelada, se for o caso. Se optar por servir vinho, certifique-se de que você tem a bebida na quantidade suficiente. Um prosseco é o mais indicado para este tipo de ocasião, pois é servido desde o aperitivo até o final do almoço.

E para fechar o almoço com chave de ouro, confira as dicas para sobremesa e cafezinho na próxima página.

Sobremesa e cafezinho

Não conheço ninguém que não goste de sorvete, portanto, ele deve sempre estar presente na reunião. Além de ser unanimidade, já vem pronto! Providencie apenas uma calda quente de chocolate ou cacau com mel e o sucesso está garantido. Regrinha para se escolher as sobremesas: sorvete, fruta e doce.

Do sorvete já falamos. Quanto às frutas, em um almoço para 20 pessoas ou mais, o melhor é fazer uma salada de fruta ou oferecer frutas variadas fatiadas. Todos gostam e é mais fácil de servir.

O terceiro item é o que deve ser caprichado: o doce! Como são muitas pessoas convidadas, faça duas qualidades, sendo uma mais doce e a outra mais leve, como um cheese cake.

O cafezinho deve ser servido com requinte. O que é cafezinho servido com requinte? É aquele que está no ponto: nem muito forte, nem muito fraco, quente sem ter fervido, acompanhado do uma bolinha de chocolate de menta ou um biscoitinho.

Viu só como não é tão complicado como parece. Leia também sobre os bastidores da preparação para receber os amigos no almoço.

Tags:

Comentários


  • 15 de abril de 2012 às 00:00
    g
    o
    s
    t
    o
    s
    o
    é
    p
    u
    r
    ê
  • 21 de novembro de 2012 às 00:00
    Seu site está maravilhoso.com dicas importantes par o nosso dia a dia.Este do almoço entre amigos,amei, vou aproveitar ainda mais as reuniões em minha casa.Parabéns por organizar excelentes dicas para seus leitores.Um abraço.Ttaiana
Ir para o topo