8 motivos para organizar a casa agora

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Olá, pessoal! Eu vivo passando dicas de organização aqui no site, mas hoje eu trouxe oito motivos concretos para o início de uma batalha definitiva contra a bagunça. Nessa lista, vocês verão como a desordem afeta negativamente a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Desorganização não é brincadeira!

1 - Bagunça estressa

Mulher estressada com bagunça

Voyagerix/shutterstock.com

Pesquisadores do centro de estudos sobre a vida cotidiana das famílias, da Universidade da Califórnia (Ucla), perceberam altos níveis de cortisol (hormônio ligado ao estresse) em mulheres que possuem casas com "alta densidade de objetos domésticos". Segundo pesquisa feita com 32 famílias, quanto mais coisas pela casa, maior o estresse feminino. Nesse estudo, os homens não foram afetados pela bagunça como as mulheres.

2 - Bagunça pode fazer engordar

Mulher comendo donut

Dean Drobot/shutterstock.com

O especialista em organização Peter Walsh, autor de livros que relacionam a bagunça ao excesso de peso, afirma que uma casa bagunçada causa aborrecimentos e estresse, que muitas vezes é aliviado por meio da comida. Ele também defende que uma vida desorganizada não propicia escolhas saudáveis, inclusive na alimentação, por isso, ao acabar com a bagunça, a pessoa pode emagrecer.

3 - Bagunça provoca exaustão

Mulher dormindo na mesa de trabalho

Stock-Asso/shutterstock.com

Num estudo do Instituto de Neurociência da Universidade Princeton (EUA), pessoas com casa bagunçada experimentaram um aumento no estado de exaustão como resultado da expansão da energia mental no estresse causado pelo ambiente confuso. Segundo o estudo, a bagunça dificulta a concentração, o foco e o processamento de informações, então a pessoa precisa se esforçar mais e gastar mais energia para fazer as tarefas diárias.

Veja outros elementos que provocam sono e cansaço fora de hora.

4 - Bagunça atrapalha a tomada de decisões

Pessoas indecisas

alphaspirit/shutterstock.com

O mesmo estudo da Universidade Princeton explica que o desgaste mental causado pela irritação relacionada à desordem pode tornar as pessoas mais suscetíveis à frustração e atrapalhar a tomada de decisões.

5 - Desorganização nos faz perder dinheiro

Mulher assustada ao pagar conta

Pavel Ilyukhin/shutterstock.com

Sobre este dado, nem precisa de pesquisa, é empírico: correspondência e papelada desorganizadas nos deixam mais propensos a atrasar o pagamento de contas, o que gera custos extras com multas e juros. Fora isso, em ambientes bagunçados as coisas somem com facilidade, então acabamos comprando objetos em duplicata, o que não só resulta em gastos desnecessários como entulha ainda mais a casa, propiciando o aumento da bagunça.

6 - Bagunça propicia germes e bactérias nos ambientes

Louça suja

Africa Studio/shutterstock.com

Objetos espalhados pela casa dificultam a limpeza de superfícies, o que resulta na proliferação de germes e bactérias nos ambientes. Sem contar que louça suja na pia é um convite a bichos horripilantes como baratas (eca).

7 - Desorganização pode nos atrasar constantemente

Mulher tomando café atrasada

Tinatin/shutterstock.com

A desorganização nos leva a gastar mais tempo que o previsto procurando as coisas em casa, o que gera atrasos cotidianos e muito estresse (volte ao item 1, rs).

8 - Bagunça pode provocar acidentes

Homem prestes a pisar em brinquedos na escada

Photographee.eu/shutterstock.com

Parece cena de filme pastelão, mas acontece de verdade: brinquedos, tênis e toda a sorte de objetos espalhados pela casa podem resultar em quedas, tropeções, batidas no dedo mindinho (ai!) etc. Não vale a pena pagar pra ver, né?

Bom, gente, acho que não restam dúvidas de que a bagunça é bastante prejudicial para a vida de todo mundo. Quem tem dificuldade de sair desse ciclo vicioso, pode conferir 9 hábitos para conquistar um estilo de vida organizado e pegar várias outras dicas de organização aqui no site.

Beijocas estaladas!

Fonte: Lauren Smith/goodhousekeeping.com

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo