Aprenda a organizar suas receitas

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Ache fácil o que precisa e ganhe tempo na hora de cozinhar

Algo tão simples quanto achar a receita ideal ou tentar encontrar alguma que já foi usada antes e deu certo pode se tornar um verdadeiro problema na hora de cozinhar. Essa busca, além de demandar tempo, estressa e desmotiva qualquer um.

A personal organizer Carolina Rosa diz que, além da cozinha organizada, ter as receitas fáceis de localizar também é fundamental na hora de preparar uma refeição. "Receitas organizadas por tipo de cardápio como massas, carnes, aves, pães, sobremesas, entre outros, facilitam a busca da dona de casa na hora de uma consulta rápida para um jantar, por exemplo. Caso contrário ela às vezes até desiste de seguir uma receita e acaba errando ou fazendo o prato de sempre", afirma Carolina.

Ingrid Lisboa, que é home organizer, completa dizendo que o costume de fazer as mesmas receitas vem mesmo da falta de organização. "Não existe uma dona de casa, apreciador ou até gourmet que se anime a cozinhar algo novo sem saber exatamente onde achar. É daí que vem o hábito de fazer sempre as mesmas receitas", argumenta.

Veja na próxima página jeitos práticos de organizar suas receitas.

Cadernos, livros e pastas

O hábito de arrancar páginas de revistas de culinária, de deixar livros de receitas espalhados e de imprimir milhares de vezes a mesma receita, pois nunca consegue achá-la, são mais comuns do que parecem. Para tornar o dia a dia mais fácil, a melhor opção é pensar em formas práticas de organizar as receitas. Ingrid Lisboa afirma que não há jeito errado de se organizar. "Não existem regras para se organizar, o importante é saber se o jeito vai funcionar, já que deve ser prático para quem vai utilizar", afirma a home organizer.

Carolina Rosa opta por usar um fichário com saquinhos plásticos para guardar suas receitas e considera essa a melhor forma de organizá-las. "Depois de separar por categoria, coloco a receita virada para frente dentro do saquinho plástico e no verso coloco a foto", explica. Carolina finaliza dando a dica: "deixo sempre um espaço embaixo da receita onde posso fazer alguma anotação como, por exemplo, a facilidade de fazer, se agradou a todos ou o que posso alterar nela".

A consultora de organização pessoal Ana Afonso afirma que existem muitas opções para a organização das receitas, deve-se apenas escolher a que for mais prática levando em conta seus costumes e facilidades. "As receitas podem estar impressas e colocadas em fichários com divisórias ou então coladas e copiadas em cadernos separados por categorias como pratos doces e salgados. Existe também a possibilidade de fazer um scrapbook com fotos e dicas e até organizar um livro personalizado de receitas a partir de pesquisas, selecionando as preferidas", completa Ana.

Organizar receitas online e offline

Com a tecnologia tão presente atualmente, é impossível não considerar suas facilidades. Inúmeros aplicativos para celular existem para facilitar a vida de quem procura uma receita diferente para fazer ou quer armazenar as preferidas. Existe também a facilidade de organizá-las em pastas no computador e quando se quiser achar, é só pesquisar pelo nome do arquivo.

Ingrid Lisboa afirma que armazenar as receitas em pastas de computador divididas por categorias, como aperitivos, pães, massas, sopas, sobremesas ou até por tipo de culinária como italiana, japonesa, brasileira, etc., ajuda bastante na hora da procura rápida por algo específico. Ana Afonso incentiva o uso de aplicativos para celular na hora da procura de uma receita: "inove! Use aplicativos para consultar receitas diretamente de seu smartphone. Uma boa opção também é baixar e consultar os livros de receitas de seus autores favoritos no tablet".

Na próxima página, saiba onde guardar suas receitas.

Onde guardar as receitas?

Ter as receitas organizadas é muito importante, mas guardá-las em um lugar de fácil acesso é também um grande incentivador na hora de decidir o que preparar. Organizá-las em pastas ou cadernos não vai adiantar se isso for perdido pela casa ou guardado em lugares escondidos.

Ingrid Lisboa diz que não importa onde você guarde suas receitas, contanto que saiba onde elas estão e esse lugar seja fácil de achar na hora de cozinhar. "O lugar ideal para guardar seu caderno ou livro de receitas organizado não precisa ser necessariamente na cozinha, mas é bom que seja em um lugar fácil de achar quando houver necessidade", orienta.

Para Carolina Rosa, o melhor lugar para se guardar receitas é na despensa, que fica próxima à cozinha, mas não as deixe tão expostas a ponto das folhas sujarem ou ficarem engorduradas. Para isso não acontecer, Ana Afonso dá a dica. "Se a preocupação for com umidade e os vapores da cozinha, encapar os livros e cadernos de receita com plástico transparente é uma ótima opção". Ana ainda termina com um conselho: "manter os livros de culinária e cadernos de receitas na cozinha é uma praticidade. Não os esconda nas gavetas e no fundo dos armários. Utilize os nichos e prateleiras e os faça ser parte da decoração".

Leia também mais sobre como organizar a cozinha.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo