Como arrumar a mala de viagem das crianças

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Quais peças levar e em qual quantidade

Seja qual for idade da criança, na hora de arrumar a mala de viagem, a primeira dica é sempre levar duas trocas de roupa por dia. Isso inclui calcinha e cuecas, é melhor não subestimar a capacidade dos pequenos em se sujar. Um par de meias é suficiente por dia, a não ser que a criança vá usar tênis na maior parte da viagem, o que exigiria dois pares diários.

Para meninas, é possível mesclar a quantidade de calças, bermudas e camisetas com saias e vestidos. A estilista Eliane Bertolami recomenda levar sempre peças em cores neutras, como branco e preto, que são mais fáceis de combinar. Uma calça jeans escura e um conjunto de moletom ou plush são itens básicos para meninos e meninas. O conjunto pode ser em um tom mesclado que, segundo a estilista, evita que aqueles pelinhos indesejáveis fiquem aparecendo. Ao menos um shorts (para meninas) ou bermuda (para meninos) clara e duas escuras devem estar na mala também.

Para que a criança esteja preparada para qualquer ocasião, é importante não se esquecer de levar camisas polo para os meninos. Para as meninas, os vestidos sempre caem bem em momentos mais formais.

Na página a seguir, veja como fazer a mala de acordo com o clima do destino da viagem.

De acordo com o destino

Se a viagem for para um local quente, leve apenas três agasalhos para todo o período, mas se for para uma região fria, a especialista em organização Daisy Khappaz recomenda que a mala tenha um agasalho para cada dia do passeio. Neste caso, para evitar o excesso de bagagem, você pode usar sacos a vácuo para embalar as roupas. Outra dica é fazer rolinhos com as camisetas.

Se a criança for passar um período em um acampamento de férias, é importante não se esquecer de colocar calças compridas, galochas e uma lanterna para aquelas atividades como trilhas noturnas. "Como é região de mata, costuma fazer frio a noite, assim, é importante levar peças para o frio, de preferência dois conjuntos, podendo ser um de plush e outro de moletom fino, por exemplo", menciona a estilista Eliane Bertolami.

A regra geral é, se for para clima quente, aumente a quantidade de saias ou vestidos, bermudas e camisetas de algodão. Para o clima frio, aumente calças, meias- calça, meias de lã, ceroulas e camisetas de manga longa para serem usadas por baixo das blusas.

Na página a seguir, veja alguns segredinhos para não errar na hora arrumar a mala de viagem das crianças.

Dicas valiosas

A especialista em organização Rafaela Oliveira tem uma filha de três anos e conta que um de seus segredinhos na hora de arruma a mala da pequena é colocar as roupinhas dentro de saquinhos de TNT ou algodão. Assim, as mesmas embalagens servem para colocar as peças depois de sujas.

"Separo todas as roupas em categorias. Um saquinho para camisetas de manga curta, outro para mangas longas, saias e shorts, calças, casacos e assim por diante. Fica mais fácil achar o que preciso dentro da mala. Se preferir, dá para separar as roupas por conjuntinhos para cada dia", sugere Rafaela.

Outro segredo é resistir aos apelos da criança e não levar todos os brinquedos, travesseiros e apetrechos que ela queira incluir dentro da mala. "Não aconselho a levar estes tipos de coisas. Como a criança está saindo de casa, deve se acostumar com coisas novas, sem se prender a bichos de estimação ou travesseiros, isto gera adultos dependentes de objetos", argumenta Daisy Khappaz.

Na próxima página, veja uma lista com todos os itens básicos que precisam estar na mala de viagem das crianças.

Faça o chek list

  • Roupas íntimas (cuecas ou calcinhas): duas para cada dia da viagem.
  • Meias: um par para cada dia se for à praia. Caso a criança use o tênis o dia inteiro, dois pares para cada dia da viagem.
  • Camisetas: duas por dia
  • Shorts ou bermudas: duas peças por dia.
  • Agasalhos: três para a viagem inteira, caso o local tenha um clima quente. Mas se o destino for um lugar frio, um agasalho por dia de viagem.
  • Tênis, chinelos e sandálias: de dois a três pares, dependendo da quantidade de dias da viagem.

Nécessaire

Protetor solar e repelente (recomendado pelo pediatra), xampu e condicionador, hidratante, lenços umedecidos, escova de cabelo, prendedores de cabelo (menina), pasta e escova de dente, sabonete, hidratante pós sol e cortador de unhas.

Kit primeiros socorro

Luvas descartáveis, algodão, antitérmico, termômetro, band-aid, álcool 70%, soro para o nariz, remédio para digestão e enjoo, pomada para assadura, água oxigenada, esparadrapo, remédios de uso contínuo.

Documentos da criança dentro da mala

Certidão de nascimento, tipo sanguíneo, carteirinha do plano de saúde ou vacinação

Veja também como organizar uma viagem com crianças.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo