Como decorar uma caderneta com tecido

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Artesanato fácil é uma opção para o Dia das Mães

Mesmo com todos os aparatos tecnológicos incorporados ao nosso dia a dia, é sempre bom ter uma caderneta na bolsa ou na pasta de trabalho. Então, que seja uma cadernetinha bem charmosa! A artista plástica e artesã Tuca Tomaz ensina passo a passo como decorar uma caderneta, bloquinho ou agendinha com tecido. É um artesanato fácil, que você pode fazer para presentear sua mãe.

Veja a lista de materiais para decorar a caderneta.

Materiais para decorar caderneta

.Uma caderneta, agendinha ou bloquinho brochura com ou sem capa. Se tiver capa, não pode ser plastificada. No passo a passo foi utilizada uma caderneta sem capa de papel reciclado;

.Pedaços de tecido com duas estampas diferentes, uma para encapar a caderneta e outra para o acabamento da parte interna da capa e da contracapa. O tecido só não pode ser grosso. No passo a passo foi utilizado algodão;

.Dois pedaços de 15 cm (cada) de fita de tecido fina ou de sisal;

.Cartolina ou papel cartão;

.Cola branca de artesanato;

.Pincel;

.Lápis;

.Régua;

.Tesoura ou estilete;

.Espátula (opcional, pode ser substituída pela régua);

.Hidromiçanga (opcional).

Nas próximas páginas veja como decorar a caderneta passo a passo.

1ª etapa do passo a passo

Com ajuda da régua, trace uma margem de 1 cm nos quatro lados da parte interna da capa (ou folha correspondente à capa) e da contracapa (ou folha correspondente à contracapa) da caderneta para referência.

Marque o tamanho de tecido necessário para encapar a caderneta. Para determinar a altura do tecido, meça a altura da caderneta e acrescente 2 cm. Para determinar a largura, meça a largura dos dois lados da agendinha (com ela fechada) mais a lateral (miolo) e acrescente 2 cm. Exemplo: a caderneta usada tem 13 cm de altura e 18 cm de largura total, contando os dois lados mais o miolo (no modelo utilizado, o miolo é mínimo). Então, o tecido foi cortado com 15x20 cm.

Corte o tecido com a tesoura ou o estilete. Marque uma margem de 1 cm em cada lado do tecido no avesso. Perceba que deixamos 2 cm a mais de tecido na largura e na altura, agora esses 2 cm serão divididos em 1 cm a mais de cada lado da caderneta, por isso a margem é de 1 cm.

2ª etapa do passo a passo

Com o pincel, passe cola na capa e fixe-a no avesso do tecido, deixando para fora a margem de 1 cm marcada anteriormente. Espalhe bem a cola, sem deixar acúmulo, pois isso pode formar caroços ou manchar o tecido. Aperte com as mãos, vire a caderneta e passe uma espátula ou régua para firmar ainda mais o tecido no papel.

3ª etapa do passo a passo

Passe cola na contracapa e no miolo da caderneta e repita o que você fez na capa. Deixe secar.

4ª etapa do passo a passo

Enquanto a cola seca, marque e corte dois pedaços de papel cartão para o acabamento interno da capa e da contracapa da caderneta. O tamanho desses pedaços é a medida interna da capa menos 1 cm de largura e 1 cm de altura. Exemplo: a medida interna da capa da caderneta usada é 13x9cm, então, cada pedaço de papel cartão foi cortado com 12x8 cm.

Corte dois pedaços de tecido para encapar os pedaços de papel cartão. Cada pedaço de tecido deverá ter a medida do papel cartão mais 1 cm de altura e 1 cm de largura, ou seja, deve ser do tamanho da face interna da capa da caderneta. No caso, 13x9 cm.

5ª etapa do passo a passo

Passe a cola no papel cartão e fixe-o no avesso do tecido, deixando uma borda de 0,5 cm em cada lado. Aperte com as mãos, vire o papel cartão e passe a espátula. Corte os cantinhos do tecido para conseguir encapar o papel.

6ª etapa do passo a passo

Passe cola nas bordas do papel cartão, cole as margens do tecido e passe a espátula. Faça o mesmo com o outro. Deixe secar.

7ª etapa do passo a passo

Pegue a tesoura e, com a caderneta fechada, dê um pique na sobra de tecido do meio da brochura. Abra a caderneta e corte os cantinhos do meio para conseguir encapá-la. Como a caderneta utilizada tem pontas arredondadas, a artesã passou cola na ponta e colou os cantinhos das extremidades em diagonal. Se a sua caderneta tem pontas retas, corte os cantinhos do tecido como você fez para encapar o papel cartão.

8ª etapa do passo a passo

Passe cola nas margens marcadas na primeira etapa do passo a passo e cole as sobras de tecido, encapando a capa e a contracapa. Aperte com as mãos e passe a espátula.

9ª etapa do passo a passo

Passe cola no papel cartão encapado. Cole uma das fitinhas na capa da caderneta e passe cola em cima do pedaço que foi colado. Cole o papel cartão encapado na capa da caderneta. Aperte com as mãos e passe a espátula. Faça o mesmo com o segundo pedaço de papel cartão e a outra fitinha na contracapa. Deixe secar.

Final do passo a passo

Se quiser dar um charme a mais, pingue hidromiçanga na capa e espere secar. Quando ela seca, deixa a impressão de que você colou miçangas no tecido. Dê um laço nas fitinhas e sua caderneta está pronta! Dependendo do formato da caderneta ou bloquinho que você está decorando, em vez da fitinha, fica melhor usar elástico para o fechamento, como na imagem D.

Para conhecer um pouco mais do trabalho da artista plástica e artesã Tuca Tomaz, passe no blog Na Toca da Tuca.

Você curte artesanato? Aprenda também como transformar uma caixa de frutas em prateleiras.

Tags:

Comentários


  • 24 de maio de 2012 às 00:00
    Adorei esta caderneta! Onde posso encontrar esta caderneta, achei demais!
    Parabéns pela caderneta!
  • 8 de novembro de 2012 às 00:00
    quero comprar uma agenda como eu faço.
  • 10 de maio de 2013 às 00:00
    Gostei da criavidade.....
    Eu tbem trabalho com decoração de casa, e sei fazer esse trabalho.
Ir para o topo