Como evitar mofo e bolor no inverno

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Olá pessoal, hoje eu trouxe dicas para combater mofo e bolor, que costumam se proliferar mais no inverno. Principalmente se deixamos a casa muito tempo fechada por causa do frio ou tomamos banho bem quente formando vapor.

Pois é, esses micro-organismos se reproduzem com mais facilidade em ambientes escuros e úmidos. No banheiro, eles se esbaldam... Alojam-se nos azulejos, no piso, no ralo, no vaso sanitário, na lixeira, na toalha, no papel higiênico e até nas escovas de dente e demais utensílios que ficam sobre a pia (eca).

Mas calma, isso tem solução! Vejam as dicas da microbióloga Rosana Siqueira dos Santos para espantar o mofo e o bolor da casa.

. Limpar o banheiro com água sanitária ao menos três vezes por semana. Deixar a solução de água e água sanitária agir por alguns minutos, depois esfregar e enxaguar.

. Colocar toalhas de rosto e banho para secar no varal.

. Manter as portas e janelas dos cômodos abertas por ao menos alguns minutos todos os dias para arejar a casa e dispersar vapores do banheiro. Quem passa o dia inteiro fora e não tem um ajudante para cumprir essa tarefa pode abrir as janelas mesmo quando o sol já foi embora.

. Se possível, deixar apenas a parte de vidro das janelas fechadas quando sair de casa de manhã, assim o sol pode aquecer o ambiente.

. Usar panos úmidos ao limpar salas e quartos, pois irão reter a poeira e impedir que ela se deposite em outros locais após a varrição.

. Após passar a vassoura, aplicar uma solução de água e álcool, ou o produto de limpeza de sua preferência, no chão e na superfície dos móveis.

. Panos úmidos também podem ser usados para higienizar cortinas e tapetes. Nesse caso, é melhor começar a limpeza utilizando um aspirador de pó em vez de espanadores.

. Atenção: tomar cuidado para não umedecer demais os panos e deixar superfícies, tapetes e cortinas molhados.

. Borrifar um pouco de álcool ou outros produtos específicos para este fim no ar.

. Colocar travesseiros ao ar livre para secar focos de umidade.

Vejam também como limpar o banheiro com vinagre.

Beijocas estaladas!

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo