Como evitar que a bijuteria escureça

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

É normal que após algum tempo as bijuterias escureçam, isso ocorre porque elas não têm a camada de proteção na superfície, como os banhados ou semijoias, então oxidam com facilidade. Veja o que fazer para evitar o escurecimento e quando ela já estiver escura.

Como evitar que a bijuteria escureça

Bijuterias

Shutterstock / p_ponomareva

  • Não guarde bijuterias misturadas ou uma em cima da outra, pois o atrito também prejudica as peças.
  • Separe-as com tecidos ou saquinhos.
  • Guarde as bijus em local seco e arejado e coloque giz escolar no local, o que ajuda a remover a umidade e previne mofo.
  • Passe um pano de vez em quando, pois a poeira também escurece a biju.
  • Quando passar perfume ou creme espere secar totalmente para depois colocar as bijuterias em contato com a pele.
  • Não tome banho, entre no mar ou piscina com as bijuterias para evitar o escurecimento das peças.
  • Se valer muito a pena, leve a peça em lojas que vendem bijus e verifique a possibilidade de banhá-las em prata ou ouro, isso aumentará muito a vida útil do produto.

Como limpar bijuterias escurecidas

Pasta de dente

Shutterstock / Photographee.eu

  1. Aplique creme dental branco sobre a biju e esfregue com os dedos, depois, esfregue mais um pouco com um algodão, papel higiênico ou uma escova macia. Em seguida mergulhe a biju em um potinho com detergente e água fervente, mexa a peça e retire o resíduo em água corrente.
  2. Se perceber que a biju escureceu recentemente, mergulhe a peça em uma solução de água fervente com sabão de coco e sabão em pó e deixe por 5 minutos. Em seguida esfregue com uma escovinha macia. Pronto!
  3. Para prevenir o escurecimento passe uma ou duas camadas de base de unha na bijuteria. Só tome cuidado com o excesso, para não ficar melada ou até com uma camada mais grossa aparente e feia.

Dica esperta da BBel

Se a bijuteria estiver escura há muito tempo não tem jeito. O quanto antes tentar reverter o caso, maior a chance de dar certo.

Agora, confira ideias para organizar suas bijuterias.

Fontes: Marcos Pertile, diretor Mapa da Mina semijoias e Marcos Takuma, diretor da Belize semijoias.

Tags:

Comentários


  • 20 de setembro de 2015 às 00:00
    Sou produtora de Bijouterias.Essa dica de mergulhar a Biju em água por cinco minutos é , sem dúvida, a pior !!!! As correntes em sua grande maioria são de ferro e mesmo com banho de excelente qualidade quando são molhadas o metal enferruja em questão de minutos!!!!!
  • 20 de setembro de 2015 às 00:00
    A melhor de todas as dicas é fazer como eu: comprar jóias da H Stern, Vivara, Dryzun, etc. Ou seja, jóias de ouro amarelo, ouro branco, pérolas de verdade e diamantes. Bijuteria são legais, mas vão estragar mais cedo ou mais tarde. Fica a dica.
Ir para o topo