Como guardar roupas de inverno

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Olá pessoal! O tempo está meio doido, mas com a chegada da primavera a tendência é esquentar em todo o país (assim espero, rs rs). Então já está (quase) na hora de guardar as roupas de frio até o próximo inverno – ou até a próxima frente fria, porque nunca se sabe, né?

Mas não vale jogar as roupas quentinhas na parte de cima do armário de qualquer jeito, elas devem ser guardadas de acordo com o tecido.  Siga essas dicas:

Lã: é uma fibra natural e requer cuidados para não criar micro-organismos. Antes de guardar, lave as peças com detergente neutro ou sabão de coco líquido. Não use água quente, não torça nem centrifugue as peças. Limpas e secas, guarde-as dobradas em sacos de TNT. Não pendure roupas de lã em cabides, pois elas ficarão deformadas.

Couro: é bastante sensível à luz e à umidade, por isso deve ser guardado limpo, seco, em local escuro e ventilado para evitar o aparecimento de mofo. Mande as peças para uma lavanderia a cada seis meses e guarde-as em capas pretas de TNT, penduradas em cabides de plástico.

Couro sintético: é mais resistente à ação de micro-organismos, à luz e à umidade, então não precisa da proteção de capas de TNT.

Veludo: Lave com sabão neutro e deixe secar à sombra. As peças também devem ser penduradas e protegidas com uma capa de TNT escura.

Cobertores e edredons: os mais grossos geralmente precisam ser higienizados em lavanderias. Uma dica é armazená-los em sacos a vácuo, assim eles ficam protegidos de ácaros, bactérias e sujeiras, e você ganha ainda espaço, pois o volume é reduzido em 75%.

Atenção: uma dica importante para conservar as roupas de inverno é deixar as portas dos armários abertas durante algumas horas uma vez ao mês em dias secos. Para tirar o cheiro de roupa guardada, acrescente uma colher de bicarbonato de sódio antes do último enxágue da peça.

Que venha o calor!

Beijocas estaladas!

Comentários


  • 6 de novembro de 2011 às 13:47
    Boa tarde.
    Boas dicas, para nosso dia a dia. Gostaria de saber se é possivel guardar artigos 100% couro em embalagens a vacuo. Tenho uma excelente bolsa de viagem que a cada 2 meses está toda mofada. Acho que o saco a vacuo não deixaria o mofo se formar. Será?
    Obrigada
Ir para o topo