Como organizar a ceia de Natal

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Olá pessoal, como estão os preparativos para as festas de fim de ano? Nesta época entramos numa correria sem tamanho, né? Encerrar o ciclo de trabalho, participar das festas de confraternização, pensar na ceia, na decoração da casa e nos presentes, enfrentar filas nos shoppings e supermercados... Mas é um esforço que vale a pena, pois comemorar o Natal com as pessoas queridas - e com a sensação de missão cumprida - é algo que não tem preço!

Eu vou postar aqui no blog muitas dicas para ajudar na organização dessa maratona, não deixem de conferir.  Bom, vamos começar falando sobre a ceia de Natal?

Siga estas dicas e organize sua ceia com mais tranquilidade:

. Se o Natal for na sua casa, a esta altura você já deve saber quantos convidados receberá para a ceia. Provavelmente você também já tenha decidido se vai preparar a ceia em casa, encomendar em uma empresa especializada ou combinar o sistema americano, em que cada convidado um leva um prato. Mas se essas questões ainda não foram definidas, resolva-as com urgência, pois já estamos em cima da hora.

. Defina com os convidados como será o sistema de divisão das despesas para evitar surpresas e situações desagradáveis depois da festa. E não esqueça de guardar as notas de todas as compras.

. Se for encomendar a ceia, faça orçamentos, analise os cardápios e feche o pedido com aproximadamente 15 dias de antecedência.

. Se adotar o sistema americano, combine com os convidados exatamente qual (quais) prato(s) cada um deve levar, incluindo as sobremesas. Defina também se pratos serão servidos nas travessas do anfitrião ou dos próprios convidados, e, nesse caso, se elas devem seguir um padrão.

. Caso fique responsável por preparar toda a ceia, já programe os dias 23 e 24 de dezembro para cozinhar e solicite a ajuda de uma auxiliar ou de amigas e parentes que participarão da festa.

. Defina o cardápio da ceia de Natal e faça uma lista de tudo o que precisa comprar. Bebidas, alimentos secos e carnes congeladas podem ser comprados com antecedência, então faça isso o quanto antes para evitar filas, correria e preços mais altos.

. As frutas e carnes frescas e as saladas devem ser compradas cerca de dois dias antes da festa. Planeje a data e o horário para fazer essas compras e anote na agenda, pois geralmente nos atolamos de compromissos nesta época e podemos nos complicar.

. Verifique com antecedência se você tem a quantidade necessária de pratos, talheres, copos, taças e louças para servir os alimentos. Defina também as toalhas que serão utilizadas, uma para a noite e outra para o dia de Natal. E não se esqueça dos elementos de decoração da mesa, como velas e arranjos.

Com organização as as festas fluem muito melhor, vocês não acham?

Beijocas estaladas!

Bebel

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo