Como organizar a despensa

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Olá, pessoal, uma ótima semana!

Responda com sinceridade: sua despensa está organizada? Se não estiver, aproveite as dicas que eu trouxe para deixá-la nos trinques. Também garimpei fotos que mostram o antes e o depois de uma organização bem feita, assim as orientações ficam mais palpáveis. Vamos começar por esses exemplos:

Exemplo 1

Fotos: thehouseofsmiths.com

Detalhes:

Foto: thehouseofsmiths.com

Foto: thehouseofsmiths.com

 

Exemplo 2

Fotos: apartmenttherapy.com

Detalhe:

Foto: apartmenttherapy.com

 

Exemplo 3

Foto: apartmenttherapy.com

Foto: apartmenttherapy.com

Parece difícil, né? Mas não é muito não, basta ter paciência e metodologia para não se perder.

. A primeira coisa a fazer na hora de organizar a despensa é tirar tudo do lugar e observar de não tem nada vencido para jogar fora.

. Em seguida, fazer uma boa limpeza nas prateleiras, ou até trocar as prateleiras caso você julgue necessário. No exemplo 1, as prateleiras e o fundo do armário foram pintados de branco e o fundo ganhou um acabamento especial com papel de parede ou contact. No exemplo 2, as prateleiras vazadas foram substituídas por prateleiras maciças e o fundo do armário foi pintado de verde.

. O próximo passo é separar os alimentos por grupos que façam sentido para vocês, por exemplo, grãos, massas, enlatados, temperos, itens de café da manhã, etc.

. Uma sugestão é, sempre que possível, trocar as embalagens originais por recipientes de vidro ou plástico.  Foi isso que realmente transformou o visual das despensas acima. Quanto mais padronizados os containers, a despensa vai parecer mais organizada. Mas se você já tem recipientes em casa e quer aproveitá-los, deixe a padronização pra lá. O meio ambiente agradece! Se for comprar os containers, calcule antes quantos você precisa e os tamanhos, de acordo com a quantidade que você costuma usar de cada produto. Se você optar pela organização em recipientes, considere a possibilidade de comprar alguns alimentos a granel. Para não se perder quanto à validade, você pode colar etiquetinhas nos containers.

. Se quiser manter as embalagens, pode pensar em agrupá-las em organizadores, de acordo com o tipo de produto.

. Outra forma de organizar os alimentos é colocando etiquetas nas prateleiras para não esquecer o lugar de cada item.

. Na hora de dispor os produtos nas prateleiras, use o critério da praticidade, sem separar os alimentos do mesmo grupo que você determinou. Nos locais de mais fácil acesso, deixe os produtos que você usa mais. Se as prateleira forem fundas, deixe produtos que você usa menos atrás, e assim por diante.

Veja outras fotos de despensas bem organizadas que eu selecionei pra gente se inspirar:

Fotos: apartmenttherapy.com

Fotos: apartmenttherapy.com

Fotos: apartmenttherapy.com

Fotos: apartmenttherapy.com

Foto: apartmenttherapy.com

Foto: apartmenttherapy.com

Foto: apartmenttherapy.com

Foto: apartmenttherapy.com

Foto: apartmenttherapy.com

Foto: apartmenttherapy.com

Curtiu? Deixe seu comentário!

Beijocas estaladas!

Tags:

Comentários


  • 1 de fevereiro de 2013 às 20:42
    [...] pessoal, um ótimo fim de semana! Atendendo a pedidos de leitores que adoraram meu post sobre organização da despensa, hoje eu trouxe dicas de como organizar a lavanderia. Para ficar mais palpável, selecionei fotos [...]
  • 10 de outubro de 2015 às 00:00
    A organização ficou linda. O problema é onde encontrar os recipientes, os aramados, vidros, containers, pois pelo que pesquisei, essa pequena mudança ficaria em torno de R$ 500 só em vidros padronizados e aramados simples.
Ir para o topo