Como organizar fotografias

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Olá amigas e amigos! Respondam sinceramente: suas fotografias estão organizadas? Vocês encontram facilmente uma foto que desejam rever ou demoram horas procurando naquelas caixas enormes ou em meio a milhares de arquivos no computador?

Fotografias reconstituem nossa história, nos fazem rir, chorar e lembrar de momentos, pessoas e lugares especiais... Não podemos guardá-las de qualquer jeito, ao deus-dará. Então aproveitem que o fim de semana já está aí e sigam essas dicas para organizar suas fotos. Será uma tarefa divertida e recompensadora.

Fotos em papel

. Separe as fotos por assunto e período. Vendo as imagens você vai acabar criando seus próprios critérios de separação, por exemplo, Natal, férias, festas escolares, cotidiano etc.
. Se puder, digitalize todas as imagens em alta resolução, para que tenha um backup delas e possa mandar fazer cópias quando quiser.
. Depois de separadas, armazene cada categoria em caixas ou álbuns de fotos. O álbum é a melhor opção, pois as fotos ficam mais organizadas e protegidas. Se você optar por caixas, guarde-as em local seco e escuro, pois temperatura e umidade são os principais agentes de deterioração das fotografias.
. Se o álbum ou a caixa não tiverem janela, coloque uma etiqueta identificando cada um. Outra opção é personalizar a capa ou a tampa de acordo com o tema de cada categoria.

Fotos digitais


. Crie pastas e subpastas para armazenar as fotos digitais. O critério mais prático é separar por data, primeiro o ano, depois o mês e em seguida os eventos. Exemplo: Pasta Fotos, subpasta 2011, subpasta Outubro, subpasta Festa de Halloween.
. Importantíssimo, com 10 asteriscos, rs rs: tenha um backup de todas as imagens em CDs, pendrive ou HD externo, senão você corre o risco de perder TUDO. Só quem já passou por essa trágica experiência sabe a tristeza que dá.
. Como a tendência é exagerarmos na quantidade de fotos, tente fazer uma edição logo após cada evento fotografado, eliminando as imagens desfocadas, repetidas ou que não interessam por algum motivo.
. Uma opção bacana é fazer fotolivros com as imagens digitais. Você pode mandar fazer em lojas especializadas ou fazer em casa mesmo porque existem programas muito intuitivos e fáceis de operar, como o da Digipix.

Bom, para terminar, selecionei alguns modelos de álbum de fotos charmosos pra vocês.

Álbum Droppy, da Tecnoart (venda na Saraiva); Álbum Trip, da Tecnoart (venda na Siciliano); Álbum Dots, da Tecnoart (venda na Siciliano); Álbum da Gaivotha.

Álbuns Rústico Kraft, da Ical (venda na Kalunga); Álbum Aequilibrium, da Tecnoart (venda na Saraiva); Álbum Prestige 522, da Ical (venda no Walmart); Álbuns artesanais da Scrap and Art.

Álbum Stilo, da Ical (venda no Submarino); Álbum Reciclar, da Teca (venda nas Lojas Americanas); Álbum Formas, da Ical (venda nas Lojas Americanas); Álbum Menina de Sobretudo, da Lamasb (venda na Saraiva).

#Partiu organizar nossas memórias especiais?

Beijocas estaladas!

Comentários


  • 21 de outubro de 2011 às 15:58
    Eu sei o que é perder foto no computador, também recomendo que todo mundo faça backap!!! Mas confesso que preciso organizar melhor minhas fotos de máquina de filme!
Ir para o topo