Como organizar o closet

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Especialistas dão dicas para deixar o closet organizado

Se organizar um armário já dá trabalho, quem dirá colocar ordem em um closet. Antes de por um fim na bagunça é importante lembrar que isso vai demandar tempo, portanto, é preciso separar de um a dois dias para organizar tudo. "Chame aquela sua amiga com quem você dá muitas risadas para te ajudar na organização. Além do tempo passar mais rápido e você não desanimar no meio do trabalho, ela pode te ajudar a praticar o desapego na hora de separar as roupas que não vão mais ser usadas e podem ser doadas", sugere Adriana Saade, personal organizer.

Adequar todas as roupas e acessórios ao espaço é o maior desafio para organizar o closet. Ingrid Lisboa, personal organizer, comenta que a maioria das pessoas que procura pelo serviço de uma organizadora profissional reclama da falta de espaço no closet, quando na verdade o problema é apenas arrumar tudo em seu devido lugar. "Organizando corretamente você abre espaço para o que realmente usa", afirma Ingrid. O primeiro passo, segundo as organizadoras, é tirar tudo do lugar para limpar e só então começar a arrumação. Segundo Adriana, esse é o momento para separar as roupas que vão para doação e as que precisam de algum tipo de manutenção.

Depois que as roupas já estiverem fora do closet, é hora de limpar o cômodo. Caso o espaço esteja mofado ou embolorado, uma solução de vinagre e água pode resolver o problema. Antes de recolocar as roupas e os acessórios no lugar, Adriana indica distribuir pedras de cânfora, que evitam a umidade e, consequentemente, o surgimento do mofo e do bolor. Saade sugere que os cabides sejam separados por cores, mas o ideal é que eles sejam padronizados, ou seja, todos da mesma cor e material. "Os cabides iguais já passam uma sensação de organização mesmo se o closet estiver todo bagunçado", explica Adriana. Poucas pessoas se atentam a esse detalhe, mas os cabides também precisam ser limpos, pois acabam acumulando sujeira com o passar do tempo.

Na próxima página veja como aproveitar os espaços e organizar o seu closet.

Organizando o espaço

Segmentar as roupas para deixar o closet mais organizado é opinião unânime entre as home organizers. Para dar um visual diferente e mais arrojado, Adriana sugere pendurar as calças pela barra. "Existem no mercado alguns cabides com prendedores que servem para manter o closet organizado de uma forma diferente. Esses cabides possuem prendedores que permitem pendurar as calças pela barra, deixando-as de cabeça para baixo", comenta Adriana. Ingrid salienta que algumas peças não podem ficar penduradas, como as roupas de tricô, por exemplo. "O peso das roupas de tricô faz com que as peças acabem cedendo e perdendo a forma. Calças de couro também precisam de atenção para pendurar. Elas devem permanecer esticadas para não danificar permanentemente o tecido com vincos. O ideal é pendurar esse tipo de calça no cabide tubular", orienta Ingrid.

Algumas peças de roupa não devem ser guardadas dobradas, como calça social, terno, blazer e casacos de lã. Camisas podem ser dobradas, mas para quem procura praticidade, o mais indicado é pendurá-las com os dois primeiros botões fechados. Quem prefere dobrar suas roupas deve lembrar-se de que a gaveta, para ser funcional, não deve ser nem muito profunda, nem muito superficial. Vale mencionar que as roupas não devem ser guardadas em sacos plásticos, pois eles evitam que as peças ventilem, o que pode acarretar sujeiras como mofo e bolor. Para as roupas usadas com pouca frequência é aconselhável guardá-las em sacos de TNT com visor ou, para quem tem pouco espaço e bastante roupa volumosa, os sacos a vácuo podem ser uma boa opção. Adriana lembra que embaladas nesse sistema as roupas podem ter seu volume reduzido em até um terço.

Malas de viagem também podem ser usadas como uma alternativa para guardar roupas e objetos que não são usados com frequência "Aqueles objetos que você só usa quando vai viajar, como frasqueira e sacolas para guardar calçados, podem ficar guardados dentro da mala de viagem, em uma das prateleiras do closet. Além de deixar mais organizado ainda economiza espaço", comenta Ingrid Lisboa.

Os sapatos também merecem atenção para não tomar muito espaço dentro do closet. Para organizá-los é aconselhável guardar em caixas ventiladas. Ingrid afirma que já existem no mercado várias opções para organizar os sapatos, porém, uma alternativa é aproveitar a própria caixa do sapato para guardar as peças. Para isso é preciso fazer alguns furos para que o ar circule ali dentro e evite a proliferação de mofo e bolor. Adriana lembra que os sapatos devem ser limpos antes de serem guardados, inclusive a sola. Cintos e gravatas podem ser armazenados em nichos, encontrados em diversas lojas do ramo de construção e organização, dentro das gavetas do closet. Veja na próxima página como estruturar o seu closet.

Estrutura de organização

Estruturar o closet depende do uso de cada pessoa, bem como da forma como prefere manter organizado. Isso porque é possível montar um closet com mais gavetas, mais cabideiros ou até mesmo com mais prateleiras. Ingrid sugere que a estrutura seja mista, com metade do espaço ocupado por gavetas e a outra metade por prateleiras e cabideiros. Os nichos devem ser evitados, pois sua estrutura ocupa espaço que poderia ser melhor aproveitado. Para colocar roupas dobradas, prefira prateleiras sem divisão. Quem não tem muito espaço deve aproveitar muito bem e não desprezar os pequenos espaços", sugere Ingrid. Adriana prefere um closet organizado com gavetas e caixas, pois araras e cabideiros estão vulneráveis ao pó e podem sujar a roupa. Por esse motivo é preciso limpar com frequência os cabides.

Ao contrário do que se pensa, a iluminação de um closet também precisa de atenção. Ingrid conta que em uma de suas aulas uma aluna perguntou o motivo de suas roupas ficarem amareladas com o passar do tempo. A resposta estava no tipo de lâmpada que ela usava dentro do closet. A luz incandescente era forte o suficiente para queimar os tecidos. Por esse motivo a iluminação mais indicada é a de luz fria. Atualmente existem novas opções de iluminação, como as lâmpadas de LED. "Algumas pessoas reclamam porque o custo de mudar as lâmpadas convencionais para as de LED é grande, mas elas esquecem que trocar as peças de roupa pode sair mais caro", lembra Ingrid Lisboa. Adriana comenta que outro incentivo para trocar as lâmpadas convencionais pelas dicroicas é que elas contribuem para deixar o ambiente mais bonito.

Continue lendo como o closet ajuda a organizar roupas e acessórios.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo