Como organizar o guarda-roupa feminino

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Confira dicas

Saber onde está determinada peça de roupa no armário é mérito dos que têm organização. Por isso, o primeiro passo para não se ver em meio a bagunça e acúmulo de coisas é desfazer-se do que não é mais utilizado. Decida se fará doação ou descarte. Roupas acumuladas sem uso só farão volume no armário, o que dificulta a organização. Você ainda pode aproveitar a ocasião para customizar as peças.

As personal organizers Maria Bernadete Tancredi Mininel e Cristina Maria Tancredi da Fonseca dão dicas para selecionar os itens que você deve abrir mão. "Separe três sacolas, uma com as coisas que você realmente vai se desfazer, outra com as roupas que vai doar, e a terceira com as que não decidiu ainda e está pensando no destino que dará para elas", sugere Maria Bernadete.

A escolha do cabide também deve ser feita com cuidado por quem está organizando o guarda-roupa. "Um cabide de madeira, por exemplo, ocupa lugar de dois cabides cromados", aponta Cristina. A utilização de cabides coloridos para pendurar as roupas pode causar desconforto visual, por isso, as profissionais recomendam uma padronização. "Se as roupas já são coloridas, vai causar poluição visual se os cabides forem coloridos também".

A terceira dica é guardar uma peça por cabide para que não amasse e seja fácil de encontrá-la no armário.

As profissionais recomendam ser necessário observar a altura do gancho do cabide e a do calceiro, para que não corra o risco de as peças de roupas amassarem. Além de pendurar peças de roupas, alguns cabides têm a finalidade de abrigar colares, pulseiras e cintos.

Na página seguinte confira como organizar roupas, calçados e bolsas em prateleiras e gavetas.

Modos de organizar

Para as roupas guardadas em gavetas, a sugestão é que fiquem dobradas de acordo com a tonalidade das cores. Assim, as claras ficam no fundo da gaveta e as escuras na parte de cima. Armazenar em prateleiras também auxilia na organização de acessórios femininos, como carteira e bolsa. Assim pode ser feito com pijamas, camisetas, bermudas e moletons dobrados. Para organizá-los, a dica é separar conforme a cor.

A organização do guarda-roupa feminino também precisa estar aliada à boa conservação das roupas. Guardá-las em sacos de TNT é uma boa opção tanto para deixá-las em prateleiras no armário ou na própria gaveta, pois permitem a ventilação das roupas. "De maneira alguma as roupas ou sapatos devem ser guardados em sacos plásticos. Eles abafam e consequentemente causam mofo nas roupas", ressalta Maria Bernadete.

Uma opção para armazenar as roupas e ganhar espaço é o saco a vácuo. Conheça os benefícios e veja como utilizá-lo.

Nos kits de TNT, com ou sem visor, é possível guardar travesseiro, edredom, lenços, cachecóis e sapatos. Se preferir poderá colocar as roupas íntimas nesses sacos em gavetas ou em prateleiras, principalmente os sutiãs com bojo que ocupam mais espaço. As personal organizers orientam que lingeries estejam separadas das meias, para impedir que estas se percam na gaveta. "Guarde-as em gavetas separadas seguindo o mesmo critério de cor", diz Cristina.

Outras peças

Para a organização de enxovais o recomendado pelas personal organizers é que estejam juntos nas prateleiras. "Assim, os edredons ficam embaixo e os lençóis em cima", recomenda. Antes de guardá-los você pode colocá-los em sacos de TNT, pois os conservarão limpos por mais tempo.

Já as capas de TNT são indicadas para proteger ternos, blazers e vestidos, como mostra a foto acima. Calçados e bolsas podem ser organizados em prateleiras, utilizando sacos com ou sem visores, ou caixas transparentes arejadas. "Malha, veludo e algodão não são recomendados para guardar as peças", frisa Maria Bernadete.

Para que a organização da prateleira seja facilitada, a dica é ordenar essas peças do preto ao branco. As bolsas e acessórios podem tanto ser guardados em prateleiras como em mancebos.

O mesmo critério de cores deve ser seguido quando pendurar camisas, casacos e jaqueta. Para não amassarem, as camisetas devem ser dobradas como nas lojas ou em rolinhos para quem não dispuser de espaço no guarda-roupa. Já as calças de tecido fino podem ser penduradas em cabides ou em calceiros, das claras para as escuras. "As calças jeans ficam bem organizadas se dobradas e colocadas em prateleiras", sugere Cristina.

Veja mais detalhes de como organizar seus armários de roupas.

Tags:

Comentários


  • 25 de agosto de 2011 às 00:00
    Estou lendo vários assuntos sobre como organizar o quarto, o escritório e percebi que sacos plásticos não são indicados para guardar roupas e sim os de TNT para evitar a formação de mofo, porque então é indicado os sacos a vácuo para organizar espaços?
  • 26 de setembro de 2011 às 00:00
    adorei o blog mas infelizmente nao achei nada
  • 12 de fevereiro de 2012 às 00:00
    As dicas deveriam ser práticas e de um modo que otimizasse o espaço do guarda-roupa, "sacos de TNT" e "Sutiãs e meias em gavetas diferentes pra não se confundir"??? Essa foi péssima!!!
  • 16 de maio de 2012 às 00:00
    mais eu nao tenho isso so tenho gaveta
  • 12 de agosto de 2012 às 00:00
    As imagens só mostram closet com roupas de uma única cor e com enormes espaços vazios, totalmente diferente do nosso closet real. Assim é fácil mostrar uma "padronização" que nunca existirá. E guardar sutien com bojo em sacos a vácuo? para quem usa bastante essa dica é completamente inviável. Não encontrei 1 única dica que fosse, no mínimo, interessante
  • 26 de dezembro de 2012 às 00:00
    e bem legal
  • 31 de janeiro de 2013 às 00:00
    As dicas são muito boas mas não são tão claras como esperava,não era o que eu estava procurando.
Ir para o topo