Como organizar os arquivos no smartphone e no tablet

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Aplicativos, contatos e arquivos multimídia nos seus devidos lugares

Encontrar seus arquivos nos smartphones e tablets nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para quem não tem o hábito de organizar corretamente as informações nos aparelhos eletrônicos. Ao buscar uma foto ou um vídeo no smartphone ou no tablet você encontra facilmente? Se a resposta for não, saiba que existem alguns truques que podem facilitar essa tarefa. Confira dicas preparadas pela redação do site BBel e por especialistas para organizar seus aplicativos, contatos e arquivos .

Criação e organização em telas de atalho

m dos mais populares e conhecidos sistemas operacionais do mercado é o Android, fruto de pesquisas e desenvolvimento do Google. Disponível na maioria dos smartphones e tablets, o Android recebe muitas queixas dos usuários quando o assunto é organização, principalmente dos diversos programas disponibilizados para download através do sistema Google Play, loja virtual onde são disponibilizados os arquivos.

Os aplicativos ficam disponíveis no menu do aparelho exatamente na ordem em que eles foram baixados, mas é possível agrupá-los em várias telas de atalho que são exibidas quando o telefone está em modo de espera. Para alternar entre essas telas e buscar o grupo de aplicativos que se está procurando basta movimentá-las deslizando o dedo para a direita ou esquerda, explica Ricardo Ulhoa, gerente de produtos de telecomunicação da Samsung. Outra opção, segundo o gerente, é fazer o movimento de pinça com os dedos. "Dessa forma o aparelho exibirá miniaturas das telas disponíveis e o usuário poderá ir direto para aquela que está buscando. Essa é uma característica dos eletrônicos que usam sistema operacional Android", orienta Ulhoa.

O aparelho usado para testar a organização dos arquivos na redação foi o Samsung Galaxy SIII, equipado com o Android 4.0, lançado recentemente no Brasil. Segundo Ulhoa, a melhor forma para separar e organizar esses aplicativos é através dessa segmentação das telas. O usuário pode agregar, por exemplo, todos os aplicativos referentes a mídias sociais, como Facebook, Orkut, Instagram e Foursquare. Em outra tela é possível agrupar todos os jogos e em uma terceira os aplicativos de notícias e esportes. Todas podem ser personalizadas ao gosto do usuário. Para criar uma nova tela de atalhos basta selecionar o botão menu, opções e em seguida 'Criar pastas'. Segundo o gerente de produtos da Samsung, a quantidade de ícones em cada tela varia conforme o tamanho do visor do telefone. No Samsung Galaxy SIII, por exemplo, é possível colocar até 16 ícones em cada tela de atalho.

Fotos, vídeos e músicas

Quanto aos arquivos multimídia, Ricardo explica que o próprio sistema já os organiza, mas é possível, no caso das fotos, renomear o prefixo da imagem e criar pastas para separar conforme a ocasião. Para criar uma nova pasta basta acessar o menu do aparelho, buscar o item 'Meus arquivos' e selecionar 'DCIM'. Essa pasta é responsável por armazenar as imagens que foram feitas com a câmera do smartphone ou tablet. Após localizar 'DCIM' é preciso procurar pela opção 'Câmera', seguida de 'Menu' e logo após selecionar 'Criar pastas'. Ricardo ressalta queo próprio sistema de reprodução das músicas é capaz de organizá-las, usando apenas as informações que constam no arquivo de áudio transferido para o smartphone ou para o tablet.

Diferente do seu concorrente, o Android não disponibiliza um programa que gerencie os dados e aplicativos dos smartphones e tablets a partir do computador.

Confira na próxima página como organizar os arquivos nos smartphones e tablets que usam o sistema operacional da Apple conhecido como iOS.

iOS

O sistema operacional que equipa os gadgets da Apple traz uma interface intuitiva e de fácil adaptação para o usuário. A diferença do iOS para o Android é que, no sistema desenvolvido pela Apple para os smartphones, tablets e iPods touch, o menu não fica oculto. Ele está inteiramente disponível logo na tela inicial e a partir dela você já tem acesso aos aplicativos, arquivos multimídia, contatos e configurações dos aparelhos. O aparelho usado pela redação para fazer os testes de organização foi um iPhone 3GS.

Organização em pastas

A criação de pastas também pode seguir a mesma lógica usada no sistema operacional Android, agrupando os aplicativos com a mesma funcionalidade. Para isso basta que o usuário toque a tela sobre algum ícone por 2 segundos. Após esse período os ícones começam a tremer e então será possível arrastar e soltar um sobre o outro. Esse movimento é responsável por criar uma pasta que poderá ser renomeada conforme a preferência do usuário. A dica, nesse caso, é também separar por funcionalidade, como jogos, redes sociais, editores de fotos e vídeos ou notícias e esportes. Vale lembrar que cada pasta comporta até 12 aplicativos, independente do tamanho deles, e pode ser feita no smartphone, tablet e iPod touch.

Uma boa dica para quem tem muitos aplicativos espalhados pelo iPhone, iPad e até mesmo pelo iPod touch é organizá-los através do iTunes ,programa disponibilizado pela Apple para gerenciamento dos arquivos desses dispositivos eletrônicos. Por meio dele também é possível criar as pastas e acabar de vez com a desordem dos programas.

Fotos

As fotos também podem ser gerenciadas através do iTunes ou até mesmo do próprio eletrônico. Para organizar as imagens a partir de novas pastas basta entrar em "Fotos", "Rolo de câmera" e selecionar o botão que fica na parte superior direita. Feito isso é possível observar que as fotos estarão disponíveis para seleção. Então basta escolher aquelas que serão copiadas para outra pasta e então apertar o botão "Adic. a" e em seguida o botão "Adic. a Novo Álbum". O iOS irá solicitar o nome da pasta e ao selecionar a opção salvar ela já estará disponível dentro do menu principal de "Fotos".

Músicas

Seguindo a mesma linha de organização do Android, as músicas nos gadgets da Apple também são organizadas automaticamente pelo aplicativo responsável por reproduzi-las. Nesse caso cabe ao usuário organizar suas músicas preferidas em diferentes listas de reprodução, explica Renato Higa, proprietário da franquia da iSolut!on, empresa especializada em manutenção de hardware, software e venda de acessórios para produtos Apple, em Curitiba (PR). "O reconhecimento de informações das músicas é feito através do iTunes, mas quem faz download a partir de outros mecanismos pode editar as informações do arquivo através do programa. Dessa forma é mais fácil criar a lista de reprodução e organizar as músicas por cantor, álbum ou gênero", comenta Renato.

Confira na próxima página como é feita a organização dos arquivos nos smartphones equipados com Windows Phone e as dicas dos especialistas para não ficar perdido na lista de contatos.

Windows Phone e Lista de contatos

Windows Phone

Entre os sistemas operacionais disponíveis para smartphones e que já estão no mercado, o que permite menor personalização, mas por outro lado já traz um sistema de organização mais simples, é o Windows Phone. Atualmente o sistema está disponível nos aparelhos Samsung Omina W, Omnia M e Nokia Lumia séries 710 e 800. O aparelho usado na redação para teste de organização foi o Nokia Lumia 800.

Organização em atalhos

Toda vez que é feito um novo download de aplicativo para o smartphone ele fica armazenado em ordem alfabética no menu do aparelho. A tela inicial permite incluir atalhos para os programas mais usados pelo usuário e essa sim permite total personalização sobre a ordem dos ícones. Segundo Ricardo Ulhoa, não há limite máximo de aplicativos que podem ser disponibilizados como atalho.

Fotos, vídeos e músicas

A organização dos arquivos de fotos funciona basicamente como nos sistemas operacionais concorrentes. R icardo explica que o processo de criação de pastas para gerenciar as fotografias feitas com a câmera do celular é exatamente igual ao do sistema Android. Para criar uma nova pasta basta acessar o menu do aparelho, buscar o item 'Meus arquivos', dentre as opções disponíveis selecionar 'DCIM'. Essa pasta é responsável por armazenar as imagens que foram feitas com a câmera do smartphone ou tablet. Após localizar 'DCIM' é preciso procurar pela opção 'Câmera', seguida de 'Menu' e logo após selecionar 'Criar pastas'.

A organização de músicas nos aparelhos que usam o sistema Windows Phone pode ser feita através do software Zune, instalado diretamente no computador. O próprio programa se encarregará de transferir as músicas para o aparelho.

Contatos

Organizar os contatos parece simples, mas o problema começa quando é preciso localizar alguma informação no catálogo telefônico. Algumas pessoas ainda estão habituadas a criar um novo contato a cada número registrado na agenda, hábito que começou com os primeiros celulares GSM. Esses aparelhos permitiam gravar apenas um número por posição no SIM Card, conhecido também por chip, que contém as informações referentes à linha telefônica usada no aparelho.

Os aparelhos mais novos possibilitam agrupar várias informações no mesmo contato, como foto, apelido, telefone fixo, celular, e-mail, data de aniversário, empresa em que trabalha, redes sociais e até mesmo endereço. Essa centralização de informações facilita bem na hora de buscar qualquer informação. Ricardo e Renato salientam que os sistemas operacionais dos smartphones e tablets possuem a opção de busca de informações no próprio aparelho, logo, quanto mais informações contiver no contato, mais fácil será a sua localização.

Outra funcionalidade interessante e útil disponibilizada para os usuários do sistema Android, iOS e Windows Phone é o armazenamento de informações na nuvem. A nuvem funciona como um HD virtual e é responsável por guardar o backup das informações salvas no aparelho. Essa funcionalidade é feita através de sincronização habilitada pelo próprio usuário e permite armazenar desde arquivos multimídia a contatos e mensagens, podendo ser restauradas em outros aparelhos nos casos de perda, roubo ou substituição por um modelo mais novo.

Veja agora como organizar seus arquivos digitais.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo