Como organizar seus livros

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Limpeza, seleção e separação fazem parte da organização

Quem é apaixonado por livros sabe que não é fácil manter o acervo de obras literárias organizadas e limpas. Com o passar do tempo a paixão pelos livros tende a crescer, logo, o número de exemplares que precisam ser organizados nas estantes ou prateleiras também. Conheça algumas dicas para evitar bagunça e otimizar o tempo na busca por algum livro da sua coleção.

Ana Afonso, home organizer, explica que antes de colocar ordem nos livros é preciso limpá-los com uma flanela seca ou aspirador de pó. A organizer lembra que por conta do papel, os livros devem ser limpos a seco, evitando o uso de produtos de limpeza que podem umedecer e danificar as obras. Depois de limpar o espaço onde os livros irão ficar, certifique-se de que o local está bem seco. O próximo passo para colocá-los em ordem é selecionar aqueles que serão guardados e os que não têm mais utilidade para a família, podendo ser doados. "Alguns exemplares podem ser vendidos para sebos ou até mesmo doados para bibliotecas públicas e privadas", sugere Ana.

Cecília Monteiro, biblioteconomista e proprietária da empresa especializada em consultoria Organiza Mais, indica que antes de colocar os livros na estante ou prateleira é preciso separar por gênero para facilitar a busca futura. "O ideal é que se agrupe os livros pelo gênero, como romântico, infantil ou drama, e em seguida se coloque em ordem alfabética por título ou por autor. A preferência e a facilidade no processo varia de pessoa para pessoa", aconselha a biblioteconomista. Cecília Monteiro ainda recomenda para quem quer deixar tudo mais organizado usar etiquetas ou até mesmo uma listagem contendo a posição na prateleira, título e autor.

Veja na próxima página como escolher o lugar ideal para a sua coleção de livros.

Armazenagem

A hora de escolher o lugar para armazenar seus livros também merece atenção, pois isso influi diretamente na conservação e prolongamento da vida útil das obras. Para quem não quer despender muito tempo para limpeza, Cecília Monteiro sugere organizar os livros em uma estante fechada. "Armazenar os livros em uma estante fechada diminui a frequência de manutenção com limpeza, que passa a ser feita mensalmente", comenta Cecília. Ana Afonso lembra que o local escolhido deve ser bem ventilado e distante das paredes úmidas. "Estantes abertas aumentam a periodicidade de limpeza, mas facilitam a circulação do ar, evitando bolor e mofo nos livros, além de facilitar o acesso à leitura", explica a home organizer.

Ana e Cecília comentam que para incentivar o hábito de leitura nas crianças é aconselhável que os pais montem a biblioteca no próprio quarto dos pequenos, o que facilita a interação e familiariza a criança com os livros. No caso dos pais e dos filhos adolescentes, quando o familiar não tem ciúmes da sua coleção pessoal, é possível juntar todos os exemplares numa mesma forma de organizar, dividindo espaço.

Cecília menciona que exemplares antigos de livros e revistas podem ter um alto valor de mercado, logo, é possível diminuir a quantidade de obras e ainda ganhar dinheiro com a venda do acervo que seria descartado. Ana ainda sugere o uso de um marcador de lugar para os momentos em que um livro precise ser retirado da ordem. "Quando esse livro retornar para a prateleira, fica mais fácil de saber onde ele deve ser encaixado", explica a home organizer.

Veja alguns cuidados especiais na hora de limpar seus livros.

Tags:

Comentários


  • 25 de abril de 2010 às 00:00
    só professora e estou e atualmente na sala de leitura, gostaria de saber como organizar os livros?
  • 10 de julho de 2010 às 00:00
    Vc é otima, me ajudou muito!!!Que Deus abençoe toda a equipe.
  • 3 de novembro de 2010 às 00:00
    ^
    ^
    |
    |

    Hein?
  • 17 de dezembro de 2010 às 00:00
    Eu tinha meus livros em total bagunça e gostava disso, mas depois do que li aqui mudei de idéia. Obrigado
  • 26 de dezembro de 2010 às 00:00
    Adorei a matéria. Agora necessito apenas colocar em prática, afinal de contas a organização dos meus livros é emergencial, visto que preciso separar aqueles que preciso ler para o mestrado. Mas fiquei pensando, pensando e pensando mais...O que fazer com os livros que não nos serve mais? Seja por que caíram no desuso ou por que ficaram obsoletos. E mais importante como fazê-lo?
  • 15 de fevereiro de 2011 às 00:00
    ^
    |
    Hein?! Digo eu. Veja como uma digníssima professora escreveu!

    "Só" no lugar de sou, além de outros erros grosseiros.
    Pelo menos ela já está na sala de leitura, podemos ficar mais aliviados, pois agora poderá se aprimorar.

    Sei que não é um comentário agradável, mas não podemos mais fechar os olhos para certas coisas.
  • 4 de março de 2011 às 00:00
    Essas dicas são muito boas. Eu tô precisando organizar meus livros urgentemente.
    Vlw
    Bjoo
  • 5 de agosto de 2011 às 00:00
    Adorei seu site. Gostaria de organizar minha casa e seu site está me ajudando muito. Começar é dificíl, mas depois tudo se ajeita. E o livro da minha filha, como posso organizar? são livros, gibis, revistas de colorir... grta pela atenção.
  • 19 de setembro de 2011 às 00:00
    Legal as dicas. Trabalho com organização de bibliotecas e pareceu bem legal.Há um comentário de alguém que perguntou o que fazer com livros que não servem mais e eu estou aceitando livros para fundar uma biblioteca comunitária.Busco em SP-capital e regiões proximas como Cotia, Osasco, Barueri e outras. Não aceito livros didáticos e nem revistas ou enciclopédias. dou preferência a literatura, auto ajuda, técnicos, historia, psicologia...em fim, o que creio que poderia interessar minha comunidade.Então, quem quiser doar me escreva por favor.
Ir para o topo