Como organizar um home office para duas pessoas

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Compartilhamento do espaço deve ser pensado desde o projeto

Nem todo home office é usado apenas por uma pessoa e quem compartilha esses espaço de trabalho em casa com os filhos ou companheiros também precisa, muitas vezes, usá-lo ao mesmo tempo em que as outras pessoas. Para garantir que todos poderão trabalhar bem, o projeto de construção do home office já deve ser feito levando em consideração a necessidade de compartilhamento.

Heloísa Dabus, arquiteta da Dabus arquitetura, empresa especializada em projetos de ambientes para trabalho, explica que o fato dos moradores exercerem a mesma atividade ou terem profissões diferentes interfere na maneira como o home office precisa ser. Se um dos moradores precisa constantemente falar ao telefone, por exemplo, a arquiteta menciona que o espaço vai demandar divisórias tampões, capazes de abafar o som e minimizar seu vazamento para o outro lado da bancada.

 home office em apartamento

As soluções para home offices em apartamentos também são diferentes. Heloísa comenta que, enquanto em uma casa o mais adequado é posicionar uma mesa grande no meio do ambiente, permitindo que as extremidades sejam usadas cada uma por uma pessoa, em um apartamento o melhor é investir em bancadas de trabalho que sejam fixas nas paredes laterais e precisem, por isso, de apenas um ponto de apoio no chão, liberando o espaço em baixo da mesa para acomodar melhor as pernas dos usuários, como na imagem acima.

Da mesma forma, as prateleiras com nichos podem substituir gavetas. Além disso, a arquiteta menciona que móveis versáteis também otimizam o espaço. Gaveteiros baixos e com rodízios podem ser cobertos com uma almofada, por exemplo, e servir como banco para quando for necessário receber alguém no ambiente de trabalho em casa.

Na página a seguir, veja como organizar o home office usado por duas pessoas e evitar a bagunça.

Hábitos de organização

O primeiro passo para manter o home office organizado é delimitar bem onde começa o espaço de um e onde começa o espaço do outro, na opinião de Daisy Khappaz, diretora-executiva da Hubby, empresa especializada em objetos de organização. E isso não precisa ser feito por meio de divisórias. Daisy explica que o mais importante é respeitar a regra básica de não avançar nem um centímetro o espaço do outro.

Também é importante que cada morador tenha suas próprias gavetas, gaveteiros e arquivos, assim como seus próprios utensílios de escritório, como grampeadores, pastas, canetas, blocos de papel, calendários e assim por diante. Dessa forma tudo o que você precisar vai estar disponível e no local onde você deixou depois de usar pela última vez. E para que as coisas não se misturem, a Ana Maria Afonso, consultora de organização pessoal e empresarial, ressalta que os objetos de cada usuário do home office devem ser de uma cor, vermelho para um e azul para o outro, por exemplo. Essa cor vai servir também para identificar quais são as gavetas, prateleiras, pastas e área de trabalho de cada um.

Se quando você tem seu espaço de trabalho individual já é importante manter a mesa sem bagunça, no home office compartilhado isso não é diferente. O ideal é deixar sobre a bancada apenas os utensílios de uso diário e frequente. E se um dos moradores é mais bagunceiro do que o outro, ele precisa cultivar o hábito de manter a bagunça restrita aos seus arquivos, gavetas e prateleiras.

Veja também como decorar um home office confortável.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo