Como organizar uma viagem em família

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Dicas para viajar de forma planejada e sem preocupações com a família

Viagem em família

Shutterstock / Andresr

Viajar em família é sempre muito bacana e divertido, e justamente por ser uma experiência muito agradável, é ideal que todos participem de um planejamento para escolher destino, passeios, o que fazer ou não, e principalmente se prepararem para aproveitar ao máximo. Então confira algumas dicas de organização para deixar tudo mais fácil.

Dicas para uma viagem tranquila em família

Documentos para viagem

Shutterstock / NAN728

  • O ideal é que o planejamento todo seja feito e finalizado com no mínimo dois meses de antecedência, quanto antes, melhor.
  • Os documentos dos viajantes devem estar em bom estado. Certifique-se assim que decidir o destino de que o passaporte e o RG estejam válidos, caso a viagem seja para o exterior, se o país destino exigir visto, faça o processo com bastante antecedência para evitar imprevistos. Atente-se ao prazo de válidade dos documentos.
  • Dinheiro, cartão do plano de saúde e cartão de crédito também não devem ser esquecidos. E para registrar os melhores momentos da viagem, uma boa câmera é uma aliada e tanto.
  • Não deixe as reservas para última hora, nunca. Assim que o local estiver decidido, faça a reserva do hotel ou local escolhido para o número exato de pessoas.
  • Estude bem sobre o destino, procure pontos interessantes de serem visitados, isso já ajuda a não perder tempo. Existem muitos sites, livros e blogs que dão dicas bem interessantes para diversos locais.
  • Estude também o clima do local para a época da sua viagem, já imaginou levar somente roupas de calor e acabar passando frio ou vice e versa?
  • Tente não lotar as malas, pois durante a viagem sempre é legal comprar algumas coisinhas, então procure deixar lugares livres, pensando também no peso para não pagar por excesso de bagagem.
Criança com tablet

Shutterstock / racorn

  • Seja de avião ou carro, se tiver crianças na viagem, não se esqueça de levar objetos para entretê-las, pode ser um joguinho, um tablet ou algum brinquedinho que não ocupe muito espaço.
  • Se tiver animais de estimação, veja com antecedência com quem vai deixá-los. Atualmente existem diversos estilos de hotéis para os pets. Se for levá-lo junto, caso a viagem seja de avião, informe-se antecipadamente com a companhia aérea quais são os procedimentos para transportar seu bichinho.
  • Se optar pela viagem de carro, não se esqueça de fazer a revisão pelo menos um mês antes de viajar, pois caso o veículo precise de manutenção, dá tempo de fazer tudo, afinal, dar problema na estrada é a última coisa que alguém deseja. E não se esqueça de calibrar os pneus na hora da viagem. Procure saber quantos pedágios tem no caminho para não ser pego de surpresa.

Dica esperta

Uma alternativa que está cada vez mais em alta é procurar os pacotes fechados de viagem, com tudo incluso, de refeições a passeios, ou onde você pode optar e montar o seu roteiro, o que pode ser mais economico.

* Dicas: Silvia Rodrigues, gerente geral da 2be study e Guilherme Freitas, agente de viagem.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo