Cozinha com panelas aparentes

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Olá, pessoal! Quando pensamos em uma cozinha bem organizada, geralmente nos vem à cabeça aquele monte de armários planejados até o teto, com espaço para guardar tudinho. É ou não é? Pois hoje eu trouxe cozinhas com um estilo de organização diferente, em que as panelas (y otras cositas más) ficam aparentes, como parte da decoração.

Pode ser um recurso para falta de espaço ou apenas decorativo, o importante é que o ambiente fique organizado e charmoso. Ah, tem também a questão da praticidade, a vida na cozinha pode ser mais fácil se mantivermos contato visual com certos apetrechos. Vejam os cantinhos com panelas aparentes que eu selecionei pra vocês!

panelas1

Fotos: 1 – Adrienne Breaux, via Apartment Therapy; 2 – Janel Laban/Apartment Therapy

Dois exemplos de organização de panelas e outros utensílios com painel de pegboard (aquele com furinhos). Na cozinha da esquerda, o painel branco contrasta com a parede vermelha (adoro cores ousadas na cozinha); as panelas com detalhes em vermelho fazem parte da composição. E o azul aparece como uma cor secundária na decoração por meio de utensílios.

Na foto da direita, o próprio painel é colorido, se destacando na parede branca. Os quadros temáticos e o relógio completam a decoração do cantinho.

 

panelas2

Foto: Don Cordilla/heartwurm.squarespace.com, via Apartment Therapy

Nessa cozinha, praticamente tudo fica fora dos armários, e o painel de pegboard recobre a parede da pia inteira. Reparem que há certa padronização nas panelas e outros utensílios, embora sem muita rigidez. Nesse caso, quanto mais padronizados os elementos, maior a sensação de organização.

 

panelas3

Fotos: 1 – houzz.com - Contemporary Kitchen by Jackson Interior Designers & Decorators dwelling; 2 – houzz.com - Modern Kitchen by Portsmouth Interior Designers & Decorators Patty Kennedy Interiors, LLC

Duas formas de fazer um cantinho charmoso com panelas penduradas. Curti! No da esquerda cabem menos panelas, mas há miniprateleiras para temperos e outros elementos.

 

panelas4

Foto: Justice Darragh/Apartment Therapy

Aqui o espaço da bancada com fogão elétrico foi aproveitado com a barra para pendurar frigideiras e utensílios. Observem que o nicho embutido na parede também abriga panelas, deixando-as à vista.

 

panelas5

Foto: houzz.com - Eclectic Kitchen by Denver Interior Designers & Decorators Danielle Wallinger

Exemplo de cozinha com panelas aparentes em que não há falta de espaço. O design das panelas reforçou o estilo contemporâneo do ambiente. Ficou show!

 

panelas6

Fotos: 1 – Tara Bellucci/Apartment Therapy; 2 – leelacyd.com, via Apartment Therapy

Cantinhos pequeninos, mas bem aproveitados, com um suporte que ao mesmo tempo serve como prateleira e barra para pendurar panelas. Reparem que na cozinha da direita as tampas ficam organizadas numa barra logo acima do fogão. Bem prático, fica tudo à mão!

 

panelas7

Fotos: 1 – houzz.com - Traditional Dining Room by Chalfont Interior Designers & Decorators Jeannine Petteruti; 2 - etsy.com, via Apartment Therapy

Na foto da esquerda, achei que as panelas em tom cobre antigo penduradas acima do janelão deram um toque colonial ao ambiente. Será que essa foi a intenção?

À direita, uma ideia criativa: um aro de bicicleta serve como pendurador de panelas. O da foto já é vendido com essa finalidade pela sempre original Etsy, mas #ficaadica de reaproveitamento.

 

panelas8

Foto: houzz.com - Beach Style Kitchen by Philadelphia Architects & Designers Sandvold Blanda Architecture + Interiors LLC

Bom, com esse tanto de armários, dá pra imaginar que as panelas foram penduradas apenas por recurso estético nessa cozinha integrada. E realmente ficou um charme, gostei!

E vocês, deixariam algumas panelas para fora dos armários? Comentem!

Vejam também meu post sobre livros de receita na decoração da cozinha.

Beijocas estaladas!

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo