Danos por raios e enchentes

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

O seguro cobre?

Os alagamentos e as quedas de raios são duas consequências das chuvas que podem causar sérios danos às residências. Somente no último mês de janeiro, por exemplo, caíram 460 mil raios no estado de São Paulo. De acordo com o Inpe, Instituto Nacional de Pesquisa Espacial, anualmente caem no Brasil cerca de 60 milhões de raios. O Inpe calcula também que o fenômeno causa ao país todo ano um prejuízo de aproximadamente um bilhão de reais, além de 130 mortes.

A cobertura dos prejuízos decorrentes da queda de raios é um dos itens básicos dos seguros residenciais, mas existem regras que variam de acordo com a seguradora. Nilton Dias, especialista em seguros da corretora Seguralta, esclarece que algumas empresas optam por garantir o reembolso das perdas somente quando o raio cai exatamente no endereço do imóvel segurado. Neste caso, se a descarga atingir o vizinho e causar, por exemplo, abalos na estrutura de sua casa, não adianta recorrer ao seguro.

Se sua apólice segue este padrão, não perca a calma, você pode contratar um seguro de danos elétricos e, assim, ficar protegido não só contra a queda de raios na vizinhança, mas também contra outros tipos de descargas de energia capazes de danificar seus bens.

No caso de seguros de proteção por alagamentos, se sua casa fica em áreas reconhecidamente de risco, as empresas podem se negar a fazer a apólice. "Uma rua próxima a um córrego que alaga em toda chuva forte, por exemplo, é um local no qual as seguradoras não fazem a cobertura. Isso porque ela sabe que teria que pagar 100% de indenização em cada enchente. Mesmo que a seguradora cobre do segurado 10% ou 20% a mais, não cobriria o seu prejuízo", explica Nilton Dias.

Se algum acidente com cobertura prevista em sua apólice ocorrer, o primeiro passo é proteger os bens afetados para que os danos não se agravem e, em seguida, fazer o comunicado oficial de sinistro à seguradora. De preferência, junte documentos que comprovem o dano causado, como fotos. Se as notas fiscais de seus bens forem perdidas em uma enchente, por exemplo, desde que os itens continuem no local, você não precisará se preocupar em comprovar a existência e aquisição deles. Saiba também como proteger sua casa dos raios.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo