Organizar a casa exige praticar o desapego

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Veja como fazer dinheiro e liberar espaço dentro de casa

Eu sei, eu sei. Não é nada fácil abrir aquele armário abarrotado de coisas que você comprou, ou até mesmo ganhou, e ter que se desfazer de um item só que seja. "Poxa, eu gosto tanto dessa blusinha que comprei em 1970. Ela tem valor sentimental", ou então "Poxa, ganhei essa panela de fondue quando casei, mas detesto fondue e nunca vou usá-la." Vai ficar com isso para que então?!

Desapegar-se das coisas, para muita gente, não é mesmo uma tarefa fácil. Mas pense bem. Será que precisamos de tantas coisas para viver? Já arrumei vários tipos de armários, de vários tipos de pessoas diferentes. Há alguns meses organizei um closet masculino que quase me enlouqueceu. Só de calças jeans eram 57, fora as sociais, as brancas, as de sarja, os ternos e por aí vai. Camisas? Pelo menos 150! Nem vou falar dos outros itens. E, é claro, ele não usava nem a metade disso!

Veja na próxima página como começar a praticar o desapego.

Vamos treinar!

Comece praticando o desapego por uma horinha que seja.  Abra seu armário e tire as coisas de uma ou duas gavetas, só para começar. Veja com calma cada peça, mas calma significa não mais do que 3 minutos. Limpe as gavetas, literalmente, com pano, produto de limpeza e só coloque de volta aquilo que você realmente vai usar.

Vale a regra básica: se você não usa aquela peça há mais de 1 ano, desapegue-se dela. Tente usar mais a razão do que o coração. Depois de treinar com essas duas gavetas, aumente a sua área de atuação. Mas veja bem, você deve persistir. Não adianta fazer as gavetas e depois de dois meses recomeçar a arrumação. Defina um prazo para começar e terminar.

Pegue três sacolas grandes ou sacos de lixo de 100 litros mesmo e separe as coisas da seguinte forma: "manter, doar, consertar". Isso ajuda demais. Tente fazer as coisas de maneira ordenada,  para não deixar que a bagunça a desestimule.

Veja na próxima página: Veja quem pode te ajudar a colocar ordem nas coisas.

Ajuda

Se você acha que não vai conseguir fazer isso sozinha, chame uma amiga. Mas tem que ser aquela amiga super bem humorada, disposta e com quem você tem muita liberdade. E de preferência que a faça rir muito.

Eu garanto que vai ser bem divertido, mas se você acha que não dá para fazer dessa forma, procure um personal organizer. Esse é o profissional que vai ajudar muito na arte do desapego.

Outra dica é levar os itens que você tirou dos armários para um brechó. Não só roupas, mas também sapatos, bolsas, acessórios em geral, louças, objetos de decoração, quadros . Venda suas coisas. Alguns brechós compram de tudo e até pagam na hora!

Se conseguir uma graninha razoável você pode comprar coisas novas. E sem culpa, afinal, você já não acumula mais o que não usa e seus armários estão prontos para receber novos itens.

Continue lendo: Dicas para organizar sua casa.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo