Organize o guarda-roupa masculino

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Desapegar de roupas que não são mais usadas é uma alternativa para ganhar espaço

Organizar o guarda-roupa não é uma tarefa tão fácil, pois isso exige tempo e disposição para deixar todas as roupas e objetos em ordem e no seu devido lugar. O mais importante é respeitar o espaço e facilitar a procura das peças.

O primeiro passo é a limpeza do guarda-roupa. "O ideal é tirar tudo que está dentro e passar um pano úmido apenas com água. Enquanto o armário seca, faça pilhas de camisetas, calças, ternos e das outras peças para facilitar a organização", orienta a home organizer Cecília Monteiro. "É importante também limpar os cabides, para evitar que o pó e o mofo passem para as roupas", acrescenta Adriana Saade, também home organizer.

Segundo Cecília, essa limpeza geral é indicada a cada seis meses, quando acontece a mudança entre inverno e verão e algumas peças são usadas com menos frequência. "Sacos plásticos não devem ser usados para armazenar roupas, pois impedem a ventilação e isso pode gerar mofo e bolor nas peças", atenta Adriana.

É importante desapegar das peças antigas para ganhar espaço. Roupas não usadas há mais de um ano, ou aquelas que não combinam com nenhuma outra peça do guarda-roupa, podem ser doadas. "Livros e outros objetos pouco usados devem ser colocados em caixas com identificação e, se possível, em outro lugar para dar espaço para as roupas e acessórios", indica Adriana.

Veja na próxima página como organizar o guarda-roupa com pouco espaço.

Aproveite o espaço

O guarda-roupa acima foi organizado pela home organizer Adriana Saade e é usado por dois irmãos, sendo pouco espaço para grande quantidade de roupas, livros, caixas e sapatos. As gavetas que ficavam do lado esquerdo foram retiradas para dar lugar aos calçados, o que segundo Adriana não foi uma boa opção. "As gavetas são essenciais para guardar camisetas dobradas, pijamas, bermudas e economizar espaço", diz Adriana Saade.

As roupas estavam misturadas e algumas peças estavam amontoadas, escondidas embaixo do cabideiro. Os sapatos estavam em sacos de TNT, mas também poderiam estar caixas, desde que ela tenha furos para ventilação. Livros, mochilas, cabos e outros objetos usados com pouca frequência foram retirados do guarda-roupa, guardados em caixas e colocados em outro lugar do quarto.

Saade começou pela retirada de todas as peças do guarda-roupa, seguindo para uma limpeza do móvel e dos cabides. Adriana lembra que é aconselhável que todos os cabides sejam iguais, pois visualmente já dá um aspecto de organização para o espaço.

Confira como o armário ficou depois de organizado.

 Guarda-roupa organizado

Adriana começou a organização pelas roupas mais pesadas, como terno e blazer, para as mais leves, como as camisas. "Como o espaço é pequeno, as camisas devem ser separadas por cor, da escura para mais clara, mangas curtas e compridas. As calças podem ser colocadas até duas por cabide, sempre com o cavalo para dentro do guarda-roupa", atenta Adriana Saade.

A forma mais prática de guardar cintos, segundo Adriana, é pendurar pela fivela na porta do guarda-roupa. "Caso não tenha um cabideiro na porta, a pessoa pode pregar dois ou três pregos retos para pendurar os acessórios", sugere Saade. A outra opção é enrolar em gavetas, no entanto essa prática exige mais organização do usuário, pois ao mover um cinto, todos os outros podem desenrolar junto. "Usar colmeias nas gavetas também é uma boa opção", orienta.

Veja na próxima página como separar as peças, organizar e facilitar a busca pela roupa.

Separe as peças

O espaço facilitou o trabalho desse guarda-roupa, organizado pela home organizer Cecília Monteiro. O processo inicial foi o mesmo utilizado por Adriana, fazendo a limpeza e separação das peças. O cabideiro para roupas também era usado para pendurar acessórios, o que não é indicado. "Blusas de lã e malha não devem ser colocadas em cabide, pois o tecido é pesado e ao ser pendurado pode ceder e deformar a roupa", atenta Cecília.

Para encontrar as roupas com mais facilidade a organizer indica deixar um detalhe da peça aparecendo e blusas de zíper devem ser sempre fechadas para não desdobrar facilmente. As gavetas tipo prateleira ajudam na organização de moletons e blusas grossas, que costumam ocupar mais espaço.

Veja como o armário ficou depois de organizado.

 Guarda-roupa organizado

A organizer separou as peças por tipo e nem todas voltaram para o armário. Se o guarda-roupa for alto e tiver espaço, as calças podem ser penduradas em cabides pela barra, mas ela também não pode encostar na parte debaixo do móvel. "Outra dica é pendurar em cabides infantis, pois isso evita que ela escorregue", indica Cecília.

Os cintos foram colocados em caixinhas dentro da gaveta, junto com uma colmeia de meias e cuecas. As camisas foram organizadas por cor. "Normalmente apenas o primeiro botão é abotoado e é o mais importante para não amassar o colarinho. O botão do meio e o último também deixam a peça mais segura no cabide" comenta Cecília.

As blusas de lã, moletom e pijama foram colocadas nas gavetas. Adriana lembra que as peças escuras devem ficar embaixo das claras, separadas por cor, para não sujarem com o pó que se acumula no fundo do armário.

Veja também como organizar o guarda-roupa feminino.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo