Organize seu home office

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Conforto e praticidade no espaço de trabalho

O lugar onde você passa boa parte do dia precisa estar arrumado. Além de espaço de trabalho, o home office muitas vezes também é o cantinho de lazer, no qual você curte seu passatempo favorito e navega na internet. O home office deve ser confortável, afinal faz parte da sua casa e não de um ambiente frio de escritório. Contudo, a falta de tempo e o acúmulo de atividades podem tornar o seu espaço de trabalho um amontoado de pastas, papeis e miudezas.

Como torná-lo um lugar agradável e ao mesmo tempo organizado? A resposta está na adaptação do home office para a sua atividade. Se você precisa de um espaço calmo e sério, opte por gavetas e armários. Para quem encontra inspiração em um ambiente de desordem organizada, painéis de visualização, prateleiras abertas e um grande plano de trabalho são uma boa saída.

Personalizando o seu espaço, você vai se concentrar mais e não dispersar sua atenção procurando acessórios indispensáveis. Liste as suas necessidades e prioridades. Defina as ferramentas usadas com mais frequência e as mantenha ao alcance das mãos. Assim, você organiza e limpa a mesa enquanto trabalha. Arquivos, registros e tudo o que é pouco usado devem ser guardados em outro lugar.

Vamos à prática? Na próxima página, veja dicas para transformar seu ambiente de trabalho em um lugar organizado e prazeroso.

Dicas práticas

O mais importante é conseguir identificar a localização dos objetos. Prateleiras, caixas, gavetas e armários são úteis para abrigar os objetos que se multiplicam no home office. Classifique-os por categorias e guarde-os em recipientes etiquetados - caixas e potes - de tamanho adequado para cada conteúdo.

 Organizadores de mesa e gaveta

Acima, duas opções para deixar sua mesa de trabalho com um ar mais organizado. O organizador branco da Etna tem várias divisórias para abrigar diferentes tipos de miudezas. O organizador da Tok Stok é feito de tela de aço e pode ficar sobre a mesa ou dentro da gaveta.

 Organizadores de mesa

Os organizadores de mesa da Staples, acima, são ideais para guardar documentos de uso frequente e correspondências antes de serem pagas.

Medidas criativas

Uma alternativa para não deixar a mesa sobrecarregada é um organizador de parede. À esquerda, a prateleira multiuso da Acrimet contém 25 potes organizadores que agrupam as miudezas e permitem a visualização. Ao lado, o organizador artesanal da Tudo Encaixa - Elo7 também pode ser pendurado na porta do armário.

 Home office

O livro "Storage Solutions" dá uma dica criativa para organizar o home office. Uma simples prancheta e um tecido de estopa colocados na parede compõem um escritório tranquilo num canto do quarto. Pregadores de lembretes, uma linha adaptada e potes colocam o lugar em ordem.

O acúmulo desnecessário de objetos deve ser uma preocupação constante. Diariamente, reserve alguns minutos para jogar fora o lixo e mandar papéis usados para a reciclagem. Nesse momento, questione se existe algum motivo relevante para manter um documento. Caso chegue à conclusão de que não há razão alguma para guardá-lo, livre-se dele!

Os documentos que não podem ser jogados fora, porém precisam ser guardados por motivos legais ou financeiros, podem ser organizados de acordo com um sistema de arquivo. O critério fica a sua escolha, em ordem alfabética, cronológica ou baseado na frequência de consulta.

Os livros são ferramentas essenciais no seu trabalho? Aprenda a organizá-los.

Comentários


  • 14 de agosto de 2012 às 00:00
    Muito boa dica.
Ir para o topo