Organize sua casa para as festas de final de ano

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

As festas de final de ano como natal ou réveillon, pedem uma organização especial para a casa, principalmente para quem vai receber convidados para o jantar ou hóspedes para pernoitar. Temos que abrir espaço para acomodar mais pessoas retirando objetos decorativos e se necessário e possível, alguns móveis.

Este tipo de festa é trabalhoso, mas dá muita satisfação para quem a faz.

Algumas dicas contribuem para o sucesso do evento, principalmente quando cuidados com mobilidade e agilidade no preparo do jantar evitam que o anfitrião perca momentos de alegria e prazer junto aos seus convidados.

Devemos guardar alguns objetos pelos quais temos um carinho especial, como lembranças de viagens ou bibelôs. Sua casa ficará com mais pessoas do que o normal e muitas crianças. Chiiii, sabe como é, algum enfeite pode ser quebrado.

Natal é tempo de tirar todos os enfeites natalinos dos armários e redecorar a casa, já que esse tipo de decoração só se usa uma vez no ano. Vale até exagerar,kkk. Veja quantos posts com idéias temos no nosso blog.

Quando for fazer a lista de convidados analise se há espaço suficiente para receber todos os convidados.  Se ficar se dúvida, refaça sua lista.  A mobilidade dos convidados é item da maior importância. Você pose realocar os móveis de um ambiente para o outro, transformar a mesa lateral em mesa de bebidas e petiscos para desafogar a mesa principal. Este remanejamento, deve ser feito com alguns dias de antecedência, aproveitando a movimentação dos móveis para limpar o ambiente.

Qual o cardápio?

O grande problema de quem vai organizar um jantar para as festas de final de ano em casa é quanto ao preparo do que será servido.

Você tem três opções:

  1. encomendar em uma empresa especializada em organização de festas ,
  2. realizar a tradicional festa americana, onde cada convidado leva um prato pronto, para contribuir com a refeição,
  3. preparar todo o jantar em casa.

No primeiro caso, para evitar surpresas, a encomenda do jantar deve ser feita com 15 dias de antecedência, sendo retirado no dia da festa, até o meio dia.

No caso da festa americana, é importante combinar o que cada um vai levar e se serão usadas suas travessas .

Preparar o jantar em casa é uma escolha bem trabalhosa e merece atenção especial. Se você não tem ajudante, contrate pelo menos uma copeira ou garçom dependendo do número de convidados. assim você vai poder aproveitar a festa junto com seus convidados.

Programe-se amiga,

  1. Faça um cardápio bem prático (pensando em você, naturalmente) e uma lista de todos os ingredientes que vai necessitar.
  2. Compre, com pelo menos 15 dias de antecedência,  os ingredientes não perecíveis utilizados na festa (natal ou réveillon) , além das bebidas e carnes congeladas, evitando as correrias e tradicionais filas nos supermercados.
  3. Perecíveis, como frutas frescas e saladas, devem ser comprados com dois dias de antecedência para conservar textura e sabor.

Adiante seu trabalho fazendo tudo o que puder com antecedência (sobremesas, inicio de algum prato para deixar apenas a terminação para a data).  Outro conselho para ganhar tempo, é deixar  as frutas picadas para os drinks, decorar a mesa de véspera e separar as travessas e talheres que serão usados não esquecendo nenhum item que vai necessitar. Faça uma decoração charmosa e alegre.

Na hora da festa deixe todos os participantes ajudarem pois, além de você ser poupada o ambiente ficará descontraído.

Recebendo hóspedes

Receber amigos e parentes que vieram de outras cidades não é tão complicado quanto parece. Alguns truques de organização ajudam a transformar a estada do visitante em um período agradável.

Primeiramente deve-se preparar o quarto que vai receber os hóspedes. Por se tratar de uma viagem para as festas de final de ano, é normal que a visita queira pendurar no guarda-roupa o terno ou um vestido. É importante deixar separado um espaço para que ele possa se instalar, bem como alguns cabides que ele possa usar .

A casa toda deve estar organizada para receber os convidados. Não adianta organizar a área social e esconder a bagunça na área íntima. É preciso organizar tudo.

quer receber em grande estilo?  Deixe à disposição do hóspede alguns mimos, como chinelos, xampu, condicionador, creme dental e escova nova.

É interessante conhecer os hábitos do hóspede, mas é ele que tem que  respeitar os horários da casa. Deixe-o à vontade, mostrando onde ficam os utensílios de cozinha e a despensa de mantimentos. Caso ele esteja faminto no meio da madrugada, não será preciso acordar os anfitriões muito menos passar fome.

Veja dicas para deixar a sua casa livre da bagunça.

Fontes: Bbel, Ingrid Lisboa, Adriana Saade.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo