Tipos de tintas para casa

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Saiba qual a tinta ideal para cada ambiente e revestimento

Pintando com rolo

Shutterstock / topseller

A hora da pintura é um momento que requer alguns cuidados. A escolha da tinta não pode ser feita somente pela cor mais bonita, temos que levar em conta também o espaço e material onde será aplicado o produto. PVA, acrílica, epóxi, esmalte sintético, a óleo, e até magnéticas ou de lousas são os mais utilizados. Saiba onde podemos aplicar cada tipo de tinta.

Tipos e aplicações

Tintas

Shutterstock / iofoto

Látex a base de PVA

Seca rapidamente e é indicada para ambientes internos. Proporciona um acabamento fosco aveludado e pode ser aplicado sobre reboco, massa corrida, massa acrílica, texturas, gesso, madeiras, etc...

Látex Acrílica

Esse tipo de tinta protege contra os efeitos dos raios UV e da chuva, sendo indicado para área externa e sobre qualquer superfície. Possui acabamento como semibrilho, acetinado e fosco.

Esmalte sintético ou a óleo

Produtos de alta resistência e ótima secagem. É indicado para superfícies de madeira e metal. O acabamento pode ser brilhante, fosco e acetinado, e todos possuem uma película que protege das ações da natureza e facilitam a limpeza.

Epóxi

É ideal para as áreas úmidas e adere bem a diversas superfícies, até mesmo o aço. O indicado é que este produto seja aplicado por um profissional, e vale lembrar que não é solúvel em água.

Verniz

Pode ser aplicado sobre madeira, tanto em ambiente interno, como externo. Os vernizes com solvente alifáticos apresentam desempenho superior aos vernizes com solvente aromáticos, devido à sua maior durabilidade e resistência a raios solares e chuvas.

Magnéticas

Esse tipo de tinta é funcional e dá um toque especial na decoração, mas só podem ser utilizadas em ambientes internos. A aplicação é simples, com rolo ou pincel. Possui ótima resistência e durabilidade.

Lousa

Ótima opção para dar clima despojado a decoração. Ela pode ser aplicada em qualquer área interna, porém não é indicado o uso no banheiro e em áreas de serviço devido ao pó do giz. A mais utilizada é a verde, mas já podemos encontrar o produto em diversas cores.

*Informações fornecidas por: Leonardo Conter, diretor do Rei da Reforma, Katia Christina Fonseca, professora de arquitetura e deisgn de interiores da Universidade Cruzeiro do Sul, Gregorio Bastos Alencar, coordenador de produtos da Eucatex e Alexandre Paz, diretor técnico da Ibratin.

Veja mais sobre
cor na decoração.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo