5 plantas que melhoram o ar de ambientes internos

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Olá, amigas e amigos! Vocês sabiam que em ambientes internos também estamos expostos à poluição? Além do cigarro, diversos produtos usados em nossa rotina liberam substâncias voláteis que fazem mal à saúde. A boa notícia é que há plantas eficazes em neutralizar os efeitos nocivos da poluição interna, segundo estudo liderado pelo Ph.D. Vadoud Niri, da Universidade Estadual de Nova York.

1 – Árvore da felicidade ou Planta Jade

Quang Ho/Shutterstock.com

Além de charmosa, a árvore da felicidade ou Planta Jade absorve bem o tolueno dos ambientes. Na pesquisa, a planta removeu 91% do poluente em 12 horas. O tolueno é encontrado em esmaltes, tintas, colas, removedores e produtos de limpeza.

 

Bozhena Melnyk/Shutterstock.com

2 – Clorofito, Gravatinha, Paulistinha ou Planta-Aranha

No estudo, a planta conhecida por todos esses nomes removeu do ar 62% do etilbenzeno, 92% do p-xileno e 93% do o-xileno em 12 horas. São poluentes liberados por materiais como tintas, colas, plástico e borracha.

 

Shutterstock.com

3 – Bromélia

Na pesquisa, a Bromélia foi a planta mais eficaz em absorver os poluentes testados em geral, com destaque para o benzeno, presente na fumaça do cigarro (92% em 12 horas).

 

jaimie tuchman/Shutterstock.com

4 – Dracena

Em 12 horas, a dracena removeu do ar 94% da acetona, presente no esmalte de unhas e em produtos de limpeza. As outras quatro plantas também tiveram bom desempenho em relação à acetona.

 

5 – Cacto do Caribe

Deixei essa por último porque não é tão fácil encontrá-la no Brasil como as demais. Mas ô plantinha eficiente na limpeza do ar! Na pesquisa, o Cacto do Caribe (Consolea falcata) removeu 80% de p-xilenos, etilbenzeno e acetona, e 60% de tolueno, o-xileno e benzeno.

Muito bacana o estudo, né? #Partiu procurar essas plantas para incrementar o cantinho verde de casa!

Beijocas estaladas!

Fontes: Dr. Oz/goodhousekeeping.com e edition.cnn.com

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo