Hábitos na rotina de limpeza podem diminuir significativamente a quantidade de ácaros
O que são ácaros
Quem nunca ouviu falar em ácaros? Eles são organismos microscópicos, e que, mesmo tão pequenos, podem causar grandes transtornos à saúde. A pior parte é que a eliminação total é impossível porque eles se alimentam principalmente de pele morta, da descamação natural do ser humano e animais, portanto estão presentes em diversos locais, como, tapetes, carpetes, sofás, bichos de pelúcia, animais de estimação, edredons e travesseiros.
Alergias respiratórias, tais como asma alérgica, rinite alérgica, dermatite alérgica e conjuntivite alérgica podem estar relacionadas ao ácaro, explica Dr. Luiz Werber, médico alergista.
Cuidados e prevenção em casa
VEJA MAIS
A boa notícia é que adotando alguns hábitos para manter um espaço limpo e menos propício à proliferação, podemos diminuir de forma significativa a presença deles.
Lucy Figueiredo, bióloga da Associação Brasileira de Controle de Vetores e Pragas, Renato Ticoulat Neto, diretor de novos negócios da Jan-Pro (rede especializada em limpeza comercial) e Luiz Werber, alergista, dão dicas de organização e limpeza para prevenir essa presença indesejada.
Dicas para evitar ácaros
- Materiais sintéticos, tipo poliéster, dificultam a proliferação dos ácaros, pois não servem de alimentos para eles.
- Devem ser evitadas penas, plumas, lã, latex e/ou borracha natural, travesseiros de algodão e/ou com odores, que são também indutores de alergia e alimentam os ácaros.
- Arejamento diário dos quartos, não é bom deixar o ambiente fechado o dia inteiro.
- Expor os colchões, edredons, almofadas e pelúcias ao sol.
- Aspire regularmente os estofados, objetos e móveis com tecidos ou pêlos.
< - Lave a cada 15 dias os bichos de pelúcia.
- Exclua o uso de carpetes, pois ele é um dos principais vilões e podem ser descartados.
- Após dois anos de uso, um terço do peso do travesseiro é formado por ácaros, entretanto, de maneira geral, é indicada a troca nesse período.
- Opte por cortinas laváveis e de fácil manuseio, e o faça quinzenalmente.
- Há situações em que o uso de desumidificador é necessário, ele desfavorece a umidade, que gera o crescimento de fungos.
- Use shampoo antipulgas e se possível tose os animais domésticos.
Observação: No mercado já existem diversos produtos antialérgicos, vale a pena dar uma pesquisada na hora das compras.